Atenção aos moranguinhos: uso do Arduíno como apoio à Horta do Sabiá

Autores: JULIA KAUANY AGUIAR FERREIRA, PABLO ANTÔNIO MOURA VIEIRA, NICOLY CAROLINE PORTO DA COSTA

Orientador: Ariadne Leal Wetmann

Coorientador: Viviane Dartora Peres

Instituição: EMEF DE SURDOS BILINGUE SALOMAO WATNICK

Cidade/UF: PORTO ALEGRE/RS



Pontuação do Projeto: 1.3

Série:

Etapa: Ensino Fundamental II

Status do projeto: Finalizado

Resumo:

A horta da escola Salomão Watnick sempre estimula muitas aprendizagens. Todas as turmas plantam e mantêm diversas espécies de temperos e alimentos, não raro usados na própria cozinha. A presente pesquisa busca solucionar um problema que surgiu nas férias: o aviso da professora responsável sobre a rega dos morangos, espécie mais sensível à seca, se perdeu, e as plantas murcharam. Formulou-se a hipótese de que os morangos são plantas muito sensíveis à falta de umidade e necessitam ser regados com muita frequência, bem como foi aventado que a rotina da escola prejudica na organização das responsabilidades da rega e manejo dos morangos. Dessa forma, considerou-se que um sistema eletrônico visual pode facilitar a informação de rotina de cuidados com os morangos a qualquer pessoa, de qualquer idade, habilidade de leitura ou ocupação na escola. Buscando responder às perguntas sobre a validade de tais observações e a utilidade da proposta, delineou-se o projeto de utilizar equipamentos de placa Arduíno e seus sensores de umidade e programá-los para detectar a falta de umidade no solo dos vasos de morango e acionar uma luz de LED sempre que for o momento apropriado para regá-los: com o sinal luminoso, quem estiver nas proximidades pode aguar as plantas sem problemas. A partir do objetivo geral de envolver a escola nos cuidados com a horta, ramificam-se os objetivos específicos de viabilizar as frutinhas em si, aprender sobre as diferentes necessidades de rega conforme as espécies, aprender sobre robótica e tecnologia associadas ao meio ambiente e fomentar a pesquisa em geral e o aumento do vocabulário em Libras. Pretendemos verificar constantemente a umidade do solo, construir estruturas necessárias para a instalação e melhoria do modelo, proceder aos ajustes necessários à programação do Arduíno, socializar a solução com a comunidade escolar e verificar os resultados.

Palavras-chave:

Horta escolar; Rotina de rega; Necessidades de umidade do solo; Robótica educacional; Arduíno; Sensores de umidade; Educação inclusiva; Educação de surdos

Justificativa:

A Horta Recanto do Sabiá é um espaço de muitas aprendizagens na escola de surdos Salomão Watnick. Todas as turmas de todos os níveis e modalidades plantam e mantêm diversas espécies de temperos e alimentos, não raro usados na própria cozinha. Entretanto, constatou-se um problema durante as férias: o aviso da professora responsável sobre a rega dos morangos, espécie mais sensível à seca, se perdeu, e as plantas murcharam. Então os alunos, considerando que a escola tem equipamentos de robótica Arduíno, propuseram que um sistema de verificação da umidade do solo dos vasos de moranguinho poderia ser útil para alertar por meio de um sinal luminoso a qualquer pessoa que puder se voluntariar para aguá-los nos momentos necessários. Os sensores de umidade das placas Arduíno, já existentes na escola, podem distinguir a terra seca, necessitando de rega, da terra apropriadamente úmida, o que poderia ajudar as pessoas da comunidade escolar como um todo a se envolverem na atividade e ajuddarem a cuidar de um item tão apreciado da nossa horta.

Objetivo Geral:

Envolver a comunidade escolar nos cuidados com a horta.

Objetivo Específico:

1. Preservar os morangos, que demandam mais cuidados e são muito apreciados. 2. Entender sobre as necessidades de rega de diferentes espécies de plantas. 3. Associar o bom uso da tecnologia aos cuidados de uma horta. 4. Apropriar-se da programação em Arduíno. 5. Apropriar-se de metodologias de pesquisa a partir dos materiais do projeto Aluno Pesquisador, da UFRGS. 6. Estudar sinais referentes à horta, bem como às tecnologias envolvidas.

Questões Norteadoras:

A programação de uma placa Arduíno com seus sensores de umidade pode distinguir de forma adequada quando a terra dos vasos de morangos precisa ser regada? Essa ação pode ajudar a comunidade escolar a se engajar e ajudar a regar os morangos sempre que necessário?

Hipótese:

1. Os morangos são plantas muito sensíveis à falta de umidade e necessitam ser regados com muita frequência. 2. A rotina da escola prejudica na organização das responsabilidades da rega e manejo dos morangos. 3. Um sistema eletrônico visual pode facilitar a informação de rotina de cuidados com os morangos a qualquer pessoa, de qualquer idade, habilidade de leitura ou ocupação na escola.

Metodologia:

1. Aulas e debates sobre os problemas constatados e as soluções propostas. 2. Verificação constante da umidade do solo dos vasos. 3. Construção de estruturas necessárias para a instalação e melhoria do modelo. 4. Ajustes necessários à programação do Arduíno. 5. Socialização da solução com estudantes, corpo docente, funcionárias e funcionários e familiares. 6. Verificação dos resultados.

Referências:

1. ARENHALDT, Rafael; MACHADO, José Luis; ALVES, Evandro (Org.). Meu Diário de Pesquisa. Porto Alegre, UFRGS, 2023. 2. Salomão Watnick EMEF de Surdos. Diário de Pesquisa - Parte 1. Youtube, 24 de ago. de 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gP0qTNj2BbY 3. Salomão Watnick EMEF de Surdos. Diário de Pesquisa - Parte 2. Youtube, 28 de out. de 2024. Disponível em: https://youtu.be/PWGKeZF8JsA 4. MESQUITA, A. F. [@profbiodicas]. Ideia para projeto: Horta Escolar com Irrigação Automática. Disponível em: <https://www.instagram.com/p/C82xJ16PuEU/?igsh=dnNkbDY2ZnR4MXJh>. Acesso em: 8 nov. 2024.