A lagarta que tomou chá de sumiço

Autores: ARTHUR GABRIEL DA SILVA FAGUNDES, ANTONY REIS OLIVEIRA, GAEL SANTIAGO MARTINS, LIVIA FLORES BARIVIERA, PYETRO RAUPP RECH DA SILVA, MIGUEL DA SILVEIRA ALVES RIBEIRO, NÍCOLAS BIRKHOLZ DOS SANTOS, KAUÃ RODRIGUES YABEL, LAVINNIA DE SIQUEIRA SEVERO, LUISA VITORIA SPANEVELO DE OLIVEIRA, DIULLY ALANA NEVES ROLIM, MURILO LIVRAMENTO SCHARDOSIM , NATHAN FIGUEROA DE SOUZA, JOÃO PAULO RIBEIRO DE MOURA, LARA SCHIMITZ DOS SANTOS, MAHARA RODRIGUES PEIXOTO , ENZO GABRIEL BARCELLOS E SILVA, THOMAS GABRIEL RAULINO GUERRA, LUCAS DANIEL TEIXEIRA DIAS

Orientador: KATIELI PERSICO NUNES

Instituição: EMEF DORIVAL CANDIDO LUZ DE OLIVEIRA

Cidade/UF: GRAVATAI/RS



Pontuação do Projeto: 1.6

Série: Jardim I

Etapa: Educação Infantil

Status do projeto: Finalizado

Resumo:

Este projeto visa ampliar os conhecimentos dos alunos relacionados a metamoforse da lagarta,os quais muitos não compreendem da sua existência. O nosso objetivo geral era experienciar vivências por meio de contato direto com a natureza, conhecendo algumas espécies de lagartas e borboletas existentes no cotidiano; A partir desta investigação iniciaram diversos questionamentos sobre como as lagartas vivem, comem e se reproduzem, bem como é formado o casulo para após se transformar em borboleta. Pudemos observar que a lagarta passa por todo um processo árduo até o momento de formação de seu casulo até então nascer as borboletas, vimos também que as borboletas para sobreviver no meio ambiente necessitam de flores e frutas, pois são delas que as mesmas se alimentam.

Palavras-chave:

Meio ambiente; lagartas; borboletas;

Justificativa:

Este projeto visa ampliar os conhecimentos dos alunos relacionados a metamorfose da lagarta, os quais muitos não compreendem da sua existência.

Objetivo Geral:

Experienciar vivências por meio de contato direto com a natureza, conhecendo algumas espécies de lagartas e borboletas existentes no cotidiano;

Objetivo Específico:

Identificar o habitat de cada animal •Definir a classe dos animais em estudo •Trabalhar as motricidades fina e ampla e o senso cr tico í •Descrever caracter sticas f sicas dos animais. í í •Identificar a utilidade de alguns animais para os seres humanos. •Desenvolver o hábito da pesquisa. •Desenvolver a oralidade e expressão corporal. •Trabalhar o racioc nio lógico, sequenciar, classificar elementos. í •Desenvolver atitudes de respeito e preservação com o meio ambiente e com os animais. •Construir conhecimentos sobre o universo do jardim e os bichos que compõem envolvendo a prática de observação.

Questões Norteadoras:

O que acontece com a lagarta quando ela some?

Hipótese:

O que as lagartas gostam de comer? Será que a lagarta dorme? Como as borboletas se alimentam?

Metodologia:

A metodologia deste projeto ocorrerá por meio de pesquisa e atividades lúdicas que partam do interesse individual de cada aluno. Serão realizadas atividades norteadoras do tema o qual, os alunos serão os protagonistas destas atividades, bem como a realização de musicalidade e brincadeiras lúdicas sobre o tema. Atividades científicas e de investigação do processo de metamorfose da lagarta.

Referências:

Filho, Milton Célio de Oliveira. O caso da lagarta que tomou chá de sumiço. Ilustrações. Neves, Andre. São Paulo: Brinque-book, 2007. Carle, Eric. Uma lagartinha comilona. Ilustrações. Carle, Eric. Matosinhos: Kalandraka