Mini Usina Pedagógica

Autores: Ketylly Rodrigues Góis , Laura Santos Santana , Maria Letícia Silva Santos

Orientador: Adnoa Gomes da Cruz

Coorientador: Adelvan Santos Doria

Instituição: ESCOLA ESTADUAL JOSE INACIO DE FARIAS

Cidade/UF: MONTE ALEGRE DE SERGIPE/SE



Pontuação do Projeto: 2

Série:

Etapa: Ensino Fundamental II

Status do projeto: Finalizado

Resumo:

O projeto Mini-usina de Compostagem Pedagógica tem como finalidade promover a educação ambiental no contexto escolar por meio da transformação de resíduos orgânicos em adubo para hortas escolares e caseiras. A proposta integra teoria e prática, incentivando a sustentabilidade e o protagonismo estudantil. A pesquisa foi desenvolvida a partir de levantamento bibliográfico, observação e atividades práticas com a participação de alunos, professores e comunidade. Foram realizadas etapas de coleta de resíduos, produção do adubo, experimentação em hortas e apresentação em feira pedagógica. Os resultados indicaram que o adubo produzido melhorou a qualidade e resistência das plantas, ao mesmo tempo em que fortaleceu valores de responsabilidade ambiental, cooperação e alimentação saudável. A experiência demonstrou o potencial da escola como espaço formador de cidadãos críticos, conscientes e comprometidos com práticas sustentáveis.

Palavras-chave:

Compostagem; Educação ambiental; Sustentabilidade; Horta escolar; Protagonismo estudantil

Justificativa:

Este projeto surge da necessidade de promover a educação ambiental por meio de práticas sustentáveis no espaço escolar. A criação de uma mini-usina de compostagem visa contribuir com o aprendizado dos alunos, fortalecendo a relação entre teoria e prática a partir da transformação de resíduos orgânicos em adubo para uso em hortas caseiras. Além disso, busca desenvolver a consciência ecológica, o senso de coletividade e o protagonismo dos estudantes no cuidado com o meio ambiente e com a alimentação saudável.

Objetivo Geral:

Promover a aprendizagem interdisciplinar e a conscientização ambiental dos alunos por meio da criação de uma mini-usina de compostagem pedagógica e do uso do adubo produzido na produção de hortas caseiras

Objetivo Específico:

- Produzir adubo orgânico por meio da compostagem de resíduos orgânicos da escola e comunidade. - Demonstrar e incentivar o uso do adubo na montagem e manutenção de hortas caseiras. - Envolver alunos, familiares e comunidade escolar no processo de produção e uso sustentável dos recursos. - Promover valores de responsabilidade ambiental, cooperação e saúde por meio da alimentação saudável. - Realizar oficinas e atividades práticas para ampliar o conhecimento sobre hortas e compostagem. - Culminar com a montagem de hortas caseiras na escola utilizando o adubo produzido.

Questões Norteadoras:

Como o adubo produzido na mini-usina de compostagem pedagógica pode ser utilizado para a produção de hortas caseiras, incentivando práticas sustentáveis na escola e no ambiente familiar dos alunos?

Hipótese:

1. produção de adubo por meio da compostagem escolar pode ser uma ferramenta eficiente para viabilizar hortas caseiras. 2. A prática da compostagem e da horta contribui para o desenvolvimento de valores ecológicos e sociais nos alunos. 3. O uso do adubo orgânico pode melhorar a qualidade dos alimentos e reforçar a alimentação saudável na comunidade escolar.

Metodologia:

Será desenvolvida com base na pesquisa bibliográfica, observação e prática pedagógica. Alunos, professores e equipe técnica colaborarão desde a construção da mini- usina até a montagem de hortas caseiras, utilizando o adubo produzido. Oficinas, rodas de conversa e acompanhamento das etapas práticas

Referências:

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Educação Ambiental: princípios e práticas. Brasília: MMA, 2012. EMBRAPA. Compostagem e sustentabilidade: guia prático. Brasília: Embrapa Solos, 2019. LIMA, M. I. C. dos S. Compostagem e horta escolar: o reuso de resíduos orgânicos como práticas pedagógicas sustentáveis. Caderno de Pedagogia, 2025. Disponível em: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/16942. SILVA, J. R. et al. Projeto horta e compostagem: tratamento de resíduos sólidos em escola pública em Urutaí – GO. Scientific Electronic Archives, 2019. Disponível em: https://scientificelectronicarchives.org/index.php/SEA/article/download/929/pdf. REZENDE, J. M.; BAETA, A. M. C.; GONÇALVES, R. F. Desenvolvimento de horta escolar e compostagem com alunos do programa Escola da Gente em Betim/MG. Sinapse Múltipla, v. 2, n. 1, p. 87-96, 2013. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/sinapsemultipla/article/download/3592/5408

Apresentação:
Apresentação