Tecnologia Digital - A Influência das plataformas digitais no processo educacional dos alunos do 4º ano da Escola Amélia Schemes

Autores: Dérik Pietro dos Santos da Silva , Ismael Junior Ritzel Selva dos Santos, Lohana Faria Farias, Matheus Machado Tavares, Murilo Batista Zadra, Órion Samuel Hauschild Almeida, Sofia Pereira Lopes, Théo Morais Pantaleão Witt

Orientador: DAIANE GARCIA

Instituição: EMEF AMELIA SCHEMES

Cidade/UF: GRAVATAI/RS



Pontuação do Projeto: 2

Série:

Etapa: Ensino Fundamental I

Status do projeto: Finalizado

Resumo:

O presente trabalho investigou o uso das tecnologias digitais nas turmas de 4º ano do ensino fundamental da Escola Amélia Schemes em Gravataí/RS a fim de responder a problematização desta pesquisa “É possível usar as plataformas digitais como Youtube, para aprimorar os conteúdos e habilidades de salas de aula?” A pesquisa buscou entender de que forma é utilizada a plataforma Youtube no cotidiano dos alunos participantes e como podemos transformá-la em uma ferramenta potente para ampliar os conhecimentos estudados em sala de aula. Na primeira parte do trabalho investigamos sobre tecnologia digital, como surgiu e qual a sua evolução até os dias atuais. Abordamos as questões do uso responsável das plataformas digitais, o cyberbullying, Fake News e privacidade online. Nos aspectos de pesquisa de campo, formulamos um questionário para buscar informações sobre o uso da plataforma Youtube. Através dos dados coletados estabelecemos os principais achados: a) a maioria dos alunos utilizam a plataforma youtube somente para entretenimento. b) a opinião positiva com relação ao uso da plataforma Youtube para ampliar os conhecimentos trabalhados em sala de aula. c) o engajamento da turma em colocar na prática a pesquisa e produzir o próprio canal no youtube. Concluímos que através desta pesquisa, as plataformas digitais, especialmente o YouTube, podem ser uma ferramenta poderosa para ampliar os conhecimentos abordados em sala de aula, desde que utilizadas de forma responsável e bem orientada. Seu uso não apenas contribui para o resgate do interesse dos alunos, mas também promove maior engajamento e entusiasmo no processo de aprendizagem, como foi observado nos alunos do 4º ano da Escola Amélia Schemes.

Palavras-chave:

Plataformas Digitais.Youtube.Ensino e aprendizagem.

Justificativa:

Quando o assunto é canal no YouTube, a turma fica eufórica para que possam mostrar seus canais na plataforma para os colegas. Em alguns momentos podemos perceber que os alunos trazem informações da plataforma, dizendo: “Prof. Isso eu vi em um vídeo”. Diante da crescente influência da tecnologia e das redes sociais, tornou-se essencial compreender como esses recursos podem ser integrados de forma produtiva no processo educacional, potencializando o aprendizado e desenvolvendo habilidades que vão além do uso recreativo. Com o aumento do número de crianças e jovens utilizando tecnologia digital, tendo acesso a uma rede de informações a um clique do celular ou computador, é importante explorar essa tendência para orientar melhor o uso e exploração dessas plataformas.

Objetivo Geral:

Investigar os usos das plataformas digitais e como elas, especialmente o YouTube, podem ser utilizadas de maneira eficaz no ambiente educacional para aprimorar o aprendizado e desenvolver habilidades cognitivas e sociais dos alunos do 4º ano.

Objetivo Específico:

Identificar os principais conteúdos que os alunos acessam e produzem no YouTube, analisando sua relevância para o aprendizado em sala de aula. Explorar as possibilidades pedagógicas das plataformas digitais, verificando como podem ser integradas ao currículo escolar. Promover atividades que utilizem o YouTube, criando um canal no Youtube da turma como ferramentas de apoio ao ensino de conteúdos específicos. Desenvolver diretrizes e boas práticas para o uso responsável e educativo das plataformas digitais no ambiente escolar. Criar, como produto de pesquisa, um canal do Youtube e produzir vídeos com conteúdos de sala de aula.

Questões Norteadoras:

É possível usar as plataformas digitais como Youtube, para aprimorar os conteúdos e habilidades de salas de aula?

Hipótese:

O uso de vídeos educativos no YouTube como ferramenta de ensino pode melhorar a compreensão dos conteúdos escolares, permitindo que os alunos tenham acesso a explicações mais visuais e práticas? O uso responsável das plataformas digitais, como o YouTube, pode potencializar o desenvolvimento das habilidades cognitivas dos alunos, incentivando a autonomia no aprendizado. A integração de vídeos do YouTube em atividades escolares pode aumentar a participação ativa dos alunos e contribuir para a melhoria do rendimento acadêmico, especialmente em disciplinas que exigem maior contextualização visual, como Ciências e Matemática?

Metodologia:

A metodologia do projeto foi baseada em uma abordagem prática e investigativa, envolvendo pesquisa de campo, com foco no uso de plataformas digitais, especialmente o YouTube, como ferramenta de apoio ao ensino. Inicialmente, os alunos do 4º ano do ensino fundamental da escola Amélia Schemes, turmas 4º A e 4º B participaram de uma pesquisa através de questionário utilizando a ferramenta do googleforms sobre como utilizam o YouTube em suas rotinas e quais conteúdos consideram educativos. Em seguida, foram conduzidas discussões em sala de aula sobre a relevância desses conteúdos para o aprendizado. A partir dessas informações, os alunos elaboraram roteiros e produziram vídeos educativos, integrando as plataformas digitais ao currículo escolar. O projeto envolveu atividades colaborativas, rodas de conversa e momentos de produção de conteúdo, sempre incentivando a autonomia e a criatividade dos alunos. O acompanhamento se deu por meio de um caderno de campo, onde foram registradas as etapas do projeto, as reflexões dos alunos e o progresso em cada fase.

Referências:

TOTVS, Equipe “Tecnologias Digitais: confira o que são, qual a importância e exemplos” Disponível em: <https://www.totvs.com/blog/gestao-para-assinatura-de-documentos/tecnologias-digitais/> Acesso em: Julho de 2024. LEARN, Smile and “Uso responsável da tecnologia | Primeiro Celular, Ciberbullying, Fake News e Privacidade Online” Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=SoIpR-kbRcA> Acesso em Julho de 2024. AMÉLIA, Turminha do “Canal Youtube”: Disponível em: <https://www.youtube.com/@turmadoamelia2024> Acesso em Julho de 2024. FORMS, Google “Questionário de pesquisa: Mostra de trabalhos Amélia Schemes 2024” disponível em <https://docs.google.com/forms/d/1x1CGL07EVq117LXGSONcuTf2ILMAy2AouyXFfcqGApA/edit> Acesso em Setembro de 2024.

Apresentação:
Apresentação