Vida de Formiga

Autores: Benjamin do Nascimento Ribeiro , Luana Pereira da Rosa

Orientador: VANIA GOLDSCHMIDT

Coorientador: Danielle Viegas Wolff Guterres

Instituição: EMEF NEUSA GOULART BRIZOLA

Cidade/UF: PORTO ALEGRE/RS



Pontuação do Projeto: 1.8

Série: Jardim II

Etapa: Educação Infantil

Status do projeto: Finalizado

Resumo:

Nosso projeto de pesquisa foi proposto com crianças do Jardim B1 (4 a 6 anos de idade), sendo todos alunos da rede municipal de educação de Porto Alegre, que demonstraram interesse pelas formigas a partir do plantio do feijão no canteiro do pátio da escola, local em que as crianças prepararam para realizar a observação e acompanhar o desenvolvimento da planta, algo inesperado aconteceu. Para a nossa surpresa, ao retornamos a escola em uma manhã, não encontramos mais os feijões, restando somente vestígios de algum inseto que os comeu. Com isso, logo surgiu uma curiosidade: quem comeu os feijões? Algumas hipóteses foram levantadas, tais como: o tubarão, o cachorro e a formiga. Após alguns dias de observação mais atenta, as crianças perceberam que as formigas estavam levando o que restou das folhas. Então, surgiu o projeto de pesquisa “Vida de Formiga”. Essa pesquisa teve por objetivo compreender porque as formigas comem plantas, onde as formigas moram, pesquisar os variados tipos de formigas e suas características; investigar as formigas que temos no canteiro da escola mapeando os possíveis formigueiros do pátio, instigando em nossos alunos a curiosidade, a imaginação, a argumentação, o pensamento, a reflexão em relação aos hábitos e aos costumes das formigas. Por meio de propostas realizadas com nossas crianças que incluíram pesquisa, exibição de documentários, músicas e observação, aprendemos que as formigas vivem juntas em colônias, que existem muitos tipos de formigas, elas armazenam comida que vira fungo, há formigas em quase todos os lugares, elas criam túneis em sua casa (“o formigueiro”), elas tem cores diferentes e podem, ser vermelhas, pretas, marrons ou amarelas, tendo seis patas. O corpo delas tem três partes: cabeça, tórax e abdômen, destacando de que perceberam que o melhor lugar para as formigas viverem é na natureza e que é possível aprender muito sobre elas e sobre qualquer ser vivo, respeitando o seu habitat natural.

Palavras-chave:

formiga, formigueiros, projeto de pesquisa

Justificativa:

A partir do plantio do feijão no canteiro do pátio da escola, local em que as crianças prepararam para realizar a observação e acompanhar o desenvolvimento da planta, algo inesperado aconteceu. Para a nossa surpresa, ao retornamos a escola em uma manhã, não encontramos mais os feijões, restando somente vestígios de algum inseto que os comeu. Com isso, logo surgiu uma curiosidade: quem comeu os feijões? Algumas hipóteses foram levantadas, tais como: o tubarão, o cachorro e a formiga. Após alguns dias de observação mais atenta, as crianças perceberam que as formigas estavam levando o que restou das folhas. Então, surgiu o projeto de pesquisa “Vida de Formiga”.

Objetivo Geral:

Compreender porque as formigas comem plantas.

Objetivo Específico:

-Conhecer as preferências alimentares das formigas; -Pesquisar os variados tipos de formigas e suas características; -Investigar as formigas que temos no canteiro da escola e mapear os possíveis formigueiros do pátio.

Questões Norteadoras:

Porque as formigas comeram a nossa muda de feijão?

Hipótese:

1 - As formigas precisam de folhas para comer; 2 - As formigas levam as folhas para o formigueiro; 3- As formigas transformam as folhas em fungos para depois comer.

Metodologia:

Para hipótese 1, faremos a pesquisa bibliográfica em livros e sites confiáveis; Sobre a hipótese 2, faremos uma pesquisa de campo no pátio da escola, buscando identificar possíveis formigueiros e observar a movimentação cotidiana das formigas; Por fim, a hipótese 3 será testada por meio da pesquisa bibliográfica em materiais audiovisuais, tais como documentários e enciclopédias, bem como por meio de uma entrevista com uma bióloga, professora da escola.

Referências:

Figueiredo, J. "Formigável". Belo Horizonte: Aletria, 2021. Garcia, F. M. "A vida da formiga". São Paulo: Nova Espiral, 2011. Iacocca, L; Iacocca, M. "Farra no formigueiro". São Paulo: Ática, 2019. Se liga aí. "A vida dos insetos como você nunca viu: formigas!" . YouTube, 2020.