Análise do Interesse dos Estudantes de Escolas de Tempo Integral pelas Ciências

Autores: Kimberly Vitória Gomes Rodrigues

Orientador: Frederico da Silva Borges

Instituição: EEEFM JOB PIMENTEL

Cidade/UF: MANTENOPOLIS/ES



Pontuação do Projeto: 1.8

Série:

Etapa: Ensino Médio (Regular)

Status do projeto: Finalizado

Resumo:

O interesse dos estudantes pelas carreiras científicas, principalmente nas ciências exatas e em áreas tecnológicas, é pequeno, se comparado a outras áreas. Este trabalho tem como objetivo procurar entender o interesse dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio de escolas de tempo integral, no extremo noroeste do Espírito Santo, pelas áreas das ciências. Para isso foi aplicado um formulário que continha parte das perguntas do questionário Relevance of Science Education (ROSE) para verificar o interesse dos estudantes de maneira geral em relação ao interesse de estudos e de carreiras futuras

Palavras-chave:

Educação; Ciências; Questionário.

Justificativa:

As ciências apesar de chamarem bastante atenção do público em geral, com suas curiosidades, fenômenos e aplicações, acabam não sendo uma escolha de carreira muito comum. Este projeto tem o intuito de saber o interesse dos alunos de escolas de tempo integral de uma cidade do interior do Espírito Santo, para entender melhor os motivos da baixa procura pelas áreas científicas.

Objetivo Geral:

Analisar o interesse dos estudantes do ensino fundamental e médio pela ciência, fazendo recortes de gênero, idade e raça.

Objetivo Específico:

Verificar se há relações entre áreas de interesse e buscar possíveis respostas para o baixo interesse nas áreas da ciência.

Questões Norteadoras:

A raça, gênero, idade e série dos estudantes influenciam no seu interesse pelas áreas das ciências

Hipótese:

Os estudantes mais novos tem mais interesse pelas ciências

Metodologia:

Para esse trabalho foi realizada uma pesquisa amostral com os estudantes dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Foi elaborado um questionário baseado no trabalho ROSE ( Relevance of Science Education). Como o trabalho é muito grande, foram escolhidas algumas perguntas que estão relacionadas em algumas áreas. O questionário foi elaborado no Google Formulários, utilizamos o chromebook para os estudantes responderem . Conseguimos 250 respostas, entre os 320 estudantes matriculados, aproximadamente. Esperamos aumentar a amostra com dados de outras escolas do município para verificar se o que acontece é uma tendência da cidade ou outro fator. Com base nas respostas do questionário sobre o interesse em assuntos e sobre intenções futuras, foram feitos recortes de gênero, raça e idade. Esses dados foram exportados para uma planilha para que pudéssemos fazer análise das respostas. Fazendo um recorte de gênero para verificar o interesse das meninas, alguns estudantes não sabiam ler, então foi necessário fazer a leitura do questionário para eles, os alunos eram chamados em grupos de cinco estudantes.

Referências:

TOLENTINO NETO, Luiz Caldeira Brant de. Os interesses e posturas de jovens alunos frente às ciências: resultados do Projeto ROSE aplicado no Brasil. 2008. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. DA SILVA FERREIRA, Rogelma Maria. Os estereótipos de gênero e o interesse de alunas em idade escolar por ciências exatas e tecnológicas. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 16, n. 1, 2023. NADER, Helena Bonciani et al. ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS.

Apresentação:
Apresentação