Conhecendo as Baleias com o Jardim A1

Autores: AGATHA QUINTINO LEMOS, ALICIA GABRIELLY MIRANDA DA SILVA, ANNA LAURA TITO BELMONTE, AURORA MANCILHA DE COUTINHO, DAFNY ALICE DOS SANTOS OLIVEIRA, ELOAH GABRIELLY DOS SANTOS NASCIMENTO, GAEL ROSA DE OLIVEIRA LIMA, ISAAC HARIEL TEIXEIRA FARIAS, ISADORA ATHAIDE, ISIS LAVÍNIA COUTINHO PRESTES, JOSÉ SIQUEIRA NUNES, LÍVIA BIERHALS BACHAUS, LORENA OLIVEIRA FERREIRA, LORENA VALENTINA DA SILVA PEREIRA, LUIANE FLORES SELPA, RYANNA DA SILVA NAZARIO, SOFIA MACHADO MARTINS DA SILVA, TALES RAVI BATISTA ASSUMPÇÃO, THOMAS CALEB PEREIRA DE VARGAS, VALENTYN DA SILVA PEREIRA, VALENTYNA DOS SANTOS LIMA

Orientador: BRUNA SILVA DA SILVEIRA

Coorientador: Cristiane Alves da Silva

Instituição: EMEI MARIA MARQUES FERNANDES

Cidade/UF: PORTO ALEGRE/RS



Pontuação do Projeto: 1.8

Série: Jardim I

Etapa: Educação Infantil

Status do projeto: Finalizado

Resumo:

As crianças trazem consigo questionamentos sobre o mundo que as cercam, assim através de uma observação do grupo do Jardim A1, foi percebido o interesse pelas baleias. O que desencadeou o projeto buscando promover diversas experiências, ampliando o repertório de aprendizagens, possibilitando o desenvolvimento integral de cada um. O projeto buscou responder às curiosidades que a turma tinha sobre o animal marinho. Além dos saberes pré -adquiridos, ampliou-se o conhecimento pelas baleias, proporcionando diversas experiências, ampliando o repertório de aprendizagens, possibilitando o desenvolvimento integral de cada criança. Inicialmente o grupo levantou algumas hipóteses: A baleia vive na praia; mora na lagoa; baleia é cor de rosa; ela é azul; sua cor é cinza; baleia come peixes, homens, gurias, bichos e jacaré; baleia é grande. A pesquisa sobre a temática foi realizada através de livros e sites confiáveis. O que serviu de base para a realização de propostas que em concordância com as competências da Base Curricular Nacional contribuiu para que cada criança, torna-se um explorador, absorvendo conhecimento, como também o compartilhando ao conviver com seus pares e adultos de referência, em um ambiente que possa se expressar através de múltiplas linguagens.

Palavras-chave:

Baleia; Espécies; Base Curricular Nacional; Experiências; Desenvolvimento

Justificativa:

As crianças trazem consigo questionamentos sobre o mundo que as cercam, assim através de uma observação do grupo do Jardim A1, foi percebido o interesse pelas baleias. O que desencadeou o projeto buscando promover diversas experiências, ampliando o repertório de aprendizagens, possibilitando o desenvolvimento integral de cada um.

Objetivo Geral:

Ampliar o conhecimento sobre o animal marinho baleia por meio de experiências diversas

Objetivo Específico:

Obj. específico 1.Desenvolver a curiosidade sobre a temática sobre as baleias. Obj. específico 2. Conhecer as principais espécies de baleias existentes(Orca, Jubarte, Cachalote, Baleia-de-Minke, Fin, Baleia-de-Bryde e Baleia Azul) Obj. específico 3. Conhecer e identificar as diferenças dos dois grupos de baleias: Mysticeti e Odontoceti. Obj. específico 4. Conhecer as principais características (tamanho, alimentação, modo de vida) de cada espécie. Obj. específico 5.Desenvolver atitudes de respeito e cuidado com a natureza. Obj. específico 6.Desenvolver a autonomia em experiências e interações do cotidiano. Obj. específico 7.Estimular a escuta, fala,atenção e imaginação. Obj. específico 8.Desenvolver habilidades motoras.

Questões Norteadoras:

O que a turma do Jardim A1 deseja saber sobre as baleias?

Hipótese:

Hipótese 1. A baleia vive na praia. Hipótese 2. A baleia mora na lagoa. Hipótese 3.A baleia é cor de rosa. Hipótese 4. Ela é azul. Hipótese 5. A cor da baleia é cinza. Hipótese 6. A baleia come peixes, homens, gurias, bichos e jacaré. Hipótese 7. A baleia é grande.

Metodologia:

Foi realizada pesquisa bibliográfica como metodologia de pesquisa, sendo usado livros e sites confiáveis.

Referências:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. COSTA, Alan. 8 Tipos de baleia mais conhecidas no Brasil. Blog do Pescador, 18 jul. 2022. Disponível em: <https://blogdopescador.com/tipos-de-baleia-mais-conhecidas-no-brasil/>. Acesso em: 15 jul. 2025. DIAS COSTA, Yanna. Baleia: fotos, espécies, características, reprodução. InfoEscola, publicação original disponível em https://www.infoescola.com/mamiferos/baleia/. Acesso em: 15 de jul. 2025. NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL. Os 4 fatos que você precisa saber sobre a baleia azul, o maior mamífero do mundo. Nacional Geographic Brasil, 22 jul. 2024. Disponível em: <https://www.nationalgeographicbrasil.com/animais/2024/07/os-4-fatos-que-voce-precisa-saber-sobre-a-baleia-azul-o-maior-mamifero-do-mundo> Acesso em: 18 de jul. de 2025. PETROBRAS. A orca é uma baleia ou um golfinho? Comunica Bacia de Santos, postado em 22 jul. 2021; atualizado em 17 abr. 2023. Disponível em: <https://comunicabaciadesantos.petrobras.com.br/w/a-orca-e-uma-baleia-ou-um-golfinho->.Acesso em: 01 de ago. de 2025. TUBARÃO MARTELO. Os Habitantes do Fundo do Mar- A Baleia. You Tube, 17 de mar. de 2014.Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=liJOvzjR2bY> Acesso em: 07 de ago. de 2025. BRYDES DO BRASIL. As Brydes. Disponível em: <https://brydesdobrasil.com.br/brydes> Acesso em: 10 de ago. de 2025. ESPACO TALASSA. Baleia de Bryde. Disponível em: <https://www.espacotalassa.com/pt-pt/cetaceos/baleia-de-bryde/> Acesso em: 10 de ago. de 2025. ANIMALIA.bio. Baleia-comum (Fin Whale) – Balaenoptera physalus. Disponível em: <https://animalia.bio/pt/fin-whale>. Acesso em: 10 de ago. 2025. PROJETO BALEIA JUBARTE. Comportamentos da jubarte. Disponível em: <https://www.baleiajubarte.org.br/comportamentobaleiajubarte>. Acesso em: 10 de ago. de 2025. DOMINGO ESPETACULAR. Fotógrafo acompanha o dia a dia das baleias jubarte no litoral [vídeo]. YouTube, data de publicação não informada. Disponível em: <https://youtu.be/bIXPtiW_gyU> Acesso em: 18 de ago. de 2025. FALCONERY, Lucas. Cachalote, maior baleia com dentes do mundo, está ameaçada de extinção no Ceará. Diário do Nordeste, 11 out. 2022. Disponível em: <https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/ceara/cachalote-maior-baleia-com-dentes-do-mundo-esta-ameacada-de-extincao-no-ceara-1.3287621.> Acesso em: 20 de ago. de 2025. SOUZA, Tiago; GÖTTCHE, Cláudia. Dieta do cachalote: abordagem científica. Futurismo.pt, 07 abr. 2025. Disponível em:<https://www.futurismo.pt/pt/blog/dieta-do-cachalote-abordagem-cientifica-2/> Acesso em: 20 de ago. de 2025. DOMINGO ESPETACULAR. Fotógrafo acompanha o dia a dia das baleias jubarte no litoral [vídeo]. YouTube, data de publicação não informada. Disponível em: <https://youtu.be/bIXPtiW_gyU> Acesso em: 18 de ago. de 2025.