DE ONDE VEIO O LÁPIS...

Autores: BENJAMIN JUNG FLORENCIO, OLIVIA VILARANDA TORRES LAZARO, DAVI DA SILVA ROSA, LIVIA VALENTINA BRAGA CUNHA CANDIDO

Orientador: Luciane Jesus

Instituição: EMEI NOSSA SENHORA DOS ANJOS

Cidade/UF: GRAVATAI/RS



Pontuação do Projeto: 1.7

Série: Pré I

Etapa: Educação Infantil

Status do projeto: Finalizado

Resumo:

Para a construção da pesquisa, seguimos a seguinte metodologia: Primeiramente fizemos a roda de conversa sobre o tema, onde as crianças responderam às diversas hipóteses : Assistiram a vídeos explicativos , sobre como o lápis é fabricado, a origem do grafite, a floresta que produz a planta responsável pela fabricação do lápis ( Pinus caribea honduresis), e também como preservar esta florestas. Foi trazido para a sala de aula uma espécie dessa planta, para que as crianças vivenciassem a experiência de cuidar da espécie. Ao pesquisarem sobre a origem do grafite, manipularam a argila , e com o carvão puderam fazer experimentos através da atividade de pintura deste material. Também puderam visualizar como o lápis era utilizado antigamente, com pedaços de madeira imitando o lápis. Para compreender a cadeia produtiva do lápis, as crianças manusearam pedaços de madeiras com massinha de modelar no meio (imitando os grafites coloridos), e acompanharam o desenho dos passos da produção do lápis na lousa digital, onde foram convidados a explicar o processo oralmente. Fizeram desenhos sobre toda a pesquisa, como por exemplo, a floresta, os animais silvestres, o lápis, e todos os passos da fabricação. Construíram a maquete da floresta, pintaram com pincel e tinta guache e representaram as queimadas com as raspas dos lápis apontados em aula. Participaram da simulação da exploração da floresta através de retroescavadeira de brinquedo, manipulação de materiais que fazem parte do ciclo produtivo do lápis , atividades lúdicas e pintura dos animais que vivem na floresta assistiram a vídeos explicativos sobre o tema.

Palavras-chave:

LÁPIS GRAFITE

Justificativa:

A pesquisa surgiu a partir do questionamento de um aluno da manhã, sobre de onde veio o lápis...Esse instrumento está presente na vida das crianças a partir de seus primeiros rabiscos, até a fase da alfabetização.Essa pesquisa ajudará a esclarecer como ele é feito, e também ensinará a importância do uso consciente da matéria prima e preservação de nossas florestas.

Objetivo Geral:

Proporcionar ás cranças a experiência de descobrir os passos do processo de fabricação do , desde o plantio da árvore até o produto final.lápis

Objetivo Específico:

Conhecer a matéria prima utilizada para fazer o lápis Investigar a procedencia do grafite Compreender a cadeia produtiva do lápis Incentivar a preservação das florestas

Questões Norteadoras:

De onde veio o lápis e como devemos cuidar das nossas árvores...

Hipótese:

O lápis já nasce pronto ou é fabricado... A árvore que produz o lápis nasce na cidade ou na floresta... O grafite vem do carvão ou de outro elemento da natureza...

Metodologia:

Para a construção da pesquisa, seguimos a seguinte metodologia: Primeiramente fizemos a roda de conversa sobre o tema, onde as crianças responderam às diversas hipóteses : Assistiram a vídeos explicativos , sobre como o lápis é fabricado, a origem do grafite, a floresta que produz a planta responsável pela fabricação do lápis ( Pinus caribaea hondurensis), e também como preservar esta florestas. Foi trazido para a sala de aula uma espécie dessa planta, para que as crianças vivenciassem a experiência de cuidar da espécie. Ao pesquisarem sobre a origem do grafite, manipularam a argila , e com o carvão puderam fazer experimentos através da atividade de pintura deste material.Também puderam visualizar como o lápis era utilizado antigamente, com pedaços de madeira imitando o lápis. Para compreender a cadeia produtiva do lápis, as crianças manusearam pedaços de madeiras com massinha de modelar no meio (imitando os grafites coloridos), e acompanharam o desenho dos passos da produção do lápis na lousa digital, onde foram convidados a explicar o processo oralmente. Fizeram desenhos sobre toda a pesquisa, como por exemplo, a floresta, os animais silvestres, o lápis, e todos os passos da fabricação. Construíram a maquete da floresta, pintaram com pincel e tinta guache e representaram as queimadas com as raspas dos lápis apontados em aula. Participaram da simulação da exploração da floresta através de retroescavadeira de brinquedo, manipulação de materiais que fazem parte do ciclo produtivo do lápis , atividades lúdicas e pintura dos animais que vivem na floresta assistiram a vídeos explicativos sobre o tema.

Referências:

(https://www.youtube.com/watch?v=2DBlvYSYwc8, (https://www.youtube.com/watch?v=Yz M8 De kanI ) https://super. abril.com.br/mundo-estranho/como-e-fabricado-um-lapis-de-cor