INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE, DESENVOLVENDO MELHORIAS NA DESIGUALDADE EDUCACIONAL E NO APP CONECTE-SE

Autores: ANA JULIA BARBOSA RODRIGUES DE LIMA, DEBORA EMMANUELE BERNARDO DA COSTA, PEDRO VICTOR VALERIO

Orientador: Larissa Morais

Coorientador: Lidiane Rocha

Instituição: ESCOLA ESTADUAL PEDRO II

Cidade/UF: LAJES/RN



Pontuação do Projeto: 2

Série:

Etapa: Ensino Médio (Técnico)

Status do projeto: Finalizado

Resumo:

A desigualdade educacional é um problema significativo que ainda afeta muitas crianças e jovens, manifestando-se na disparidade de desempenho acadêmico devido à falta de acesso à educação básica. Um impacto significativo a todos que usam esses transportes, que com suas condições precárias também afeta a qualidade e conforto dos mesmos que estão a usar desses meios de locomoção. Uma das causas dessa desigualdade é a ausência de transportes escolares adequados para estudantes da zona rural em diversos municípios. Analisaremos se o rendimento escolar dos alunos tem alguma interferência com o deslocamento diário. Esta pesquisa, de natureza qualitativa e de campo, fundamenta-se em pesquisas bibliográficas, artigos e livros. Seu objetivo é melhorar o transporte escolar rural por meio de ações como monitoramento de rotas e mapeamento via GPS, manutenção das estradas, atualização do aplicativo Aplicativo Conecte-se e implementação de um checklist para os ônibus. Onde queremos dar mais segurança e tranquilidade aos responsáveis por meio do nosso aplicativo, que utilizaremos o App Conecte-se, como protótipo para sugerir uma atualização na interface da aba de educação em apps já existentes nas cidades. Este projeto ficou entre os top 10 da competição Ideathon/IFRN, promovida pela Casa dos Ventos e pela Prefeitura Municipal de Lajes, e também é fruto do Desafio Liga Jovem do Ideias de Futuro em parceria com o Sebrae.

Palavras-chave:

Tecnologia; GPS; Transporte escolar rural; Educação.

Justificativa:

O projeto Conecte-se surge da necessidade de enfrentar um dos maiores obstáculos à educação nas zonas rurais: a precariedade do transporte escolar. No município de Lajes/RN, muitos estudantes enfrentam diariamente dificuldades como atrasos, superlotação e ausência de horários definidos, o que compromete sua frequência e desempenho escolar. A proposta de desenvolver um aplicativo que auxilie na gestão do transporte escolar visa minimizar essas barreiras, promovendo maior previsibilidade, eficiência e segurança no deslocamento dos alunos. A iniciativa se fundamenta na escuta ativa da comunidade escolar, com base em dados reais coletados junto aos estudantes e familiares, e busca integrar tecnologia e inclusão educacional, contribuindo para a redução da desigualdade no acesso à educação pública de qualidade.

Objetivo Geral:

Implementar a atualização de um sistema integrado para a melhoria da segurança, manutenção e eficiência do transporte escolar, proporcionando recursos de segurança para estudantes da zona rural por meio do app Conecte-se como protótipo. Este sistema incluirá o monitoramento de rotas para garantir a segurança dos alunos e tranquilidade dos responsáveis, a manutenção das estradas para melhorar a durabilidade dos transportes e o conforto da comunidade, tem como objetivo minimizar o atraso educacional dos estudantes da zona rural. Foi montado um protótipo para o app Conecte-se, que propõe uma sugestão de GPS, monitoramento de rotas, checklist e feedback. Oferecendo mais segurança aos pais para que monitorem o trajeto escolar dos seus filhos até a casa ou a escola.

Objetivo Específico:

Desenvolver e implementar uma atualização no aplicativo Conecte-se para melhorar a segurança, manutenção e eficiência do transporte escolar para os estudantes da zona rural. Introduzir um sistema de monitoramento de rotas por GPS no aplicativo, garantindo a segurança dos alunos e proporcionando tranquilidade aos responsáveis. Coordenar ações para a manutenção regular das estradas rurais, visando melhorar a durabilidade dos transportes escolares e aumentar o conforto da comunidade. Desenvolver e integrar um checklist de manutenção no aplicativo para os ônibus escolares, assegurando a qualidade e segurança do transporte utilizado pelos alunos.

Questões Norteadoras:

a problemática norteadora deste trabalho é, como a inadequação do transporte escolar em áreas rurais contribui para a desigualdade educacional entre crianças e jovens no município de Lajes, em especial aos estudantes da Escola Estadual Pedro II?

Hipótese:

que a falta de um transporte escolar adequado nas áreas rurais contribui diretamente para a desigualdade educacional, gerando altos índices de reprovação e abandono escolar, principalmente pela dificuldade dos alunos em acessar a escola de forma regular.

Metodologia:

O presente projeto de pesquisa está fundamentado em estudos bibliográficos e artigos científicos, que possibilitam uma compreensão mais ampla e embasada sobre a temática proposta. O objeto central da investigação são os alunos que utilizam o transporte escolar no município de Lajes, com foco especial naqueles residentes na zona rural que se deslocam diariamente para as instituições de ensino localizadas na zona urbana. Esse deslocamento diário revela desafios e especificidades que merecem atenção no campo da educação, da mobilidade e da inclusão escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e de campo, voltada à compreensão da realidade vivenciada pelos estudantes que dependem do transporte público escolar. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de entrevistas com o uso da ferramenta "Google Forms", recurso que permitiu alcançar um número de 11 participantes, que responderam a 16 questões, destas foram escolhidas 5 para análise . Os entrevistados foram alunos regularmente matriculados nas turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, dos cursos técnicos, turmas do Médio Potiguar, bem como pais ou responsáveis legais pelos estudantes que utilizam com frequência o transporte escolar. As entrevistas abrangeram indivíduos de ambos os sexos, com idades variando entre 14 e 39 anos, permitindo, assim, uma diversidade de perspectivas quanto ao uso do transporte escolar, suas dificuldades e contribuições no processo de aprendizagem e frequência escolar. As principais respostas e percepções dos entrevistados estão sistematizadas na próxima sessão, que ilustra os pontos mais relevantes obtidos durante a coleta de dados. No momento da elaboração deste projeto, de acordo com informações fornecidas pela Secretaria Municipal de Educação (SME), foi informado que há um total de 383 alunos da zona rural matriculados nas escolas do município. Desses, 71 estudantes da zona rural frequentam especificamente a escola Estadual Pedro II . Ainda segundo dados oficiais da SME, o município de Lajes conta com uma frota de 11 ônibus escolares, todos em pleno funcionamento, destinados ao transporte diário dos alunos entre as zonas rural e urbana. A relevância desta pesquisa reside na possibilidade de compreender como o transporte escolar impacta diretamente no acesso à educação, especialmente para os estudantes que vivem em áreas mais afastadas do centro urbano. Por meio das informações coletadas, será possível apontar avanços, identificar lacunas e propor melhorias no serviço de transporte escolar, contribuindo para uma educação mais equitativa e acessível a todos.

Referências:

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso: 15 de jul. 2024. MARTINS, Ana Paula Antunes. Análise dos impactos das condições do transporte escolar rural no rendimento escolar dos alunos. Universidade de Brasília, Brasília, 21 jun. 2010. Disponível: https://repositorio.unb.br/handle/10482/8542. Acesso: 15 de jul. de 2025. 14:38 horas. SILVA, João; PEREIRA, Maria. A desigualdade no transporte escolar e suas implicações na educação básica. Revista Brasileira de Educação, v. 25, n. 4, p. 123-145, 2023. Disponível: https://www.revistabrasileiraeducacao.com.br/artigos/desigualdade-transporte-escolar. Acesso: 19 jul. 2024. SOUZA, Valquiria Melo. Análise crítica da infraestrutura de suporte aos alunos e do sistema de transporte escolar rural: o caso dos distritos de Trairi. Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009. Disponível: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68284 Acesso: 08 de Jul. de 2025.

Apresentação:
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