Minha marca registrada no mundo

Autores: ALICE BORCK SANTIAGO, ALÍCIA GODOY DE OLIVEIRA, ÂNGELO MIGUEL DOS SANTOS DE SOUZA, AURORA MULASSANI DEON, CAUA VALLENTYN SANTOS DA COSTA, DANION SANTOS DA SILVA, DAVI WILLIAM ALVES ROSA, DJULIA SANTOS DA SILVA, EMANUELI VITORIA DE LIMA GAZZONI SARTORI, ISAAC SANTARÉM DA SILVA, ISABELLY ALVES DOS SANTOS, KLARYSSE MANUELA DUARTE SANTIAGO, MANUELLA LOPES DA SILVA, MOSIAH PEREIRA NUNES, THÉO VALENTIN JAQUES DE VARGAS, VICTOR MENDES KNEVITZ

Orientador: Hévellin dos Santos Roldão dos Santos Roldão

Coorientador: sabrina silveira de oliveira

Instituição: EMEI Bela Rosa

Cidade/UF: GRAVATAI/RS



Pontuação do Projeto: 2

Série: Jardim I

Etapa: Educação Infantil

Status do projeto: Finalizado

Resumo:

A presente pesquisa surgiu a partir da percepção do interesse e necessidade das crianças, da turma do Pré IB da Emei Bela Rosa, em suas rotinas diárias e, com base na compreensão de que a identidade e o nome próprio desempenham um papel fundamental no desenvolvimento da autoestima e da autoconsciência nas crianças na idade pré-escolar. Ao explorar seu próprio nome e identidade, as crianças começam a construir uma base sólida para a compreensão de quem são e como se encaixam no mundo ao seu redor. Durante o projeto, experienciamos várias formas de assimilar o nome próprio, sua grafia, significado e representação. Envolvemos habilidades manuais, interpretativas e também foi necessária a participação das famílias para a construção das atividades.

Palavras-chave:

Nome Próprio

Justificativa:

Este projeto foi elaborado com base na compreensão de que a identidade e o nome próprio desempenham um papel fundamental no desenvolvimento da autoestima e da autoconsciência nas crianças na idade pré-escolar. Ao explorar seu próprio nome e identidade, as crianças começam a construir uma base sólida para a compreensão de quem são e como se encaixam no mundo ao seu redor. Para isso é necessário pensar em todos os âmbitos sociais aos quais a criança se encaixa como a escola e a família e seu percorrer em cada espaço-tempo. Desta forma justificamos este projeto.

Objetivo Geral:

Desenvolver a consciência sobre si mesmo e sobre o seu próprio nome, contribuindo para a autonomia e autoestima da criança.

Objetivo Específico:

EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. (EI03EF09-G01)Aprofundar o conhecimento sobre as letras do alfabeto através de brincadeiras e jogos. (EI03EF07-G01) Identificar letras que compõem o nome próprio em diversas situações. (EI03EO02-G03)Conhecer sua história de vida, por meio da construção de álbuns de fotografias, linhas do tempo, árvore genealógica etc. (EI03EO04-G01)Relatar vivências familiares em rodas de conversa valorizando suas histórias e a dos colegas, construindo uma escuta sensível. (EI03EF09-G04)Registrar de forma progressiva as letras do alfabeto associando a um nome familiar. (EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

Questões Norteadoras:

Como e qual é o meu nome?

Hipótese:

Dentre os nomes dos colegas da turma do Pré IB da Emei Bela Rosa, quais as diferenças e semelhanças? Qual letra inicial do meu nome?

Metodologia:

Pesquisa com as famílias das crianças sobre a história do nome da criança. Realização de atividades e jogos com o tema da pesquisa.

Referências:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

Apresentação:
Apresentação