NOVA CASA, MESMA ESSÊNCIA: ESCOLA PEDRO II NO ANTIGO OLÍMPIO

Autores: ARYELY BEATRIZ SILVA DE OLIIVEIRA, THIAGO LOPES DA SILVA PAIVA, MARIA SARAH OVIDIO MIRANDA

Orientador: Larissa Morais

Coorientador: Lidiane Rocha

Instituição: ESCOLA ESTADUAL PEDRO II

Cidade/UF: LAJES/RN



Pontuação do Projeto: 2

Série:

Etapa: Ensino Médio (Técnico)

Status do projeto: Finalizado

Resumo:

A estrutura escolar desempenha papel fundamental no processo de aprendizagem. A Escola Estadual Pedro II, localizada em Lajes/RN, enfrenta muitas limitações estruturais que têm impacto negativo no conforto, na acessibilidade e no desempenho dos estudantes, especialmente no contraturno. A pesquisa teve como objetivo propor a mudança da escola Pedro II para o prédio da antiga escola Olímpio Procópio, visando oferecer melhores condições educacionais, com espaços adequados como refeitório, quadra poliesportiva, auditório e áreas de lazer. O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa qualitativa e de campo, com aplicação de questionário online direcionado à comunidade escolar (alunos, responsáveis e professores). Os resultados apontam que a maioria dos participantes considera que a estrutura é inadequada e acredita que o ambiente escolar influencia diretamente no aprendizado. Com base na análise dos dados e nas referências, conclui-se que a reconstrução da escola é uma alternativa viável e desejada pela comunidade. A criação de uma maquete detalhando a nova proposta também foi desenvolvida como forma de ilustrar a ideia e também engajar a comunidade.

Palavras-chave:

Realocação Escolar. Qualidade Estrutural. Desempenho Estudantil.

Justificativa:

A infraestrutura escolar exerce papel essencial no processo de ensino-aprendizagem, influenciando diretamente o desempenho, o bem-estar e a permanência dos alunos na escola. O presente projeto justifica-se pela necessidade urgente de melhorias na estrutura da Escola Estadual Pedro II, que atualmente enfrenta limitações significativas, como a falta de refeitório, quadra poliesportiva, auditório, vestiários e acessibilidade. Com base na escuta ativa da comunidade escolar e na análise das condições atuais, a proposta de realocar a escola para o prédio do antigo Olímpio Procópio representa uma solução viável e amplamente apoiada. A iniciativa visa garantir um ambiente mais confortável, inclusivo e propício à aprendizagem, respeitando os direitos educacionais e estruturais dos estudantes. O desenvolvimento de uma maquete e a mobilização da comunidade reforçam o compromisso com a valorização da educação pública e a busca por condições dignas para todos.

Objetivo Geral:

Motivar a comunidade escolar da Escola Estadual Pedro II, dos benefícios e melhorias em relação à mudança na estrutura do prédio da instituição, passando para outro ambiente, sendo localizado no antigo espaço da Escola Estadual Olímpio Procópio de Moura. Em que, haverá acomodações adequadas para refeitório, quadra poliesportiva, auditório, vestiários e áreas de lazer, visando melhorar o rendimento e aprendizado dos alunos, com condições mais apropriadas de ensino.

Objetivo Específico:

Aplicar um questionário online junto à comunidade escolar da Escola Pedro II. Coletar dados sobre de alunos, professores, pais e responsáveis sobre a estrutura atual do prédio da escola. Analisar as respostas coletadas para propor soluções que contribuam para a melhoria do espaço físico da escola, tornando o ambiente mais adequado e acolhedor para o estudo. A criação de uma maquete como proposta para o nosso espaço do Pedro II.

Questões Norteadoras:

a problemática dessa pesquisa é a estrutura da escola que não se adequa às necessidades dos alunos e demais indivíduos que compõem a comunidade escolar do Pedro II

Hipótese:

Tendo como hipótese a migração da escola Pedro II para o Olímpio, tendo como proposta a criação de uma maquete onde detalha como ficará a reconstrução da escola.

Metodologia:

A pesquisa foi realizada na cidade de Lajes, no estado do Rio Grande do Norte, com foco na comunidade escolar da escola Estadual Pedro II, localizada na Praça Monsenhor Vicente de Paula 476 – CEP 59535-000. O objetivo do estudo foi compreender a opinião da comunidade sobre a estrutura física da escola e sobre a proposta de reconstrução do antigo prédio da escola Olímpio Procópio para receber a instituição. Os participantes da pesquisa foram membros da comunidade escolar do Pedro II (alunos, professores, pais, responsáveis e demais colaboradores). Todos foram convidados a participar de forma voluntária, anônima e espontânea, garantindo a liberdade de expressão e o sigilo das informações coletadas. A pesquisa de cunho qualitativo e de campo propõe compreender a opinião da comunidade escolar da escola Pedro II, sobre a estrutura da escola e a possível reconstrução do antigo Olímpio para ser a nova sede do Pedro II. Para isso, foi aplicado um formulário para a comunidade escolar do Pedro II. Foi elaborado um questionário eletrônico utilizando a plataforma Google Forms, composto por 5 perguntas objetivas e diretas, com opções de resposta SIM ou NÃO. O intuito foi facilitar a participação e garantir respostas rápidas e acessíveis. O formulário foi divulgado nas redes sociais dos pesquisadores, a fim de alcançar o público-alvo da pesquisa Os dados coletados foram organizados em gráficos. As respostas foram tratadas por meio de análise descritiva simples, utilizando porcentagens para representar a frequência das respostas SIM e NÃO para cada uma das perguntas. Com base nas referências analisadas, é possível perceber que a qualidade da educação no Brasil ainda enfrenta diversos desafios estruturais e sociais. A superlotação nas salas de aula, por exemplo, compromete diretamente o processo de aprendizagem, dificultando a atenção individualizada aos alunos e criando um ambiente menos propício ao ensino (BRASIL ESCOLA, 2023). Além disso, a desigualdade regional continua sendo um obstáculo importante, afetando o acesso equitativo à educação de qualidade em diferentes partes do país (CAVALCANTI; OLIVEIRA, 2020). Soma-se a isso a necessidade de uma gestão democrática mais eficaz, que envolva a comunidade escolar nas decisões e promova uma estrutura mais participativa e eficiente (FERREIRA, 2022). A precariedade da infraestrutura física, como a ausência de conforto térmico e ventilação adequada nas escolas públicas, também é um fator limitante, afetando diretamente o bem-estar e o rendimento dos estudantes (SANTOS, 2022). Outro ponto relevante em relação à estrutura inadequada da Escola Pedro II é a falta de acessibilidade para pessoas com deficiência. Isso evidencia a fragilidade do sistema educacional no que diz respeito à garantia dos direitos dos estudantes com necessidades especiais. A ausência de rampas de acesso e de um elevador, por exemplo, compromete seriamente a mobilidade de cadeirantes e limita sua participação plena no ambiente escolar.

Referências:

BRASIL ESCOLA. Superlotação nas salas de aula: um obstáculo à educação de qualidade. Meu Artigo, 2023. Disponível: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/direito/superlotacao-nas-salas-de-aula-um-obstaculo-a-educacao-de-qualidade.htm. Acesso: 7 jul. 2025. CAVALCANTI, Leonardo Leite; OLIVEIRA, Waldir Quadros de. Educação e desigualdades regionais no Brasil: apontamentos para uma agenda de pesquisa. Cadernos de Estudos Sociais, Recife, v. 35, n. 1, p. 73-96, jan./jun. 2020. Disponível em: https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/1973/1631. Acesso em: 7 jul. 2025. FERREIRA, Mônica Sueli. A gestão democrática e os desafios na educação pública brasileira. Revista Conrado, v. 4, n. 2, p. 89-105, 2022. Disponível: https://www.redalyc.org/pdf/7020/702078547023.pdf. Acesso: 8 jul. 2025. LIMA, Márcio Rogério; LIMA, Marcelo Rogério. As políticas educacionais e os desafios para a efetivação do direito à educação no Brasil. Revista Espacios, v. 39, n. 12, p. 35-44, 2018. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/3131/313154906009/313154906009.pdf. Acesso em: 9 jul. 2025. MEU VADEMECUM ONLINE. Direitos dos estudantes: conheça seus direitos e deveres nas instituições de ensino. Meu Vade Mecum Online, 2023. Disponível: https://www.meuvademecumonline.com.br/blog/direitos-dos-estudantes/. Acesso: 10 jul. 2025. SANTOS, Flávio Rocha dos. Avaliação das condições de conforto térmico e ventilação natural em ambientes escolares: estudo de caso em uma escola pública no município do Rio de Janeiro. 2022. 112 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. Disponível: https://monografias.poli.ufrj.br/monografias/monopoli10024119.pdf. Acesso: 11 jul. 2025.

Apresentação:
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