Esportes para todos , criando materiais esportivos sustentáveis e acessíveis com a ciência e a criatividade

Autores: NILSON RYAN DA SILVA PAULA, DEYBSON SMYTH BENTO VIANA, MARIA JULIA GOMES FERNANDES

Orientador: EMERSON FLAVIO CABRAL DE MEDEIROS

Coorientador: Marcos Antonio da Silva

Instituição: Escola Estadual Ana Maria Vieira Liberato

Cidade/UF: AUGUSTO SEVERO/RN



Pontuação do Projeto: 1.2

Série:

Etapa: Ensino Fundamental II

Status do projeto: Finalizado

Resumo:

A pesquisa sobre brinquedos sustentáveis surgiu da necessidade de conscientizar crianças, educadores e famílias sobre a importância da preservação ambiental e do consumo responsável desde a infância. O objetivo principal foi investigar como a confecção de brinquedos a partir de materiais recicláveis pode promover a sustentabilidade e desenvolver a criatividade infantil. A hipótese central é que o uso de materiais reaproveitados na criação de brinquedos estimula a consciência ecológica, reduz a produção de resíduos e contribui para práticas pedagógicas mais sustentáveis. Para isso, foram realizadas atividades práticas com alunos, que incluíram coletas seletivas de materiais como garrafas PET, papelão, tampinhas, entre outros, seguidas da construção coletiva de brinquedos como carrinhos, bonecos e jogos. Durante o processo, foram aplicadas rodas de conversa e observações para avaliar o engajamento e a compreensão dos alunos sobre o tema. Os resultados indicaram grande envolvimento das crianças, que demonstraram entusiasmo tanto na criação dos brinquedos quanto na discussão sobre o meio ambiente. Observou-se um aumento no interesse pelas questões ambientais e uma valorização do reaproveitamento de materiais no cotidiano. Conclui-se que os brinquedos sustentáveis são uma ferramenta eficaz para integrar educação ambiental, ludicidade e aprendizagem significativa, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis com o futuro do planeta.

Palavras-chave:

Brinquedos sustentáveis

Justificativa:

O projeto visa incentivar a criatividade na criação de brinquedos e conscientizar sobre o consumo responsável e os impactos ambientais.

Objetivo Geral:

Despertar a consciência ambiental dos alunos por meio da construção e utilização de brinquedos sustentáveis, incentivando a reutilização de materiais recicláveis, a criatividade, o consumo responsável e o respeito ao meio ambiente.

Objetivo Específico:

• Identificar materiais recicláveis que podem ser reutilizados na construção de brinquedos. • Compreender a importância da sustentabilidade e do consumo consciente. • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe na elaboração de brinquedos sustentáveis. • Desenvolver habilidades manuais por meio da construção de brinquedos com materiais reaproveitáveis. • Promover atitudes de cuidado e responsabilidade com o meio ambiente. • Refletir sobre o impacto do descarte inadequado de resíduos no planeta.

Questões Norteadoras:

É possível se divertir com brinquedos feitos de materiais reaproveitados?

Hipótese:

Se reutilizarmos materiais recicláveis como garrafas PET, papelão, rolos de papel, tampinhas e tecidos usados para criar brinquedos, então conseguiremos produzir brinquedos criativos, divertidos e sustentáveis, contribuindo para a redução do lixo e para a conscientização ambiental das crianças. Pesquisa: Antes de começar a criação dos brinquedos, é interessante fazer uma pesquisa sobre como brinquedos recicláveis podem ser benéficos tanto para o meio ambiente quanto para o desenvolvimento infantil. Alguns pontos a abordar: o Impactos ambientais dos brinquedos plásticos tradicionais. o Vantagens de utilizar materiais reciclados (redução de resíduos, economia de recursos, etc.). o Tipos de brinquedos que podem ser feitos com materiais recicláveis (exemplo: brinquedos de papelão, garrafas PET, latas, tampinhas, etc.).

Metodologia:

Promover uma discussão com os alunos sobre: • O que são brinquedos sustentáveis? • Por que é importante reutilizar materiais? • Exemplos de brinquedos feitos com materiais recicláveis. • Pesquisa e levantamento de materiais Garrafas PET, tampinhas, caixas de papelão, rolos de papel, tecidos, entre outros. • Apresentação de ideias e modelos • Planejamento e criação • Criatividade • Cooperação • Segurança no manuseio dos materiais • Socialização e exposição Realizar uma apresentação ou feira com os brinquedos criados, onde cada grupo explica o que fez, quais materiais usou e como o brinquedo funciona.

Referências:

• Instituto Alana – Criança e Consumo: https://criancaeconsumo.org.br Oferece materiais e reflexões sobre consumo consciente e sustentabilidade na infância. • Educação Ambiental na Prática (Blog e livros de atividades): https://www.educacaoambientalnopratico.com.br Conteúdo com oficinas, projetos e ideias para uso de recicláveis em sala de aula. BARBOSA, Ana Maria. Arte-educação e meio ambiente: práticas com materiais alternativos. São Paulo: Cortez, 2012. Aborda o uso de materiais recicláveis e alternativos nas práticas pedagógicas, especialmente na construção de objetos e brinquedos.