PROJETO WALL-E: POSSÍVEL SOLUÇÃO PARA EXPLORAÇÃO DE TERRENOS HOSTIS DA CAATINGA

Autores: Marcos Antônio Miranda Silva Júnior, Wanny Maily Ramos Ferreira, Carlos Ítalo da Silva

Orientador: João Rodrigues da Silva Bisneto

Instituição: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA JOSEFA SAMPAIO MARINHO

Cidade/UF: PEDRO AVELINO/RN



Pontuação do Projeto: 1.8

Série:

Etapa: Ensino Médio (Técnico)

Status do projeto: Finalizado

Resumo:

É fascinante ver como a robótica e a exploração científica se unem para criar soluções inovadoras, especialmente quando se trata de ambientes desafiadores como a caatinga. O projeto do ROVERXpedição Caatinga 2024 é um exemplo notável desse esforço colaborativo. Tem como objetivos despertar o interesse pelas ciências, aproximar instituições de ensino superior e escolas de ensino médio e fundamental, identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica e promover a inclusão social por meio do conhecimento.

Palavras-chave:

Olimpíada ROVER; Exploração da Caatinga; Robótica na escola.

Justificativa:

A necessidade de estímulos científicos para os estudantes é necessária para aprofundar os seus conhecimentos gerais, além da robótica e interação entre os integrantes. Para construir o robô, não apenas foi usado robótica, mas também muito esforço e trabalho em equipe.

Objetivo Geral:

Aprofundar os conhecimentos dos estudantes por meio da construção de um ROVER para a exploração de ambientes hostis no bioma caatinga.

Objetivo Específico:

● Explorar terrenos específicos (Caatinga); ● Coletar dados de uma área explorada; ● Incentivar o trabalho em equipe; ● Promover a pesquisa científica; ● Descobrir possíveis focos de poluição.

Questões Norteadoras:

Um ROVER pode ser eficaz no reconhecimento de áreas hostis da Caatinga?

Hipótese:

A construção do ROVER, irá abranger novas oportunidades para a exploração, por ser remoto e adaptável ao bioma, podendo ir a lugares onde as pessoas tem mais dificuldade.

Metodologia:

A ideia inicial para o desenvolvimento do ROVER foi planejar a utilização de materiais recicláveis e de fácil acesso, devido à escassez de material, assim desenvolvendo um ROVER de custo-benefício, de forma que facilitasse a confecção e que não causasse tantos danos ao meio ambiente.

Referências:

ARCHILA, J. F. et al. Projeto mecatrônico de um ROVER para aplicação na análise de solos usando tecnologia LIBS - parte I. Simpósio Nacional de Instrumentação Agropecuária. São Carlos, 2014. p. 119-122. MELO, Ivie Johnson Ribeiro. A Robótica Como Ferramenta Facilitadora e Interdisciplinar no Processo Educacional de Pessoas com Neurodiversidade. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, 2018. PAULINO, Vagner Lúcio. ROVER FOR LEARNING: a robótica como artefato de ensino. Produto Educacional (Mestrado) – IFG – Campus Jataí, Programa de Pós-graduação em Educação para Ciências e Matemática, 2019. SANTIAGO, Emerson. Robôs Spirit e Opportunity. Disponível em: https://www.infoescola.com/exploracao-espacial/robos-spirit-e-opportunity/#:~:text=Os%20rob%C3%B4s%20Spirit%20e%20Opportunity,vermelho%20em%20janeiro%20de%202004. Acesso em: 24 jul. 2024. CARDOZO, George Dantas. A Robótica como Ferramenta Aplicada à Educação. Trabalho De Conclusão De Curso (Licenciatura Em Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, 2017.