USO EXCESSIVO DE TELAS ENTRE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Autores: Ana Beatriz Pimenta Silva , João Guilherme Mendes Pereira , Maria Eduarda Alves Cosme

Orientador: Monica Soraia Oliveira Costa

Coorientador: Alane Esmenia Alves da Silva

Instituição: ESCOLA ESTADUAL ANTÔNIO CARLOS

Cidade/UF: CARAUBAS/RN



Pontuação do Projeto: 1.8

Série:

Etapa: Ensino Fundamental I

Status do projeto: Finalizado

Resumo:

O projeto surgiu das inquietações referentes ao uso excessivo de telas entre as crianças e adolescentes. Nessa perspectiva buscamos pesquisar os impactos que o excesso de telas pode causar na vida das crianças. E consequentemente apontar estratégias que possam amenizar esse acesso. Utilizamos leitura de textos e resumos, entrevista e vídeos sobre a nossa temática. Como resultados a pesquisa apontou alguns pontos negativos referentes ao excesso de telas. Problemas de sono, ansiedade, falta de atenção entre outros. O que nos leva a concluir que é preciso usar estratégias para amenizar essa situação. Uma vez que não será possível a proibição completa, visto que os celulares são ferramentas de comunicação. Mas a possível solução é organizar horários e formas especificas para que possam ser utilizadas por cada faixa etária. E também intercalar com atividades recreativas e diversificadas para as crianças.

Palavras-chave:

telas,impactos,crianças

Justificativa:

Atualmente é cada vez mais comum o uso de telas entre as crianças e adolescentes. Mas o que infelizmente poucos sabem é que o uso excessivo pode causar alguns danos á saúde física e mental do público infantil juvenil. Com base nessas informações investigamos ações que ajudem a conscientizar a população sobre os impactos negativos do excesso de telas nessa faixa etária. A Sociedade Brasileira de Pediatria (2020) alerta para a necessidade de seguir as recomendações indicadas para cada faixa etária no tempo de uso de telas. Dessa forma, orienta construir estratégias para cada situação específica

Objetivo Geral:

Conscientizar sobre os impactos negativos do uso excessivo de telas entre crianças e adolescentes.

Objetivo Específico:

Investigar os efeitos do uso excessivo de telas no desenvolvimento infantil e adolescente Propor estratégias para que professores e familiares orientem o uso consciente das telas

Questões Norteadoras:

Quais os problemas causados pelo uso excessivo de telas entre crianças e adolescentes?

Hipótese:

Os problemas mais visíveis são problemas de sono, falta de atenção e estresse.

Metodologia:

Realizamos nossa pesquisa através de revisão bibliográfica, visita à sites ambientais, resumos de textos, apreciação de vídeos e entrevista com uma Psicóloga.

Referências:

Minayo, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14ª edição. São Paulo: 2014. Sociedade Brasileira de Pediatria. #MenosTelas#MaisSaúde- SciELO. Telas na Infância: 2020.