Vozes da Retomada: Vivência Kaingang - Morro Santana, Porto Alegre, RS.

Autores: Gabriela Pinheiro Avila, Giovana Luz de Lima

Orientador: Daniela Marques Nunes

Coorientador: Raul Dias Godinho

Instituição: EMEF JOSÉ MARIANO BECK

Cidade/UF: PORTO ALEGRE/RS



Pontuação do Projeto: 1.6

Série:

Etapa: Ensino Fundamental II

Status do projeto: Finalizado

Resumo:

A Mata Atlântica compreende a faixa continental leste brasileira, expandindo para o oeste no sudeste e sul do Brasil. Desde a colonização europeia e os ciclos econômicos, esse bioma vem sofrendo uma alteração nas suas características, alterando a subsistência das populações tradicionais com perdas territoriais e exploração dos recursos. Além dos povos originários, outras espécies também entraram em risco de extinção como os macacos, onças e araras, descaracterizando o ambiente natural. Atualmente, a especulação imobiliária é a atividade mais impactante nesse bioma. O objetivo deste estudo é reconhecer a visita à campo como uma estratégia de aprendizagem eficiente na compreensão de questões teóricas que muitas vezes não atingem a motivação dos alunos pelo conhecimento. As aulas de Ciências e o EEABI, expuseram os conhecimentos teóricos necessários à compreensão do contexto. Foi realizada uma visita com alunos da EMEF José Mariano Beck, à Retomada Gãh Ré Kaingang no Morro Santana em dezembro de 2023, onde se registrou dados do Bioma e dos costumes e conhecimentos da tribo em seu habitat natural, além de informações sobre a retomada territorial. Os resultados revelaram a efetividade da visita a campo como uma experiência de aprendizado vivencial mostrando como foi importante para o conhecimento ecológico e o respeito pela diversidade cultural. Os alunos conheceram a aldeia, a escola, a dispensa de alimentos, a horta, cantaram com os indígenas, subiram o morro e identificaram áreas de mata exótica com floresta de Pinnus, perguntaram sobre os animais que vivem na mata e pediram para retornar outras vezes à Retomada Kaingang.

Palavras-chave:

Povos Originários; Mata Atlântica; Morro Santana

Justificativa:

O bioma Mata Atlântica tem sido amplamente explorado desde a colonização Europeia que intensificou a ocupação dos territórios de povos nativos e a pressão sobre diversos recursos naturais como plantas e animais. Além da escravização dos povos nativos pelo recrutamento ao trabalho pesado interferindo em sua cultura, ocorreu uma significativa alteração na paisagem natural. Hoje já podemos observar a reação de algumas tribos indígenas que se voltam à luta pela retomada de seu território. Saídas a campo e visitas técnicas enriquecem a aprendizagem, pois permitem aos alunos vivenciarem na prática os conteúdos abordados em sala de aula. Essas experiências promovem uma maior conexão entre teoria e realidade, despertando o interesse e a curiosidade para a observação direta dos fenômenos naturais, sociais ou culturais. Além disso, favorecem o desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, resolução de problemas e pensamento crítico. Essas atividades também possibilitam uma imersão em diferentes contextos, ampliando a percepção dos alunos sobre a diversidade de ambientes e formas de vida. No caso de visitas a comunidades tradicionais ou áreas de conservação, por exemplo, há um importante estímulo ao respeito à biodiversidade e aos saberes locais. Assim, saídas a campo tornam o processo de aprendizagem mais dinâmico, significativo e integrado à realidade.

Objetivo Geral:

Proporcionar aos alunos o reconhecimento dos povos tradicionais da Mata Atlântica e suas interações no ambiente natural em Porto Alegre, além do reconhecimento da luta na defesa do seu território original.

Objetivo Específico:

-Registro através de fotos e vídeos, do ambiente incluindo plantas medicinais e nativas; -Registro dos indígenas em seu território e conversas informais sobre ações de proteção e manejo dos recursos pelos indígenas; além das demandas de gestão pública necessárias a Retomada oficial do Território.

Questões Norteadoras:

As visitas a campo são ferramentas efetivas na aprendizagem da caracterização dos Biomas e reconhecimento dos povos originários?

Hipótese:

1.Essa estratégia de pesquisa se mostrará eficiente para que os alunos reconheçam a importância da preservação do patrimônio biológico e cultural das paisagens naturais; 2.Os alunos compreendem mais facilmente através da vivência, a importância do respeito aos os direitos dos povos originários do nosso território.

Metodologia:

-Aulas teórico expositivas sobre os Biomas do RS; -Identificação de plantas e animais nativos do Bioma Mata Atlântica através de pesquisas na internet; -Identificação dos povos tradicionais do Bioma Mata Atlântica; -Uso do Atlas Ambiental de Porto Alegre para identificar a inserção da cidade no meio natural; -Saída de campo com alunos da EMEF José Mariano Beck à Retomada Gãh Ré Kaingang no Morro Santana; -Registro da tribo em seu habitat natural através de fotos e entrevistas sobre a retomada territorial pelos indígenas.

Referências:

-Cruz, Eliomara da Costa et.al. Visita Técnica com Instrumento de Ensino e Aprendizagem. 2022. Revista Mais Educação, v.5, n.5, p.994-1001. -Ferreira, Marcelo. Retomada Indígena em Morro de Porto Alegre Completa Dois Anos de Resistência. 2024. <https://www.brasildefato.com.br/2024/11/09/retomada-indigena-em-morro-de-porto-alegre-completa-dois-anos-de-resistencia> Acesso em: 10/11/2024. -Menegat, Rualdo. Atlas Ambiental de Porto Alegre. 2006. <https://www.ufrgs.br/atlas/atlas_digital.html> Acesso em: 24/09/2023. -Nova Escola. Os Biomas Brasileiros: Caracterização. 2023. <https://novaescola.org.br/planos-de-aula/fundamental/7ano/ciencias/os-biomas-brasileiros-caracterizacao/1862> -Tommasino, Kimiye; Fernandes, Ricardo Cid. Povos Indígenas no Brasil. 2021. <https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Kaingang> Acesso em: 23/10/2023.

Apresentação:
Apresentação