OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL NA ESC. EST. SEBASTIÃO GURGEL.

Autores: José Henrique Sinézio Moura , FLÁVIO RAFAEL PEREIRA GOMES DE OLIVEIRA, José Henrique Sinézio Moura , FLÁVIO RAFAEL PEREIRA GOMES DE OLIVEIRA

Orientador: JOSE DORGIVAL DOS SANTOS

Instituição: Escola Estadual Sebastião Gurgel

Cidade/UF: CARAUBAS/RN



Pontuação do Projeto: 1.8

Série:

Etapa: Ensino Médio (Regular)

Status do projeto: Finalizado

Resumo:

Na implementação do Referencial Curricular Nacional na Escola Estadual Sebastião Gurgel, os principais desafios incluem a formação adequada dos professores, a integração dos conteúdos propostos, a garantia de recursos necessários, a avaliação contínua e o engajamento da comunidade escolar. Estes pontos são fundamentais para o sucesso da aplicação do referencial curricular na prática educativa da escola. Abordaremos as alterações impostas no novo ensino médio através de uma forma crítica que compreendemos como uma negação o direito à educação dos jovens estudantes no ensino médio da Sebastião Gurgel. Consiste em uma pesquisa quantitativa e um estudo de campo na própria escola realizado com alunos da Sebastião Gurgel com base no Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar. Os resultados apontam a descontentamento dos estudantes na qual vai contra os estudos do Referencial.

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio, Itinerários Formativos, Escolhas dos Jovens; Carga Horária; Referencial Curricular.

Justificativa:

A implementação do Referencial Curricular da Sebastião Gurgel é uma questão de extrema relevância, pois influencia diretamente a qualidade e a pertinência do ensino na região. Ao justificar a importância desse tema, é crucial considerar o impacto que o referencial terá no alinhamento dos conteúdos educacionais com as necessidades locais, na promoção da valorização da cultura regional, na formação de cidadãos mais críticos e conscientes, e na melhoria do desempenho escolar. Antes da implementação do Novo Ensino Médio, já se sabia que ele traria flexibilização curricular, itinerários formativos, integração teoria-prática, ampliação da carga horária e foco nas demandas contemporâneas. Além disso, abordaremos como a implementação desse referencial contribuirá para a construção de uma identidade educacional própria Sebastião Gurgel.

Objetivo Geral:

Compreender os obstáculos e impactos da implementação do Referencial Curricular na escola Sebastião Gurgel na prática educacional.

Objetivo Específico:

Compreender como está desenvolvendo a prática de ensino e aprendizagem do jovem estudantes individualmente depois dessa reforma do ensino médio na Escola Sebastião Gurgel.

Questões Norteadoras:

Quais as causas da Insatisfação dos estudantes com o Novo Ensino Médio?

Hipótese:

A efetivação desse referencial implicará em transformações no ensino, na formação docente, no currículo escolar e na valorização da identidade cultural, influenciando diretamente a qualidade e a relevância do processo educativo.

Metodologia:

Será feito um estudo de campo na própria escola realizado com alunos da Sebastião Gurgel através da aplicação de um questionário.

Referências:

Brasil. (2000). Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, p. 1-23. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf> Acesso em: 26 jul. 2024. BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº399 de 08 de março de 2023. Institui a consulta pública para a avaliação e reestruturação da política nacional de Ensino Médio. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 9 mar. 2023a. Seção I, p.16. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-399-de-8-de-marco-de-2023-468762771. Acesso em: 26 jul. 2024 BRASIL. Ministério da Educação. Sumário Executivo do Relatório da Consulta Pública do Ensino Médio. Brasília, DF, 2023c. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2023/agosto/mec-apresenta-sumario-dos-resultados-da-consulta-publica. Acesso em: 26 jul. 2024 FÁVERO, A. A.; CENTENARO, J. B.; SANTOS, A. P. dos. A liberdade de escolha no Novo Ensino Médio: a percepção de gestores escolares quanto à proposta de flexibilização curricular. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14414, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14414. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14414. Acesso em: 26 jul. 2024.