DESIGUALDADE EDUCACIONAL NO TRANSPORTE ESCOLAR RURAL: A CONTRIBUIÇÃO DO APP CONECTE-SE

Autores: PEDRO VICTOR VALERIO, ANA JULIA BARBOSA RODRIGUES DE LIMA, DEBORA EMMANUELE BERNARDO DA COSTA

Orientador: Larissa Morais

Coorientador: Lidiane Rocha

Instituição: ESCOLA ESTADUAL PEDRO II

Cidade/UF: LAJES/RN



Pontuação do Projeto: 2

Série:

Etapa: Ensino Médio (Técnico)

Status do projeto: Finalizado

Resumo:

A desigualdade educacional é um problema significativo que ainda afeta muitas crianças e jovens, manifestando-se na disparidade de desempenho acadêmico devido à falta de acesso à educação básica. Uma das causas dessa desigualdade é a ausência de transportes escolares adequados para estudantes da zona rural em diversos municípios.Esta pesquisa, de natureza qualitativa e de campo, fundamenta-se em pesquisas bibliográficas, artigos e livros. Seu objetivo é melhorar o transporte escolar rural por meio de ações como monitoramento de rotas e mapeamento via GPS, manutenção das estradas, atualização do aplicativo Lajes Conectada (nas abas de educação e transporte) e implementação de um checklist para os ônibus.Utilizaremos o App Lajes Conectada, já existente em nosso município e em outras cidades, como protótipo para sugerir uma atualização na interface da aba de educação. Este projeto ficou entre os top 10 da competição Ideaton/IFRN, promovida pela Casa dos Ventos e pela Prefeitura Municipal de Lajes, e também é fruto do Desafio Liga Jovem do Ideias de Futuro em parceria com o Sebrae.

Palavras-chave:

Tecnologia; GPS; Transporte Escolar rural; Educação.

Justificativa:

A desigualdade educacional é um problema persistente que afeta crianças e jovens em muitos municípios do Brasil. Essa desigualdade se manifesta de várias formas, desde a falta de acesso à educação básica até a disparidade no desempenho acadêmico dos/as alunos/as. Um dos fatores cruciais que contribuem para essa desigualdade é o transporte escolar rural.. O transporte escolar desempenha um papel essencial na garantia de que todos/as os/as alunos/a possam frequentar a escola regularmente, especialmente aqueles que vivem em áreas rurais ou de difícil acesso. A falta de transporte adequado pode resultar em altas taxas de reprovação, abandono escolar e, consequentemente, em menores oportunidades educacionais. Esse projeto visa melhorar o transporte escolar rural por meio de diversas ações tecnológicas, como o monitoramento e mapeamento das rotas com a implantação de um GPS, a manutenção das estradas, a atualização do aplicativo Lajes Conectada (aba educação) como protótipo e a implementação de um checklist para os ônibus escolares da zona rural. Com esses aperfeiçoamentos, espera-se que todos/as os/as alunos/as da zona rural tenham o direito a segurança nesses transportes e acesso frequentes às aulas na escola.

Objetivo Geral:

Implementar a atualização de um sistema integrado para a melhoria da segurança, manutenção e eficiência do transporte escolar, proporcionando recursos educativos para estudantes da zona rural por meio do aplicativo Lajes Conectada como protótipo. Este sistema incluirá o monitoramento de rotas para garantir a segurança dos/as alunos/as e tranquilidade dos responsáveis, a manutenção das estradas para melhorar a durabilidade dos transportes e o conforto da comunidade, e a introdução de uma nova aba de conteúdo virtual na seção de educação do aplicativo, que visa minimizar o atraso educacional dos/as estudantes da zona rural. Adicionando também, a aba de transporte que será aprimorada com a implantação de um GPS para monitoramento de rotas e um checklist de manutenção dos ônibus escolares para assegurar a qualidade e segurança do transporte.

Objetivo Específico:

1. Desenvolver e implementar uma atualização no aplicativo Lajes Conectada para melhorar a segurança, manutenção e eficiência do transporte escolar para estudantes da zona rural. 2. Introduzir um sistema de monitoramento de rotas por GPS no aplicativo, garantindo a segurança dos/as alunos/as e proporcionando tranquilidade aos responsáveis. 3. Coordenar ações para a manutenção regular das estradas rurais, visando melhorar a durabilidade dos transportes escolares e aumentar o conforto da comunidade. 4. Criar e implementar uma nova aba de conteúdo virtual na seção de educação do aplicativo, com o objetivo de minimizar o atraso educacional dos/as estudantes da zona rural. 5. Desenvolver e integrar um checklist de manutenção no aplicativo para os ônibus escolares, assegurando a qualidade e segurança do transporte utilizado pelos/as alunos/as.

Questões Norteadoras:

Como a inadequação do transporte escolar em áreas rurais contribui para a desigualdade educacional entre crianças e jovens nos municípios do Brasil?

Hipótese:

Como resposta surge a hipótese, a inadequação do transporte escolar em áreas rurais contribui significativamente para a desigualdade educacional, resultando em altas taxas de reprovação e abandono escolar, devido à dificuldade de acesso regular à educação básica. Melhorar a infraestrutura e a gestão do transporte escolar pode reduzir essas desigualdades, aumentando a frequência escolar e o desempenho acadêmico do/as alunos/as.

Metodologia:

O presente projeto de pesquisa é fundamentado em estudos bibliográficos, artigos científicos, livros e sites seguros. Tem como objeto de estudo os/as estudantes que utilizam o transporte escolar, com foco especial nos/as alunos/as da zona rural que se dirigem às escolas da zona urbana. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, descritiva e de campo e para a análise dos dados, foram realizadas entrevistas por meio do recurso "Google Forms", com 8 responsáveis por estudantes que utilizam o transporte escolar com frequência no município de Lajes, região central do Rio Grande do Norte. Nos entrevistados/as incluíam um homem e sete mulheres, com idades entre 16 e 59 anos. As principais respostas dos/as entrevistados/as estão apresentadas no Quadro 1. Na referida data de elaboração desse projeto, são 509 alunos/as de zona rural, onde no município de Lajes possui 14 ônibus, sendo 8 funcionando e 6 que estão em manutenção ou quebrados.

Referências:

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 15 de jul. 2024. SOUZA, Ana Cláudia; LIMA, Ricardo. Desigualdade e Transporte Escolar: Impactos na Educação e Propostas de Solução. São Paulo: Editora Educação Inclusiva, 2020. SILVA, João; PEREIRA, Maria. A desigualdade no transporte escolar e suas implicações na educação básica. Revista Brasileira de Educação, v. 25, n. 4, p. 123-145, 2023. Disponível em: https://www.revistabrasileiraeducacao.com.br/artigos/desigualdade-transporte-escolar. Acesso em: 19 jul. 2024.

Apresentação:
Apresentação