CIDADANIA EM SINTONIA: SINAIS QUE CONECTAM E INCLUEM

Autores: ALICIA RYANE DA SILVA MOURA, YASMIM VITÓRIA GOMES DA SILVA

Orientador: FRANCISCA JOSILENI DA CUNHA SIQUEIRA

Coorientador: Idayane carla de souza souza

Instituição: Escola Municipal Francisco de Oliveira Melo

Cidade/UF: ALTO DO RODRIGUES/RN



Pontuação do Projeto: 2

Série:

Etapa: Ensino Fundamental II

Status do projeto: Finalizado

Resumo:

A inclusão de pessoas com deficiência visual no ambiente educacional é um tema de grande importância especialmente quando pensamos no papel transformador da educação na sociedade. Segundo Mantoan (2003), a inclusão deve ser compreendida como um processo contínuo, onde a escola e a sociedade adapte às necessidades de todos, garantindo que cada um tenha as mesmas oportunidades e direitos básicos garantidos pela constituição federal de 1988. Sendo assim, nossa pesquisa tem por objetivo promover a compreensão e valorização da inclusão social como um princípio fundamental para a construção de uma sociedade justa e democrática. Para isso, utilizemos a pesquisa explicativa e qualitativa, de acordo com GIL, (2008), a pesquisa explicativa vai além de registrar, analisar e interpretar os fenômenos estudados. Enquanto a pesquisa qualitativa não pode por sua vez, ser traduzida em números.

Palavras-chave:

Inclusão; Sinal sonoro; cidadania.

Justificativa:

O direito de pessoas com deficiência visual é assegurado pela Lei Brasileira de inclusão da Pessoa com deficiência criada em 19 de dezembro de 2000 de (nº 098/2000). Essa lei garante que todas as pessoas com deficiência, incluindo aquelas com deficiência visual, tenham garantia de acesso básico como o direito de ir e vim. A lei estabelece que é dever do Estado, criar condições para que essas pessoas tenham acesso aos mesmo direito que as demais pessoas ditas “normas”. Em vista disso, despertou em nós o interesse de pesquisar mais sobre o assunto e assim poder intervi de alguma forma ajudando no processo de inclusão dessas pessoas na sociedade. Pois percebemos que na cidade não temos adaptação adequadas para pessoa com deficiência, como por exemplo, espaços públicos adaptados, ruas, cardápios em braile, sinalização que garanta a segurança para circulação dessas pessoas entre outras ações como essas citadas que promova a inclusão.

Objetivo Geral:

Promover a compreensão e valorização da inclusão social como um princípio fundamental para a construção de uma sociedade justa e democrática.

Objetivo Específico:

A) Compreender os desafios do cotidiano de uma pessoa com deficiência visual B) Mostra a importância da inclusão de pessoas com deficiência visual C) Entender como sinalização para deficientes visuais pode contribuir com inclusão no meio social

Questões Norteadoras:

Como a implantação de uma sinalização para deficientes visuais pode contribuir com a inclusão no meio social?

Hipótese:

Que é possível a implantação de um sinal que inclua portadores de deficiência visual.

Metodologia:

De acordo com a pesquisa realizada no site de internet entendemos que metodologia é o estudo dos métodos, ou seja, é um sistema de pesquisa e análise com base em dados verídicos. Sendo assim, nossa pesquisa é explicativa e qualitativa, de acordo com GIL, 2008, a pesquisa explicativa vai além de registrar, analisar e interpretar os fenômenos estudados, tem como preocupação fundamental identificar os fatores determinantes ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos (causas). Tem como objetivo principal identificar os fatores que contribuem para a ocorrência dos fenômenos ou aqueles que os determinam. Enquanto a pesquisa qualitativa do ponto de vista de Gil, (2008), não pode por sua vez, ser traduzida em números.

Referências:

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2003. (Coleção cotidiano escolar). FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Ática, 2008. SASSAKI, Romeu Kazumi, Inclusão, construindo uma Sociedade para Todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.

Apresentação:
Apresentação