O mistério da caca do nariz

Autores: ISAIAS JATZKOWSKI DA SILVA, KYMBERLIN CAMARGO DA SILVA, PIETRA SILVA ROSA

Orientador: Chaiani Antonia da Silva

Coorientador: JAQUELINE DOS ALVES

Instituição: EMEF SANTA CRUZ

Cidade/UF: GRAVATAI/RS



Pontuação do Projeto: 1.8

Série: Pré I

Etapa: Educação Infantil

Status do projeto: Finalizado

Resumo:

O projeto científico “O Mistério da Caca do Nariz” surgiu a partir da curiosidade das crianças do Pré I da EMEF Santa Cruz, quando, em conversa cotidiana, surgiu a pergunta: “Como a caca chegou no meu nariz?”. A partir dessa inquietação, buscou-se, de forma lúdica e investigativa, compreender a função do nariz, a formação da caca e a importância da higiene nasal. As hipóteses iniciais – presença de um “bicho” no nariz, o “ranho” formando a caca ou crescimento espontâneo – foram exploradas por meio de diferentes procedimentos: observação com lupa, estudo do torso anatômico, rodas de conversa, vídeos educativos, leitura de histórias, experiências práticas (slime representando o muco, filtro com algodão simulando a retenção de poeira), brincadeiras corporais e registros artísticos. As crianças identificaram os pelinhos nasais e compreenderam sua função protetora, investigaram a respiração e a relação com outros órgãos, experimentaram a simulação do fluxo de ar e a retenção de impurezas, diferenciando fantasia e realidade. Os resultados evidenciaram a reformulação das hipóteses iniciais: compreenderam que o muco é produzido pelo corpo, retém poeira, fumaça e micróbios, e que a caca se forma quando esse muco seca. A análise aponta que o envolvimento ativo, o protagonismo infantil e a abordagem prática favoreceram a aprendizagem significativa sobre o corpo humano e hábitos de autocuidado. Além do conhecimento científico, o projeto contribuiu para o desenvolvimento da consciência corporal, do pensamento crítico e da diferenciação entre imaginação e realidade, alinhando-se à BNCC ao promover experiências de cuidado com o corpo e a saúde. Assim, a investigação demonstrou que, mesmo na Educação Infantil, é possível realizar pesquisa científica consistente, divertida e significativa, valorizando as perguntas das crianças como ponto de partida para a construção do conhecimento.

Palavras-chave:

Higiene nasal; Aprendizagem lúdica; Sistema respiratório.

Justificativa:

Em uma tarde, enquanto conversávamos sobre outro assunto, uma colega estava com o dedo dentro do nariz e a professora explicou que aquilo não era correto. A partir desse momento, surgiu a curiosidade: como a caca chega até o nariz? A turma toda ficou interessada, então o tema foi abordado devido ao envolvimento das crianças e à necessidade observada no dia a dia. Embora saibam que não é bonito colocar o dedo no nariz, esse ainda é um comportamento frequente nessa faixa etária. Os hábitos de higiene são desenvolvidos aos poucos durante a infância, então é essencial entender e valorizar os cuidados com o próprio corpo.

Objetivo Geral:

Descobrir, de forma lúdica, como a caca chega no nariz das crianças.

Objetivo Específico:

*Descobrir para que servem os pelos de dentro do nariz; *Compreender como acontece a respiração. *Trabalhar hábitos de higiene (como assoar o nariz e lavar as mãos).

Questões Norteadoras:

Como a caca chegou no meu nariz?

Hipótese:

*O bicho entra no nariz; *O ranho que faz a caca; *Ela cresce dentro do nariz;

Metodologia:

Para a realização do projeto, a turma desenvolveu uma pesquisa por meio de conversas dirigidas, observação do nariz com uso de lupa, experiências práticas, análise do torso (boneco com órgãos), observação e análise de fotos e vídeos, pesquisa na internet, além de atividades expressivas como pinturas e desenhos.

Referências:

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília, 2017. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 8 mai. 2025. ESCOLA KIDS. Sistema Respiratório – Ensino Fundamental I. Escola Kids – UOL Educação. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/ciencias/sistema-respiratorio-ensino-fundamental-i.htm. Acesso em: 26 mai. 2025. FERREIRA, Ivani. O nariz da zebrinha listradinha – Corpo e higiene. Blog Professora Ivani Ferreira, 2011. Disponível em: https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2011/03/o-nariz-da-zebrinha-listradinha-corpo-e.html. Acesso em: 4 jul. 2025. JUNYTONY. Por que temos meleca no nariz? | Canções educativas para crianças. YouTube, 16 fev. 2023. Disponível em: https://youtu.be/JdrqkIWwYsE?si=b-FnNi4YETaFoUp_ . Acesso em: 11 jul. 2025. LINGOKIDS EM PORTUGUÊS. NÃO CUTUQUE SEU NARIZ! Canção de higiene para crianças . YouTube, 2023. Disponível em: https://youtu.be/dnZkF1VeRBs . Acesso em: 11 jul. 2025. PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: Zahar, 1975. RIBEIRO, Lindinalva. Projeto: Higiene do nariz na Educação Infantil. WebArtigos, 2017. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/projeto-higiene-do-nariz-na-educacao-infantil/162013 . Acesso em: 11 jul. 2025. SHOW DA LUNA. De onde vem o ar que respiro?. YouTube, publicado por O Show da Luna!, 10 jul. 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PeIGnBvuZ8Y&list=RDPeIGnBvuZ8Y&start_radio=1 . Acesso em: 02 jun. 2025. SHOW DA LUNA. Respirar – O Show da Luna!. YouTube, publicado por O Show da Luna!, 22 mar. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1-FtUE56mRE . Acesso em: 02 jun. 2025. SUPERINTERESSANTE. Do que é feito o catarro, a meleca de nariz e a cera do ouvido?. Superinteressante, 17 out. 2017. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/do-que-e-feito-o-catarro-a-meleca-de-nariz-e-a-cera-do-ouvido/ . Acesso em: 13 jul. 2025.