ESTUDO SOBRE COMO AS MÚSICAS E CORES PODEM AFETAR O NOSSO ESTADO EMOCIONAL

Autores: Francisco Pedro da Silva bisneto, , Raytsa Rafaelly Pereira de Souza, Ana Letícia Campos Soares Liberato

Orientador: alan cardes dos santos santos

Instituição: ESCOLA ESTADUAL PEDRO GURGEL

Cidade/UF: ALMINO AFONSO/RN



Pontuação do Projeto: 1.6

Série:

Etapa: Ensino Fundamental II

Status do projeto: Finalizado

Resumo:

Neste trabalho, buscamos entender de que forma as cores e a música podem influenciar o estado emocional das pessoas. Para isso, usamos como base pesquisas já existentes e também realizamos uma pesquisa de campo na cidade de Almino Afonso, em 2025, com 32 participantes de diferentes idades e gêneros. Os resultados mostraram que a maioria acredita que músicas e cores afetam suas emoções de forma parcial, ou seja, não sempre, mas em muitos momentos. A psicologia das cores explica que diferentes tonalidades podem despertar sentimentos como alegria, tristeza ou até solidão. Já a música, por meio de seu ritmo, melodia e harmonia, pode ativar áreas do cérebro ligadas à emoção e à sensação de prazer ou tristeza. Essa relação já foi estudada por nomes como Goethe e Oliver Sacks, que destacam como esses estímulos sensoriais se conectam profundamente com a mente e a alma. Nosso objetivo foi analisar como o cérebro reage a esses estímulos e perceber como eles podem transformar nosso humor sem que a gente perceba. Os dados coletados e estudados confirmam que tanto as cores quanto a música têm um impacto significativo no modo como nos sentimos no dia a dia.

Palavras-chave:

Palavras - chave: Psicologia das cores, Emoções humanas, Música e comportamento, Estímulos sensoriais, Bem-estar emocional.

Justificativa:

curiosidade de saber como as músicas e cores podem nos influenciar.

Objetivo Geral:

Analisar como o cérebro se comporta ao ouvir musicas e interagir com cores

Objetivo Específico:

• Por que o nosso estado emocional muda repentinamente ao ouvir musicas • Como as cores podem afetar a forma de vermos as pessoas • Como as cores e músicas afetam diretamente o nosso dia a dia por exemplo uma prisão na Suíça onde as celas são pintadas de rosa para acalmar os prisioneiros

Questões Norteadoras:

As cores e músicas podem alterar nosso estado emocional?

Hipótese:

A realização de um estudo sobre como o conjunto de cores e músicas impactam nosso estado psicológico/emocional

Metodologia:

A pesquisa foi realizada na cidade de Almino Afonso no ano de 2025, pelos alunos do nono ano matutino da Escola Estadual Professor Pedro Gurgel. O estudo foi realizado a partir de uma pesquisa feita por esses alunos de forma online, por meio do Google Forms, no qual teve um quantitativo de 32 pessoas, onde 50% das pessoas que responderam, eram do sexo masculino, 47% do sexo feminino e 3% preferiram não dizer. Além disso, houve uma variação de idade entre as pessoas que responderam, ou seja, 58% tinham idades entre 12 a 15 anos e 42% entre 16 a 25 anos. Ao todo foram 9 perguntas para se aprofundar sobre o tema, que tinham como prioridade servir de base para a pesquisa realizada sobre como as cores e a música podem influenciar no estado emocional do ser humano.

Referências:

GOETHE, Johann Wolfgang von. Teoria das Cores. 1810. SACKS, Oliver. Musicophilia: Tales of Music and the Brain. 2007