Ciência? Como assim? A construção do pensamento científico com as crianças de 4 a 6 anos, na escola EMEI Dom luiz de Nadal.

Autores: Jorge Luis de oliveira Barboza Junior, Anthony Gael Vedi Eismann, João Pedro Machado Pinheiro, Maria Valentina Machado Piheiro

Orientador: Aline Bjerk Garcia

Instituição: EMEI DOM LUIZ DE NADAL

Cidade/UF: PORTO ALEGRE/RS



Pontuação do Projeto: 1.8

Série: Jardim II

Etapa: Educação Infantil

Status do projeto: Finalizado

Resumo:

Um currículo que promova o desenvolvimento integral das crianças incluindo o pensamento científico, desde a Educação Infantil, é fundamental para formar indivíduos críticos e capazes de compreender e interagir com o mundo. A vivência da metodologia científica tanto proporciona conhecimentos técnicos quanto estimula as habilidades de resolução de problemas, de observação e análise e de raciocínio lógico. Essas competências são essenciais para o desenvolvimento da autoconfiança e autonomia, permitindo que as crianças interpretem informações, questionem verdades estabelecidas e desenvolvam um posicionamento ético e reflexivo diante dos desafios sociais. Pensando em integrar as práticas científicas ao cotidiano escolar de forma prática e consciente e considerando como hipótese principal a capacidade das crianças de 4 a 6 anos da EMEI Dom Luiz de Nadal em experienciar, identificar e compreender o processo de construção do conhecimento científico, o projeto buscou garantir um tempo/espaço propício ao desenvolvimento das capacidades de observação, questionamento, elaboração e testagem de hipóteses, de organização, concentração, análise, registro e compartilhamento de ideias, processos e resultados. Para tanto, reorganizamos as rotinas de itinerância e o espaço do pátio interno, de forma que as crianças pudessem vivenciar atividades desplugadas que trouxessem desafios lógicos e permitissem a exploração de suas potencialidades, desenvolvendo sua autonomia de ação e pensamento.Durante este processo nos dedicamos à prática de atividades como labirintos de blocos e percursos de cilindros e tubulações, para bolitas, misturas e transferências de matérias, identificação e criação de algoritmos. Além disso, realizamos diversos experimentos e analisamos nossos próprios percursos e resultados, considerando a documentação pedagógica elaborada pela equipe a partir dos registros fotográficos feitos pelas crianças. Desta forma constatamos que as crianças de 4 a 6 anos da EMEI Dom Luiz de Nadal são plenamente capazes de experienciar, reconhecer e identificar os passos que compõem o processo de construção do conhecimento científico.

Palavras-chave:

Iniciação Científica, Educação Infantil, Construção do Pensamento Cientifico, Ciência.

Justificativa:

O projeto justifica-se pela necessidade de qualificar e diversificar o processo de ensino-aprendizagem, elucidando, valorizando e popularizando a utilização do método científico no contexto escolar e oportunizando um espaço de construção do pensamento mútuo e vivencial para adultos e crianças. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil enfatiza a importância de um currículo que promova o desenvolvimento integral das crianças, incluindo o pensamento científico. (BRASIL,2017). Ainda segundo a base, a construção do pensamento científico na educação infantil justifica-se por várias razões, estimulando o desenvolvimento cognitivo, a curiosidade, o raciocínio lógico e a habilidade de investigação e promovendo a aprendizagem ativa, uma vez que o pensamento científico envolve observar, experimentar, perguntar e investigar. Essas práticas ajudam as crianças a aprender de forma ativa, engajando-se com o meio que as rodeia e desenvolvendo as habilidades críticas e a capacidade de solucionar problemas. O método científico ainda valoriza o trabalho em grupos e promove a colaboração e o respeito às diferentes opiniões, abrindo espaço para diálogos, trocas e construção coletiva do conhecimento. Além de facilitar o desenvolvimento social, instiga a conexão com o meio ambiente, pois ao incorporar temas científicos nas atividades as crianças desenvolvem uma relação mais profunda com o meio ambiente, entendendo a importância da preservação e do cuidado com o planeta, (ALLES, 2021). Desta forma, a vivência da metodologia científica na Educação Infantil germina cidadãos críticos e conscientes ajudando as crianças a questionarem a realidade, formularem hipóteses e buscarem evidências, habilidades fundamentais para a vida em sociedade e por fim, impulsiona a integração de conhecimentos propondo uma abordagem interdisciplinar que permite a integração de diferentes áreas do conhecimento, promovendo uma aprendizagem mais significativa e contextualizada. Portanto, conforme a própria BNCC, a construção do pensamento científico na Educação Infantil é indispensável, não apenas para o desenvolvimento pessoal das crianças, mas também para a formação de uma sociedade mais consciente, crítica e colaborativa.

Objetivo Geral:

Promover um tempo/espaço de pesquisa e construção do conhecimento mútuo, entre adultos e crianças, aproximando a comunidade escolar do contexto de construção do pensamento científico e elucidando os passos que compõem este processo.

Objetivo Específico:

-Incentivar, valorizar e popularizar a pesquisa científica na escola. -Documentar os processos de pesquisa e construção do conhecimento individual e coletivo. -Experimentar diferentes técnicas de registro e observação. -Compreender a importância do registro para o compartilhamento de conhecimentos, memórias, histórias; -Sistematizar o registro a fim de qualificar a documentação pedagógica e científica; -Construir e testar hipóteses -Fazer relações de medidas, pesos, volume e etc; -Experienciar momentos de observação, pesquisa e interação; -Desenvolver as habilidades manuais, cognitivas e emocionais; -Explorar diferentes qualidades da matéria, texturas e temperaturas; -Experienciar o processo de construção do conhecimento científico; -Reconhecer e Identificar os passos que compõem a pesquisa científica; -Reconhecer os diversos tipos de conhecimento; -Desenvolver e valorizar as capacidades criativas e investigativas; -Reconhecer o erro como parte integrante do acerto; -Desenvolver a capacidade de comunicação, diálogo e debate; -Compreender os conceitos de mais, menos ou igual; -Desenvolver as habilidades de planejamento e análise; -Desenvolver a capacidade de resolução de problemas; -Desenvolver as capacidades de concentração e determinação;

Questões Norteadoras:

As crianças de 4 a 6 anos da EMEI Dom Luiz de Nadal, são capazes de reconhecer os passos da metodologia Científica?

Hipótese:

As crianças dos Jardins A e B da escola EMEI Dom Luiz de Nadal não reconhecem o processo de construção da pesquisa cientifica. As crianças dos Jardins A e B da escola EMEI Dom Luiz de Nadal são capazes de reconhecer e identificar os passos da metodologia cientifica. As crianças dos Jardins A e B da EMEI Dom Luiz de Nadal são capazes de compreender, elaborar e seguir algoritmos simples.

Metodologia:

O projeto acontecerá durante o turno de itinerância e as crianças de 4 a 6 anos serão atendidas uma vez por semana, alternando atividades realizadas no ateliê/laboratório, na sala de referência, no pátio e demais espaços escolares. Os atendimentos terão duração de 4 horas e contarão com momentos bem específicos de diálogo e discussão, experimentação e pesquisa em pequenos e grandes grupos. Começaremos o trabalho sempre no grande grupo, falando sobre o contexto geral em que estamos trabalhando, a fim de compartilhar e agregar os trabalhos desenvolvidos pelas 4 turmas de jardim, criando uma unidade entre as propostas. Em seguida apresentaremos as atividades que serão propostas e as possibilidades de interação que temos planejadas para a tarde em questão. Então as crianças se dividirão em grupos menores, de acordo com os recursos humanos disponíveis, para que tenham a possibilidade de fazer experimentações mais específicas relacionadas aos interesses, necessidades e características individuais e coletivas de cada criança ou grupo. As atividades acontecerão simultaneamente, em um ou mais espaços físicos, desta forma cada profissional ficará responsável pela interação e registro em determinado espaço. As atividades serão desplugadas e pensadas a fim de proporcionar a vivência dos processos de construção do conhecimento científico, aproximando o vocabulário, elucidando o processo e popularizando a utilização da metodologia científica na escola. Começaremos trabalhando com grupos menores e menos atividades simultâneas e vamos aumentando gradativamente o nível de autonomia e possibilidades de interação à medida que as crianças vão conseguindo organizar-se com mais autonomia entre as atividades. As pesquisas ficarão expostas cumulativamente, no Ateliê/Laboratório e as estações ficarão à disposição de todos para que possam também inspirar-se e experimentar os processos. Ao final deste processo as crianças do Jardim farão uma mostra interativa e receberão as crianças mais novas e seus educadores no espaço, preparado e orientado por eles.

Referências:

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 27833, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 23 ago. 2024. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 23 ago. 2024. SÁ, Viviane Mosé. O que é pensamento científico. YouTube, 10 maio 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_hql_QgCX3Y. Acesso em: 5 nov. 2024. TEDESCO, José Henrique. Competência 2 BNCC – Nada é incontestável. YouTube, 6 maio 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PAF3t-Vro5Y. Acesso em: 5 nov. 2024. MECUM, Fred. Científico, Crítico e Criativo – Estudos sobre BNCC Criatividade. YouTube, 15 set. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-72INXxmilI. Acesso em: 5 nov. 2024