As bricadeiras: formas que podem acontecer o brincar

Autores: Lucas Gabriel De Oliveira Souza

Orientador: Karla Conceição Rosa da Luz

Instituição: EMEF VER MARTIM ARANHA

Cidade/UF: PORTO ALEGRE/RS



Pontuação do Projeto: 1.3

Série:

Etapa: Ensino Fundamental I

Status do projeto: Finalizado

Resumo:

As crianças que ingressam no 1° ano, utilizam as brincadeiras como formas de conhecer e interagir com o mundo, assim as regras que as brincadeiras tem mostro como as noções socias de convivência podem ser desenvolvidas, e nada melhor que aprender brincando com seus pares.

Palavras-chave:

Bricadeiras, formas de brincar, regras

Justificativa:

No primeiro ano do Ensino Fundamental, as crianças ingressam na sala regular e são movidas pelas brincadeiras, como jogar pipa, brincar de ovo podre, pular corda etc.. Neste sentido nasce esse trabalho, que é perceber como as brincadeiras podem acontecer nos espaços da instiuição escolar, e quais as formas de brincar, como regras, combinados para que a brincadeira possa acontecer de maneira saúdavel, inclusiva e prazesora para todos os envolvidos.

Objetivo Geral:

Estimular a interação social por meio das brincadeiras coletivas.

Objetivo Específico:

Conscientizar os estudantes que até as brincadeirad tem regras.

Questões Norteadoras:

Quais as brincadeias que brincamos ?

Hipótese:

Existem outras formas de brincar?

Metodologia:

Desenvolver um livro das brincadeiras, fazer o registro por meio da escrita, bem como o desenho das brincadeiras, e após testar nosso conhecimento sobre as brincsdeiras, ou seja brincar.

Referências:

Quadro: Jogos Infantis de Pieter Bruegel.