Sementes da História: O Futuro Germinando na Horta

Autores: ALINE SARAIVA DALLA ROSA, ANA JULIA ALMEIDA PACHECO, ARTHUR BORGES, ARTHUR LORENZO CARVALHO MOREIRA, CAINÃ PUHALES DA ROSA, CAUÃ DE ALMEIDA MANZONI TAVARES, DAVI D´ALESSANDRO SANTANA DE JESUS, DAVI HENRIQUE NAZARIO DOS SANTOS, DEIVID FELIPE MELO DE SOUZA, ISABELY LOVATO MALLMANN, JONAS DE MORAES GOMES, KEVIN QUEIROZ DOS SANTOS, LORENZO MARQUES FRAGA, MARIA EDUARDA MENON DA SILVA, MARIA JUCELI CONCEICAO DA SILVA, MARIANNA CARDOSO DE AGUIAR , MAURICIO KUSTER DE MENEZES, NATHALIA LOVATO BREITENBACH, PALOMA DA GAMA THIESEN, PATRIC LEUZE LOPES, PEDRO HENRIQUE MELLO NUNES, THOMAS GONÇALVES DUARTE, ALYCIA CRISTINA PINTO SILVA, YASMIM BATTILANA DA SILVA

Orientador: Cintia Hendges Ribeiro

Instituição: EMEF BOM JESUS

Cidade/UF: GRAVATAI/RS



Pontuação do Projeto: 2

Série:

Etapa: Ensino Fundamental II

Status do projeto: Finalizado

Resumo:

O projeto foi desenvolvido nas aulas de História e Geografia, componentes que eu, orientadora, ministro na turma 61. Os alunos desconheciam a importância da agricultura para humanidade e poucos já haviam tido contato com essa prática. No intuito de conhecer a sua importância social através dos tempos e desenvolver uma atividade prática, abordando conhecimentos transversais de outras áreas, resolvemos realizar uma horta escolar para desenvolver a consciência ambiental dos educandos, das famílias e da comunidade do entorno escolar, promovendo a sustentabilidade da comunidade. A horta escolar é um espaço educativo rico, onde é possível desenvolver diversas atividades didáticas para desenvolver habilidades, competências e aprendizagem significativa tanto no aspecto cognitivo quanto social com o trabalho em pares e coletivo. Neste momento, o projeto possui resultados parciais pois ele terá continuidade ao longo dos anos, sendo oferecido esse espaço à escola e a toda comunidade escolar para desenvolver atividades educativas.

Palavras-chave:

Meio ambiente; Sustentabilidade; Horta Escolar;

Justificativa:

A agricultura tem um papel determinante na evolução da humanidade, pois ela propiciou a transição do nomadismo para o sedentarismo. Ao fixar-se em um espaço geográfico, dominou as técnicas agrícolas e passou a fazer o uso adequado do solo, cultivando alimentos e criando animais, dando origem às primeiras comunidades permanentes e, posteriormente, as primeiras cidades. A agricultura é fundamental para a humanidade, sendo a base da nossa alimentação, economia e sociedade, mas com a urbanização, as práticas agrícolas ficaram mais restritas aos espaços rurais, afastando-se da realidade dos alunos que vivem nos centros urbanos, como no caso dos estudantes da EMEF Bom Jesus localizada no Bairro Cruzeiro em Gravataí/RS, motivo pelo qual iniciamos o Projeto de Pesquisa e Intervenção “Sementes da História: O Futuro Germinando na Horta” construindo um laboratório a céu aberto, a fim de conhecer a Origem e Importância das Hortas e desenvolver diversas atividades didáticas de forma transdisciplinar, bem como, a consciência socioambiental dos educandos que desenvolvem competências e habilidades através da articulação de conhecimentos, valores, comportamentos e atitudes em relação às questões ambientais, permitindo que os alunos percebam a interdependência entre as dimensões físico-naturais, socioeconômicas, políticas, históricas, geográficas e culturais, além de desenvolver o senso de responsabilidade e trabalho em equipe, de cooperação e de cuidado da horta, sendo protagonistas do seu aprendizado neste projeto. Acredita-se na relevância do projeto, pois o aprendizado desenvolvido perpassa da sala de aula, visto que, os conhecimentos adquiridos na ação/intervenção podem vir a ser aplicados em suas residências, engajando também a família e a comunidade para a prática sustentável de cultivo de alimentos mais saudáveis e economicamente viáveis, em pouco espaço, como na horta suspensa, reaproveitando materiais recicláveis e o lixo orgânico para adubação, reduzindo assim, a quantidade de resíduos descartados no meio ambiente, contribuindo ativamente para preservação ambiental, assunto que deve permear todos os componentes curriculares devido a sua urgência e relevância.

Objetivo Geral:

Desenvolver a consciência ambiental dos educandos

Objetivo Específico:

1) Construir a horta na escola com poucos recursos; 2) Conhecer a importãncia da agricultura para a humanidade através dos tempos; 3) Conscientizar os estudantes sobre a importância da preservação de recursos ambientais para a produção sustentável de alimentos; 4) Promover a conciência ambiental dos educandos, das famiias e da comunidade no entorno da escola; 5) Diminir a quantidade de residuos descartado pela comunidade;

Questões Norteadoras:

Como a implantação e o manejo de uma horta escolar podem contribuir para a educação ambiental e o desenvolvimento de práticas sustentáveis na comunidade escolar?

Hipótese:

Hipotese 1: Construir uma horta na escola é viável; Hipotese 2: A maioria dos alunos da turma 61 nunca teve contato com a agricultura; Hipotese 3: É possivel despertar a consciência ambiental nos educandos através da horta escolar; Hipotese 4: A motivação para conhecer foi impactada pela intervenção realizada:

Metodologia:

Para a Hipótese 1: Sondagem em sala de aula, sobre experiências e conhecimentos prévios. Para a Hipótese 2: Construir com a turma uma horta escolar (estrutura e plantio) ; Para a Hipótese 3: Manejar a horta, proporcionando experiências práticas e interativas que os conectam com a natureza e com a importância da sustentabilidade; Para Hipótese 4: Pesquisar as dúvidas que foram surgindo ao longo da execução do projeto e socializar as descobertas;

Referências:

BRASIL, Lei nº 9.795, DE 27 DE ABRIL DE 1999 - Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. – Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/l9795.htm Acesso em 24 mai. 2025 BRASIL. Resolução CNE/CP/2/2012 – Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental. MEC: Brasília - DF, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=10988-rcp002-12-pdf&category_slug=maio-2012-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 17 mai. 2025 BRASIL, Ministério da Educação. RESOLUÇÃO CP/CNE no 2/2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA). Brasília: MEC/SEF, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp002_12.pdf. Acesso em 17 jun. 2025. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 30 abr. 2025. FIOROTTI, Josiana Laporti et al. Horta: a importância no desenvolvimento escolar. Anais... XIV Encontro Latino-Americano de Iniciação Científica. Universidade Vale do Paraíba, 2011. Disponível em https://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2010/anais/arquivos/0566_0332_01.pdf acesso em 10 mai. 2025 LOCATIZ, João Victor Pletsch. Hortas Escolares: Educação, Sustentabilidade e Alimentação Saudável em um Só Espaço! Disponível em https://www.semearconsult.com/post/hortas-escolares-educa%C3%A7%C3%A3o-sustentabilidade-e-alimenta%C3%A7%C3%A3o-saud%C3%A1vel-em-um-s%C3%B3-espa%C3%A7o Acesso em 07 jun. 2025. REYES, Caroline Pinheiro et al. Hortas Pedagógicas: manual prático para instalação. 2019. Disponível em https://mds.gov.br/webarquivos/MDS/2_Acoes_e_Programas/Acesso_a_Alimentos_e_a_Agua/Programa_Nacional_de_Agricultura_Urbana_e_Peri_Urbana/Arquivos/Hortas-Pedagogicas-Manual-Pratico-para-Instalacao.pdf acesso em 30 abr. 2025

Documento:
PROJETO PDF.pdf
Poster:
poster.pdf
Apresentação:
Apresentação