ENCOLETADOS: Desenvolvimento de um colete ortopédico acessível para pessoas diagnosticadas com escoliose.

Autores: Maria Eduarda Oliveira Rocha

Orientador: FLAVIO JUNIOR DA SILVA

Coorientador: Tiago Pereira da Cruz

Instituição: CEEP CENTRO ESTADUAL DE EDUCACAO PROFISSIONAL PROFESSOR FRANCISCO DE ASSIS PEDROSA

Cidade/UF: MOSSORO/RN



Pontuação do Projeto: 1.8

Série:

Etapa: Ensino Médio (Técnico)

Status do projeto: Finalizado

Resumo:

Atualmente, vem sendo observado que existe uma falta de acessibilidade para pessoas diagnosticadas com escoliose, o uso do colete ortopédico é de difícil acesso para pessoas menos favorecidas. Esta dificuldade decorre de diversos fatores como: a falta de informação médica, a dificuldade de um atendimento médico de qualidade e o baixo poder aquisitivo. O presente trabalho apresenta uma alternativa de desenvolvimento de um colete ortopédico com a utilização de um material acessível e confortável que traga confiança e melhor qualidade de vida ao usuário. Partindo dos conhecimentos adquiridos em grupo e da observação dos adolescentes com o colete, a criação do protótipo de um colete ortopédico acessível é uma proposta para promover melhorias no tratamento, como na vida social e financeira em relação à saúde da coluna vertebral. Tendo iniciados as pesquisas bibliográficas aplicou-se um questionário junto à comunidade escolar para a formação de um grupo de pesquisa, onde foi realizada com o auxílio do profissional da área da saúde, uma avaliação onde pode-se iniciar o desenvolvimento do protótipo do colete, busca do material adequado, das ferramentas para confecção, início dos testes e ajustes.

Palavras-chave:

Escoliose; Colete; Desenvolvimento; acessível.

Justificativa:

A escoliose é uma curvatura anormal da coluna vertebral para um dos lados, podendo ser notada - dependendo do grau de curvatura - a olho nu ou não. A coluna vertebral é naturalmente alinhada e reta. Nas pessoas acometidas pela escoliose, ela tende a formar uma curvatura em formato de “C” ou “S”. Tais deformações produzem efeitos estéticos e fisiológicos no indivíduo, podendo resultar em problemas de saúde significativos nos casos graves da doença. A escoliose apresenta quatro causas, elencadas como: Congênita - presente desde o nascimento, podendo apresentar uma rápida progressão, necessitando de acompanhamento e tratamento cirúrgico específico em casos mais avançados. Sindrômica - normalmente relacionada a síndromes preexistentes, como a Síndrome de Marfan e a Síndrome de Rett. Neuromuscular - pode decorrer de fraqueza muscular e/ ou de enfermidades como paralisia cerebral e distrofia muscular. Idiopáticas - representa quase 80% de todos os casos de escoliose. Pode ter um componente genético com uma incidência mais elevada em famílias de indivíduos já portadores de deformidade na coluna. Observou-se que a produção de bons estudos sobre o tratamento de escoliose ainda são escassos, entretanto, é evidente que muitos pacientes estão em constante busca por bons tratamentos, participando de forma ativa do tratamento e buscando qualidade onde todos possam ser beneficiados. Desta forma é de extrema importância, a busca por uma avaliação médica, podendo variar desde uma orientação simples ao uso de coletes ortopédicos e/ou cirurgia. Este projeto visa a criação de um colete ortopédico de baixo custo, utilizando o Polietileno de Alta Densidade (PEAD), por ser um material de uso comum e fácil moldagem, em substituição ao Polipropileno (PP) por ser de difícil acesso, principalmente na região Nordeste do Brasil. É sabido que o uso do colete ortopédico é a principal forma de tratamento não cirúrgico da escoliose, entretanto, os coletes tradicionais são muito caros, dificultando o acesso ao equipamento por pessoas de menor poder aquisitivo. Os tipos de coletes mais conhecidos são o colete de Boston, Charleston e Milwaukee, equipamentos volumosos, desconfortáveis e limitantes em relação a atividades pulmonares. Um outro fator gerador de desconforto nos coletes de Polipropileno é o aumento da transpiração, causado pelo calor interno gerado pelo contato do equipamento com o corpo. Tal desconforto é um dos fatores de descontinuidade ao tratamento, além das escoriações causadas e dos prejuízos à autoestima dos usuários. Atualmente existem modelos mais modernos (3D e 4D) e menos volumosos, sendo esteticamente mais agradáveis e confortáveis, mas o seu alto valor de custo torna-os economicamente inacessíveis, principalmente para pessoas menos favorecidas. Por este motivo, este trabalho é viável e relevante, por proporcionar conforto, uma estética agradável e baixo valor de custo aos pacientes usuários de colete ortopédico.

Objetivo Geral:

Desenvolver um colete ortopédico acessível e confortável, visando ajudar as pessoas diagnosticadas com escoliose.

Objetivo Específico:

Informar a sociedade da importância do tratamento de escoliose; Trazer acessibilidade para as pessoas menos favorecidas; Substituir o PP pelo PEAD;

Questões Norteadoras:

É possível a criação de um colete ortopédico de baixo custo que atenda aos requisitos e que ofereça conforto ao usuário ?

Hipótese:

É possível a criação de um colete ortopédico de baixo custo que atenda aos requisitos e que ofereça conforto ao usuário minimizando as escoriações causadas por um uso prolongado durante o tratamento.

Metodologia:

Esta pesquisa utiliza a abordagem quantitativa, tendo em vista que, após a realização das pesquisas bibliográficas, a aplicação de um questionário para prospecção de possíveis portadores da doença e a constituição de um grupo de estudos que, após o acompanhamento de um profissional da área da saúde, serão identificados e direcionados ao tratamento adequado. Um outro questionário foi aplicado, desta vez para usuários de colete ortopédico, para a identificação dos incômodos oriundos do uso recorrente do aparelho de correção postural. Identificados os incômodos, após pesquisa acerca do material a ser utilizado, Pretende-se desenvolver um protótipo de colete ortopédico que atenda às demandas de baixo custo e confortabilidade.

Referências:

BARBOSA, Thayna Giovana. Para Guardar do Lado Direito do Peito. Clube dos Autores, 2019. Primeira Edição. 01/12/2019 CARVALHO, Juliana Almeida Conceição de. OLIVEIRA, Kaio Brenan Gonçalves de. Guia Preventivo para Escoliose em Jovens . UniAGES, 2021. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/13535/1/Escoliose_ Colete Ortopédico para Escoliose.CARCI BLOG. Disponível em: https://blog.carcioficial.com.br/coleteortopedico-para-escoliose/ COSTA, Carlos Augusto. Escoliose: Quando o colete ortopédico é recomendado? 2020. Disponível em: https://carloscostamarques.com.br/colete-escoliose/ Escoliose: Artigo completíssimo sobre esse desvio na coluna que pode afetar o crescimento. E agora? ORTOPedia BR, 2017. Disponível em: http://www.ortopediabr.com.br/escoliose-lombar-desvio-nacoluna/ Evidência científica no tratamento da escoliose, suas armadilhas. Instituto de Escoliose. Disponível em: < https://www.drlucianopellegrino.com.br/coluna/escoliose/ PELLEGRINO, Luciano Pellegrino. Escoliose: sintomas, diagnóstico, 2021. Disponível em: https://www.drlucianopellegrino.com.br/coluna/escoliose/ THENÓRIO, Iberê Thenório. Como reciclar plástico em casa (resultado surpreendente). Manual do Mundo, 2018. Disponível em: MORAES, Aílton Moraes. Estudo mostra relação genético com o surgimento de problemas na coluna. VERTEBRATA, 2021. Disponível em:https://vertebrata.com.br/blog/estudo-revela-que-fatores-geneticospodem-resultar-no-desenvolvimento-de-dores-nas-costas/