Vamos Reduzir o Plástico no Mundo!

Autores: Pedro Fraga Correa, PÉROLA CORREIA ARNECKE, Samuel dos Santos Porperio Martins

Orientador: Inês Beatriz Nery

Instituição: ESC MUN ENS FUN AUGUSTO LONGONI

Cidade/UF: GRAVATAI/RS



Pontuação do Projeto: 2

Série:

Etapa: Ensino Fundamental I

Status do projeto: Finalizado

Resumo:

O projeto desenvolvido pela turma 3B teve como objetivo investigar os impactos do consumo de plásticos no meio ambiente e propor alternativas para reduzir sua produção e descarte. A pesquisa teve início com leituras, vídeos educativos e debates em sala de aula, que possibilitaram compreender os danos causados pelo plástico e refletir sobre soluções já existentes. Posteriormente, os alunos realizaram uma pesquisa com suas famílias, registrando em tabelas a quantidade de garrafas PET descartadas semanalmente. Os resultados mostraram que o consumo é bastante elevado, chegando em alguns casos a dez embalagens por semana, o que reforça o caráter alarmante do problema. A análise coletiva dos dados revelou que a reciclagem, embora necessária, não é suficiente para solucionar a questão, já que a produção de plásticos é muito maior do que a capacidade de reaproveitamento. Diante desse cenário, os estudantes perceberam a importância de atacar a causa principal: a fabricação excessiva de embalagens descartáveis. Como alternativa sustentável, elaboraram a proposta de substituir embalagens plásticas por um sistema de envase em que os consumidores utilizem seus próprios recipientes para comprar produtos líquidos, como sucos e itens de limpeza. Essa solução busca incentivar a reutilização consciente, promover a mudança de hábitos de consumo e envolver tanto empresas quanto consumidores em práticas mais responsáveis. Além disso, o projeto evidenciou a relevância da educação ambiental desde cedo, demonstrando que a conscientização pode ultrapassar os limites da sala de aula e alcançar famílias e comunidade. Conclui-se que apenas reciclar não basta: é necessário repensar urgentemente os modelos de produção e consumo. A reutilização de recipientes surge, assim, como uma alternativa prática, econômica e sustentável, capaz de reduzir significativamente os impactos ambientais do plástico e contribuir para um futuro mais equilibrado e saudável para o planeta.

Palavras-chave:

Plástico, sustentabilidade, redução.

Justificativa:

A poluição por plásticos é um problema ambiental grave. Mesmo com ações de reciclagem, o volume de produção e descarte é muito superior à capacidade de reaproveitamento. A turma identificou que é necessário agir na causa do problema: a produção exagerada. Assim, propusemos uma solução que vai além da reciclagem: a redução e reutilização consciente de plásticos, aliada à mudança de comportamento das empresas e consumidores.

Objetivo Geral:

Investigar os impactos ambientais do descarte excessivo de plásticos e propor uma solução prática que contribua para a redução da sua produção e descarte.

Objetivo Específico:

Compreender os danos causados pelo plástico ao meio ambiente. Identificar o tempo de decomposição do plástico e sua durabilidade na natureza. Realizar uma pesquisa com as famílias sobre o consumo semanal de garrafas PET. Criar tabelas para análise dos dados obtidos. Desenvolver uma proposta sustentável para reduzir a produção de plástico. Estimular a conscientização ambiental entre alunos e suas famílias.

Questões Norteadoras:

Como podemos reduzir a produção de plásticos no mundo e, consequentemente, os danos causados ao meio ambiente?

Hipótese:

Se reutilizarmos recipientes plásticos em vez de descartá-los, poderemos diminuir o volume de lixo plástico no planeta. Se as empresas mudarem suas embalagens e sistemas de venda, o consumo de plástico será reduzido. Se as famílias tiverem mais consciência sobre seus hábitos de consumo, o descarte inadequado de plástico será menor.

Metodologia:

O projeto foi desenvolvido em cinco etapas principais: Pesquisa teórica: Leituras de textos, buscas na internet e vídeos educativos sobre a poluição por plástico e seus efeitos. Debates em sala de aula: Discussões em grupo sobre soluções já existentes e iniciativas sustentáveis no mundo. Pesquisa com as famílias: Coleta de dados sobre a quantidade de garrafas PET descartadas por semana em cada residência. Análise dos dados: Organização das informações em tabelas comparativas, com análise coletiva dos resultados. Proposta de solução: Desenvolvimento de uma ideia prática para reduzir a produção de embalagens plásticas: os mercados oferecerem produtos líquidos em máquinas de envase, e os clientes levariam seus próprios recipientes reutilizáveis.

Referências:

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), MEC, 2018. WWF Brasil – Poluição plástica: entenda o impacto ambiental. www.wwf.org.br Instituto Akatu – Consumo consciente de plástico. www.akatu.org.br YouTube: Canal “Manual do Mundo” – Quanto tempo leva para o plástico se decompor? Revista Galileu – Alternativas sustentáveis ao uso do plástico.

Apresentação:
Apresentação