A doçura e a História da cana-de-açúcar no Brasil: o ciclo da cana-de-açúcar, produção, economia e impactos socioambientais

Orientador: Luciana Rosa costa

Instituição: Vânius Abílio dos Santos

Cidade/UF: GRAVATAI/RS



Pontuação do Projeto: 2

Série:

Etapa: Ensino Fundamental II

Status do projeto: Finalizado

Resumo:

A história da cana-de-açúcar no Brasil é intrinsecamente ligada à literatura e à cultura do país. Uma representação marcante dessa conexão pode ser encontrada nas obras literárias "Menino de Engenho" de José Lins do Rego e "Torto Arado" de Itamar Vieira Junior. Esses livros oferecem uma visão profunda das complexidades sociais, históricas e econômicas associadas à cana-de-açúcar. A cana-de-açúcar é um elemento central na história do Brasil, desempenhando um papel de destaque nas esferas econômica, social e cultural. Este texto tem como objetivo explorar as implicações históricas, de produção e os impactos socioambientais associados à cana-de-açúcar no país. A justificativa para essa análise reside na relevância desse cultivo ao longo dos séculos, desde a era colonial até os dias atuais, e na necessidade de compreender como a cana-de-açúcar moldou a trajetória do Brasil, influenciando tanto as relações sociais quanto o meio ambiente. Nossas hipóteses consideram que a produção de cana-de-açúcar teve um impacto profundo na sociedade brasileira, desde o período colonial até a atualidade, e que a análise desses impactos nos ajudará a entender melhor a complexa interação entre a agricultura, a economia e a cultura em uma nação marcada por essa cultura agrícola.Em resumo, a história da cana-de-açúcar no Brasil é uma narrativa rica e multifacetada que abrange aspectos históricos, de produção e impactos socioambientais. Desde os dias coloniais até os tempos modernos, a cana-de-açúcar continua a desempenhar um papel fundamental na economia e na cultura brasileira, enquanto enfrenta desafios e busca soluções para mitigar seus impactos no meio ambiente. Assim, "Menino de Engenho" e "Torto Arado" servem como janelas literárias que nos permitem compreender as complexidades dessa cultura agrícola, desde suas raízes coloniais até os desafios e dilemas contemporâneos relacionados à cana-de-açúcar no Brasil.

Palavras-chave:

Cana-de-açúcar - História - Literatura - Produção - economia - aspectos socioambientais

Justificativa:

Após trabalhar com a leitura de duas obras importantes da literatura brasileira: Menino de Engenho, de José Lins do Rego e Torto Arado de Itamar Vieira JR., percebeu-se a importância de trabalhar com as questões de trabalho em grandes fazendas de plantações no Brasil. Constatamos nessas duas obras que, embora com uma distancia na temporalidade, alguns problemas ainda persistem até os dias atuais. Trabalhar a História do ciclo da cana-de açúcar no Brasil é importante por várias razões. Esse ciclo foi um dos pilares da economia colonial, tendo moldado profundamente a cultura e a sociedade brasileira. Além disso, ao explorara essa história, é ´possível compreender como as relações de trabalho, a escravidão e a concentração de terras se desenvolveram no país. No que diz respeito ao impacto socioambiental , o ciclo da cana-de-açúcar deixou um legado significativo. A monocultura da cana exigia grandes extensões de terras, levando ao desmatamento e a degradação de ecossistemas naturais. Além disso, a produção de açúcar envolvia um sistema de trabalho escravo que causou imenso sofrimento humano e deixou cicatrizes profundas na sociedade brasileira. Portanto, explorar essa história ajuda a conscientizar sobre as consequências socioambientais de atividades econômicas predatórias e a importância de desenvolver práticas sustentáveis na agricultura e nas relações de trabalho. Isso pode servir como lição para o presente e o futuro, à medida que buscamos equilibrar o desenvolvimento econômico com a conservação do meio ambiente e o respeito aos direitos humanos

Objetivo Geral:

Contextualizar sobre a importância histórica e econômica da cana-de açúcar no Brasil e seus impactos socioambientais

Objetivo Específico:

Analisar o processo de produção da cana-de açúcar, desde o cultivo até a transformação em açúcar, etanol e outros subprodutos; investigar a história da cana-de açúcar no Brasil desde os tempos do Brasil colonial até os dias de hoje; Compreender o impacto socioambiental e econômico do setor sucroalcooleiro.

Questões Norteadoras:

Por que desde a obra Menino de Engenho ((1932), de José Lins do Rego até a obra Torto Arado (2019) de Itamar Vieira JR, ainda existem questões relacionadas à concentração de terra, uso de agroquímicos, impactos ambientais e sociais irregulares?

Hipótese:

1 CONCENTRAÇÃO DE PODER E RECURSO: a concentração de terras e recursos nas mãos de grandes fazendas pode resultar em um desequilíbrio de poder e recursos, prejudicando as pequenas propriedades e comunidades rurais, levando a preocupação sobre equidade e justiça. 2 IMPATOS AMBIENTAIS: grandes fazendas frequentemente adotam práticas intensivas que podem ter impactos negativos no meio ambiente, como o uso excessivo de agroquímicos e desmatamento. A preocupação ambiental se concentra em questões como a perda da biodiversidade e poluição. 3 CONDIÇÕES DE TRABALHO E EMPREGO: grandes fazendas muitas vezes podem empregar um grande número de trabalhadores , e as condições de trabalho podem variar significativamente. Em algumas situações, esses trabalhadores podem enfrentar desafios relacionados a baixos salários, falta de benefícios, segurança precária, jornada de trabalho exaustiva, sem qualidade de vida.

Metodologia:

Leitura de alguns capítulos da obra Menino de Engenho, de José Lins do Rego; Leitura da obra Torto Arado, de Itamar Vieira JR.; Pesquisas bibliográfica em site confiáveis; Foi trabalhado com a turma 72: dividimos assuntos por grupos foram 6 grupos e no final da pesquisa cada representante do seu grupo fez um único grupo apresentando o seu tema

Referências:

REGO, José Lins. MENINO DE ENGENHO. https://elivros.love/LivrosGratis (leitura na lousa digital) Vieira JR. Itamar. TORTO ARADO. https://elivros.love/LivrosGratis (leitura na lousa digital) https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552953

Apresentação:
Apresentação