Mentes que brincam, corações que aprendem: brinquedos reciclados como ferramenta pedagógica

Autores: Maria Lindalva Roque de Souza, Ana Vitória Pereira Soares, Luiz Ricardo de Freitas da Costa

Orientador: Josimária Santana da Silva

Coorientador: Francisco Wellington de Lima silva

Instituição: EM DE 1 E 2 GRAUS FCO DE ASSIS DE SOUZA

Cidade/UF: SAO RAFAEL/RN



Pontuação do Projeto: 1.6

Série:

Etapa: Ensino Fundamental II

Status do projeto: Finalizado

Resumo:

O projeto "Mentes que brincam, corações que aprendem: brinquedos reciclados como ferramenta pedagógica" tem como hipótese que os brinquedos reciclados, quando avaliados pelas professoras, estimulam o interesse nas atividades escolares, promovem a conscientização socioambiental e favorecem o desenvolvimento motor, cognitivo e social das crianças. O objetivo geral da pesquisa foi analisar, com o auxílio das professoras, o impacto do uso de brinquedos reciclados no desenvolvimento das crianças do 1º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I, com foco no aprendizado, criatividade e conscientização socioambiental. Para atingir esse objetivo, foram estabelecidos três objetivos específicos: 1) Avaliar o impacto dos brinquedos reciclados no interesse e na participação das crianças nas atividades escolares; 2) Verificar como o uso de materiais recicláveis contribui para a conscientização socioambiental nas crianças; e 3) Investigar como os brinquedos reciclados estimulam o desenvolvimento de habilidades criativas e motoras nas crianças. A pesquisa envolveu a construção e utilização de brinquedos feitos com materiais recicláveis em atividades de sala de aula, com o acompanhamento contínuo das professoras, que forneceram feedback sobre os impactos observados nas crianças. Os resultados demonstraram que o uso dos brinquedos reciclados aumentou significativamente o engajamento das crianças, promovendo um aprendizado mais dinâmico e criativo. Além disso, observou-se uma conscientização crescente sobre questões ambientais e um desenvolvimento motor e social aprimorado, principalmente em atividades que envolviam colaboração e resolução de problemas em grupo. A análise dos dados indica que o uso de brinquedos reciclados é uma estratégia pedagógica eficaz para promover um aprendizado mais reflexivo e sustentável, ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento integral das crianças.

Palavras-chave:

Brinquedos reciclados. Ferramenta pedagógica. Sustentabilidade. Criatividade. Aprendizado lúdico. Conscientização socioambiental

Justificativa:

A Educação Infantil é um período crucial para o desenvolvimento cognitivo, motor e socioemocional das crianças. Nesse contexto, o uso de brinquedos reciclados como ferramenta pedagógica pode ser uma estratégia eficaz para promover a aprendizagem significativa e o desenvolvimento integral das crianças. Além disso, a conscientização ambiental desde a infância é fundamental para a formação de cidadãos responsáveis e comprometidos com a sustentabilidade.

Objetivo Geral:

nalisar o impacto do uso de brinquedos reciclados no desenvolvimento integral das crianças da Educação Infantil, em turmas do 1º ,4º e 5º ano.

Objetivo Específico:

1. Investigar como os brinquedos reciclados podem estimular o interesse e a participação ativa das crianças nas atividades escolares. 2. Avaliar o impacto do uso de materiais recicláveis na conscientização ambiental das crianças. 3. Analisar como a prática de criar brinquedos reciclados pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades criativas e críticas nas crianças.

Questões Norteadoras:

De que forma os brinquedos reciclados podem contribuir para o desenvolvimento integral das crianças e para a aprendizagem significativa dentro da sala de aula?

Hipótese:

1. Os brinquedos reciclados, quando integrados ao conteúdo pedagógico, estimulam o interesse e a participação ativa das crianças nas atividades escolares. 2. O uso de materiais recicláveis na confecção de brinquedos promove a conscientização ambiental desde a infância. 3. A prática lúdica com brinquedos reciclados favorece o desenvolvimento da coordenação motora, da criatividade e da interação social entre os alunos. 4. A integração entre sustentabilidade e pedagogia torna o processo de aprendizagem mais significativo e contextualizado com a realidade das crianças.

Metodologia:

O estudo será realizado com crianças da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ,4º e 5º ano). Elas irão participar de atividades onde usaremos brinquedos feitos de materiais recicláveis, como papelão, garrafas e outros itens que normalmente seriam jogados fora. Para entender o impacto dos brinquedos reciclados, vamos usar três formas de coleta de dados: O pesquisador (ou o professor responsável) vai acompanhar como as crianças brincam com os brinquedos reciclados durante as atividades e como elas se envolvem nas tarefas. Tudo será anotado para ver se o brinquedo está ajudando a melhorar o aprendizado e o comportamento. Vamos conversar com as crianças e os professores para saber o que eles acharam das atividades com brinquedos reciclados. Eles vão responder a perguntas sobre como se sentiram ao brincar com esses brinquedos e o que aprenderam durante as atividades. Aplicaremos questionários para ver se as crianças aprenderam mais sobre sustentabilidade e se começaram a perceber a importância de cuidar do meio ambiente. Além disso, o questionário também vai ajudar a entender se as crianças ficaram mais criativas ou se desenvolveram novas habilidades durante as atividades. A ideia é fazer atividades lúdicas (de brincadeira) e interativas, onde as crianças vão aprender enquanto brincam. Os brinquedos reciclados serão usados para tornar o aprendizado mais interessante e divertido. Por exemplo: Usar brinquedos reciclados para ensinar matemática (contar, classificar e medir materiais). Fazer experiências de ciências (ensinar sobre reciclagem, sustentabilidade e o impacto no meio ambiente). Essas atividades vão ser integradas ao conteúdo escolar, ou seja, as brincadeiras vão ajudar a entender melhor as matérias que as crianças estão aprendendo na escola. Vamos analisar o que as crianças e professores falaram durante as entrevistas e ver o que mudou no comportamento das crianças. Também vamos observar as respostas dos questionários para saber se: As crianças entenderam mais sobre sustentabilidade e começaram a cuidar mais do meio ambiente. Elas ficaram mais criativas e interativas nas atividades com os brinquedos reciclados. Elas melhoraram suas habilidades motoras (como usar as mãos para construir e brincar) e aprenderam mais com as brincadeiras.

Referências:

SANTOS, A. F. Educação Ambiental: A Conscientização sobre o Meio Ambiente na Educação Infantil. São Paulo: Editora do Ensino, 2018. SOARES, M. R. Pedagogia Criativa: O Uso de Brinquedos e Materiais Alternativos para o Desenvolvimento Infantil. Rio de Janeiro: Editora Educacional, 2019. ALMEIDA, L. S.; GOMES, J. P. O uso de brinquedos recicláveis na Educação Infantil: Possibilidades de Aprendizagem Criativa. Revista Brasileira de Educação Infantil, v. 14, n. 3, p. 45-60, 2020. PEREIRA, R. L. Sustentabilidade e Educação: Caminhos para a Formação de Cidadãos Conscientes. Brasília: Editora Ambiental, 2021. SILVA, C. M.; CARVALHO, T. R. A Educação Ambiental na Educação Infantil: O Uso de Brinquedos Reciclados como Ferramenta de Ensino. Revista de Educação e Sustentabilidade, v. 8, n. 1, p. 12-30, 2019.