APRENDER BRINCANDO: JOGOS DE LEITURA PARA AUTISTAS DE 1º AO 3º ANO

Autores: Daffny Ághata da Silva Alves , Ingrid Emanuela Linhares Fernandes , Kethillyn Emanuelly Arruda Correia

Orientador: Monica Soraia Oliveira Costa

Coorientador: Alane Esmenia Alves da Silva

Instituição: ESCOLA ESTADUAL ANTÔNIO CARLOS

Cidade/UF: CARAUBAS/RN



Pontuação do Projeto: 1.8

Série:

Etapa: Ensino Fundamental I

Status do projeto: Finalizado

Resumo:

O presente projeto de pesquisa apresentou os jogos de leitura como uma ferramenta eficaz para aprendizagem dos alunos autistas do 1º ao 3º ano, Na perspectiva de atender as indagações sobre como os jogos pedagógicos podem contribuir para a aprendizagem dos autistas. Com base nos estudos de textos e resumos, entrevistas, vídeos de apoio e experimentação dos jogos. Compreendemos a importância do uso dos jogos no ambiente escolar. Pois chegamos aos resultados positivos onde é possível perceber o aumento da autonomia, da integração social e o desenvolvimento do raciocínio lógico. Concluindo que os jogos de leitura, assim como outros jogos pedagógicos podem favorecer uma aprendizagem significativa para os autistas.

Palavras-chave:

jogos. leitura, autistas

Justificativa:

Os jogos são recursos pedagógicos que auxiliam no desenvolvimento da aprendizagem, habilidades cognitivas, a promoção da criatividade, capacidade de trabalhar em equipe, atenção, concentração e o principal que todas crianças gostam que é o aprender brincando. Segundo Vygotsky (1984) com o brinquedo a criança, brinca e faz o que gosta de fazer, com prazer, sendo ela mesma.

Objetivo Geral:

Pesquisar sobre os benefícios dos jogos pedagógicos para o desenvolvimento e aquisição da leitura das crianças autistas.

Objetivo Específico:

Desenvolver jogos que sejam acessíveis e inclusivos para os autistas. Experimentar como os autistas reagem e interagem diante dos jogos.

Questões Norteadoras:

Como os jogos pedagógicos podem contribuir para a aprendizagem de autistas do 1º ao 3º ano?

Hipótese:

Para melhorar a atenção, percepção, concentração e desenvolvimento cotidiano.

Metodologia:

Realizamos nossa pesquisa através de revisão bibliográfica, visita à sites, resumos de textos, apreciação de vídeos e entrevistas pelo google formulário com as professoras do 1º ao 3º ano e presencial com a Psicopedagoga do AEE.

Referências:

Minayo, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14ª edição. São Paulo: 2014. VYGOTSKY,L. S. A formação social da mente. São Paulo; Martins Fontes, 1984. https://www.youtube.com/watch?v=Dr6W0zDwyTc