EcoIERN: Coleta Seletiva que Transforma

Autores: Keivyson Victor Vieira de Sousa, Maria Eduarda Belo de Oliveira, Talita Cumi da Silva Floriano

Orientador: Rayanna Campos Ferreira

Coorientador: Bárbara Bruna Maniçoba Pereira Medeiros

Instituição: Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte - IERN Prof. Marcos Antônio Abrantes Formiga

Cidade/UF: ALEXANDRIA/RN



Pontuação do Projeto: 1.8

Série:

Etapa: Ensino Médio (Técnico)

Status do projeto: Finalizado

Resumo:

A gestão inadequada dos resíduos sólidos urbanos representa um dos principais desafios ambientais e sociais enfrentados no Brasil, especialmente em municípios de pequeno porte. Este trabalho teve como objetivo promover a conscientização ambiental e incentivar a prática da coleta seletiva em Alexandria-RN, por meio do projeto "EcoIERN: Coleta Seletiva que Transforma", desenvolvido por estudantes do Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (IERN). A pesquisa teve abordagem qualiquantitativa e foi realizada entre maio e julho de 2025, por meio da aplicação de questionários com moradores de seis bairros da cidade, além da implementação de ações educativas, como a produção de materiais informativos, divulgação em redes sociais e coleta de resíduos recicláveis. Os resultados revelaram baixo índice de adesão espontânea à coleta seletiva (10%) e indicaram falhas na divulgação e no conhecimento da população sobre o tema. A iniciativa resultou na arrecadação de 21,2 kg de materiais recicláveis e na doação do valor obtido com a venda dos resíduos a uma ONG local. Conclui-se que a educação ambiental, aliada a ações práticas e à participação comunitária, pode gerar impactos positivos e duradouros, apontando para a necessidade de políticas públicas mais eficazes e do fortalecimento de cooperativas de reciclagem na região.

Palavras-chave:

Educação Ambiental; Reciclagem; Sustentabilidade

Justificativa:

A relevância deste projeto reside na necessidade de ampliar o debate sobre a gestão de resíduos sólidos em nível local, com foco na promoção da coleta seletiva e na construção de uma cultura ambientalmente consciente. A relevância deste projeto reside na necessidade de ampliar o debate sobre a gestão de resíduos sólidos em nível local, com foco na promoção da coleta seletiva e na construção de uma cultura ambientalmente consciente.

Objetivo Geral:

Promover a conscientização ambiental e incentivar a prática da coleta seletiva em Alexandria-RN, por meio da implementação e análise do projeto "EcoIERN: Coleta Seletiva que Transforma".

Objetivo Específico:

Obj. esp. 1. Analisar a eficácia de um programa de educação ambiental implementado por uma instituição de ensino para promover a mudança de comportamento em relação ao descarte de resíduos na comunidade de Alexandria-RN. Obj. esp. 2. Identificar os principais desafios e as oportunidades na implementação de um sistema de coleta seletiva em um município de pequeno porte. Obj. esp. 3. Avaliar o impacto social e ambiental do projeto "EcoIERN", mensurando a quantidade de resíduos reciclados e o engajamento da comunidade local. Obj. esp. 4. Investigar a viabilidade de gerar receita através da venda de materiais reciclados para destinação a projetos sociais ou ambientais na região.

Questões Norteadoras:

Por que a coleta seletiva ainda não é uma prática comum entre os moradores da cidade de Alexandria?

Hipótese:

Acredita-se que a coleta seletiva ainda não é comum entre os moradores de Alexandria devido à falta de informação adequada e de estrutura acessível para o descarte correto dos resíduos.

Metodologia:

A elaboração do projeto terá início com a fase de planejamento e organização, onde o grupo de alunos do Curso Técnico em Agroecologia se reunirá para definir o cronograma e os recursos necessários. Em seguida, será realizada a etapa de diagnóstico e coleta de dados, através da aplicação de um questionário a 40 moradores em cada um dos seis bairros de Alexandria-RN, com o objetivo de avaliar o nível de conhecimento da população sobre a coleta seletiva. Os dados coletados serão analisados para identificar os principais desafios e oportunidades. Com base nos resultados, o projeto partirá para o desenvolvimento de estratégias educativas e de divulgação. Uma identidade visual será criada para o projeto, com uma logomarca e uma conta no Instagram para promover as ações e disseminar informações. Além disso, serão produzidos e distribuídos folhetos informativos nos bairros pesquisados, e uma caixa coletora de materiais recicláveis será instalada no IERN para incentivar a participação da comunidade escolar e local. A fase de implementação e ação consistirá na coleta dos materiais recicláveis (plástico e alumínio) pela equipe, que serão posteriormente pesados e comercializados em um ponto de reciclagem. O valor arrecadado será doado para a ONG Defensores dos Animais, gerando um impacto social positivo. Por fim, o projeto será encerrado com a análise dos resultados obtidos nos questionários para avaliar o impacto das ações realizadas e a elaboração de um relatório final.

Referências:

BERTICELLI, R.; PANDOLFO, A.; KORF, E. P. Gestão integrada de resíduos sólidos urbanos: Perspectivas e desafios. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, v. 5, n. 2, p. 711-744, 2017. BICALHO, M. L.; PEREIRA, J. R. Participação social e a gestão dos resíduos sólidos urbanos: Um estudo de caso de Lavras (MG). Gestão & Regionalidade, v. 34, n. 100, 2018. BRASIL. Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 147, n. 147, p. 3, 3 ago. 2010. JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 189-205, 2003.