ALERTA SURDO: Aplicativo para facilitar a acessibilidade comunicacional da comunidade surda com o setor de urgência da PM/RN (Parte II)

Autores: Ana Viviane Dantas dos Santos, Lameque de Amorim Martins

Orientador: Anna Rafaella Paiva Dantas Fernandes

Coorientador: Giany Paiva Pedrosa

Instituição: CENTRO DE CAPACITACAO DE EDUCADORES E ATENDIMENTO AO SURDO - CAS

Cidade/UF: MOSSORO/RN



Pontuação do Projeto: 2

Série:

Etapa: Ensino Médio (Regular)

Status do projeto: Finalizado

Resumo:

A acessibilidade é crucial para a inclusão social, especialmente em serviços emergenciais como a Polícia Militar (PM), o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A falta de meios adequados de comunicação entre a comunidade surda e esses serviços representa um problema grave, que podendo comprometer a segurança e o bem-estar das pessoas surdas em situações de risco. Para resolver essa questão, a pesquisa investiga a viabilidade de desenvolver um aplicativo móvel que facilite a comunicação entre pessoas surdas e os serviços de emergência, garantindo uma comunicação clara e imediata em situações críticas. Os objetivos da pesquisa incluem: criar um aplicativo que melhore a comunicação entre pessoas surdas e a Central de Atendimento de Urgência da PM/RN, identificar barreiras na comunicação atual, analisar métodos dos serviços de emergência e avaliar a eficácia do aplicativo. A metodologia é qualitativa e consiste em três etapas: 1) Pesquisa sobre acessibilidade e ferramentas existentes; 2) Coleta de dados, com visita ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) e entrevista com o diretor; 3) Desenvolvimento do aplicativo em colaboração com alunos de Ciência da Computação da UFERSA. Os resultados revelam que a comunicação com os serviços de emergência é exclusivamente telefônica, o que levanta preocupações sobre a acessibilidade para pessoas surdas. O aplicativo Alerta Surdo visa utilizar ícones para representar diferentes situações de emergência e enviar mensagens automáticas à Central de Atendimento, fornecendo informações sobre a ocorrência e a localização via Google Maps. A pesquisa fortaleceu o protagonismo das estudantes surdas e ampliou seu conhecimento em comunicação e tecnologia. Destaca-se a necessidade de levar o projeto ao poder público para garantir a efetividade da acessibilidade comunicacional promovendo uma inclusão mais significativa e eficaz.

Palavras-chave:

cessibilidade comunicacional. Comunicação surda. Serviços emergenciais. Aplicativo móvel. Tecnologia assistiva.

Justificativa:

A acessibilidade é um dos pilares fundamentais da inclusão social, especialmente em contextos que envolvem serviços emergenciais, tais como a Polícia Militar (PM), o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A comunicação eficaz com esses serviços é essencial para garantir a segurança e a proteção de todos os cidadãos, incluindo aqueles com deficiência auditiva ou surdez. No entanto, a ausência de meios apropriados de comunicação entre a comunidade surda e os setores de emergência constitui um problema persistente e grave, com possíveis implicações diretas na vida e no bem-estar das pessoas surdas em situações de risco.

Objetivo Geral:

Aprimorar o aplicativo "Alerta Surdo", desenvolvido em JavaScript, com o propósito de facilitar a comunicação eficiente entre pessoas surdas e a Central de Atendimento de Urgência da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, promovendo a inclusão e a segurança em situações emergenciais.

Objetivo Específico:

1. Analisar os métodos de comunicação atualmente utilizados pelos serviços de emergência (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e SAMU) e suas limitações para atender pessoas surdas; 2. Aprimorar o protótipo de aplicativo móvel que utilize recursos imagéticos icônicos para facilitar a comunicação entre pessoas surdas e o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP); 3. Avaliar a eficácia do aplicativo e sua aplicabilidade junto ao setor de tecnologia do CIOSP/RN; 4. Buscar a implementação da ferramenta digital junto ao sistema de comunicação do CIOSP/RN.

Questões Norteadoras:

A falta de acessibilidade consiste em um dos problemas mais persistentes da sociedade que busca a inclusão, especialmente quando se trata de um serviço emergencial como a PM, Bombeiro, SAMU, dentre outros. Desse modo, é possível a implementação de software que promova a comunicação da comunidade surda com esses setores de urgência?

Hipótese:

Sim, consideramos que essa acessibilidade comunicacional além de ser um direito garantido é também uma necessidade emergencial, pois sua falta pode custar a vida da pessoa surda em situação de risco.

Metodologia:

Esta pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa por lidar com questões que não podem ou não deveriam ser quantificadas (MINAYO, 2009). A pesquisa será dividida em três etapas inicialmente: 1ª etapa: - Pesquisa sobre acessibilidade para surdos em instituições públicas pelo Brasil; - Busca por ferramentas, apps que são usados para promover a inclusão dos surdos. 2ª etapa: coleta de dados - Realizaremos uma visita a Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) na cidade de Mossoró para compreender como funciona a central de atendimento; - Nessa oportunidade, faremos uma entrevista semi-estruturada com o agente responsável para obter mais informações sobre o sistema de comunicação utilizado, o direcionamento das ocorrências, acessibilidade, dentre outros questionamentos. - Reflexão sobre as respostas obtidas no questionário e planejamento de ação; 3ª etapa: Criação do APP “Alerta Surdo”: - Conversa com alunos do curso de Ciência da Computação da UFERSA; - Organização das ideias; - Montagem dos ícones por meio da ferramenta Figma; - Programação dos ícones. - Funcionalidade do APP.

Referências:

BARTOLOMEU, P. A COMUNICAÇÃO DO SURDO COM A PMDF POR MEIO DO CENTRO DE OPERAÇÕES POLICIAIS MILITARES (COPOM). TCC (Graduação em Ciências Policiais) - Ciências Policiais, Instituto Superior de Ciências Policiais. Brasília/DF, p.44. 2021. LIMA, L. B. ; OLIVEIRA NETO, A. M. ; Gonzaléz, Daniel Gonzaléz . O uso de software educacional no processo de ensino e aprendizagem do aluno surdo. In: Ana Lúcia Oliveira Aguiar; Flávio Muniz Chaves; Francisco Ari de Andrade; Rita de Fátima Muniz. (Org.). EDUCAÇÃO: práticas, diversidade e inclusão. 1ed.Curitiba: CRV, 2020, v. 1, p. 133-146 MINAYO, M. C. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis: Vozes, 2009. Neves da Silva, P. A., Dolors Rodríguez-Martin, & Neuma Chaveiro. O SURDO E O CENTRO DE ATENÇÃO INTEGRADA À SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(1),987–995. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4232, 2021. RIBEIRO, F. A. S. Eu, cientista?.Mossoró: Edufersa, 2016.

Apresentação:
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