Engenharia do vento: o uso da educação STEAM para impulsionar o aprendizado interdisciplinar

Autores: Rhuan Lordelo Moreira , Davi Dalfior Mainetti, Arthur Maroni Candido

Orientador: Leandro Marochio Fernandes

Instituição: IFES - Campus Cachoeiro de Itapemirim

Cidade/UF: CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM/ES



Pontuação do Projeto: 1.8

Série:

Etapa: Ensino Médio (Técnico)

Status do projeto: Finalizado

Resumo:

O projeto "Engenharia do vento" propõe o uso da metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) para transformar o aprendizado de ciências exatas no ensino técnico do IFES. Através da construção e teste de turbinas eólicas verticais, os alunos explorarão conceitos como aerodinâmica, energia renovável e design, promovendo um aprendizado prático e interdisciplinar. O uso de tecnologias como a impressão 3D enriquecerá o processo, permitindo que os alunos apliquem teoria na resolução de problemas reais. O projeto visa aumentar o engajamento dos alunos e prepará-los para carreiras técnicas, ao mesmo tempo em que promove a conscientização sobre sustentabilidade e energias renováveis.

Palavras-chave:

STEAM; Turbinas Eólicas Verticais; Educação Interdisciplinar; Impressão 3D; Sustentabilidade

Justificativa:

O ensino de ciências exatas enfrenta o desafio de engajar os alunos e relacionar os conteúdos teóricos ao mundo real. Este projeto visa solucionar essa questão através da metodologia STEAM, utilizando turbinas eólicas verticais como ferramentas práticas e educativas para ensinar física, matemática e tecnologia. Além de melhorar a compreensão dos alunos, o projeto promove a conscientização sobre a sustentabilidade e o uso de energias renováveis, alinhando-se às necessidades educacionais e ambientais atuais.

Objetivo Geral:

Promover o ensino interdisciplinar de ciências exatas por meio da construção e teste de turbinas eólicas verticais, integrando a metodologia STEAM para aumentar o engajamento dos alunos e sua compreensão de conceitos científicos e tecnológicos.

Objetivo Específico:

1. Ensinar os princípios básicos de aerodinâmica e conversão de energia através da construção de turbinas eólicas verticais. 2. Desenvolver habilidades de engenharia e design através da utilização de ferramentas de fabricação digital, como a impressão 3D. 3. Promover a conscientização sobre energias renováveis e sustentabilidade, conectando os alunos às questões ambientais atuais. 4. Incentivar a integração entre arte e tecnologia, considerando a estética e o design das turbinas como parte do processo de aprendizado.

Questões Norteadoras:

Como a aplicação da metodologia STEAM com o uso de turbinas eólicas verticais pode impulsionar o aprendizado de conceitos científicos e tecnológicos entre os alunos do ensino técnico?

Hipótese:

1. A construção e o teste de turbinas eólicas verticais aumentam o interesse dos alunos por ciências exatas, promovendo um aprendizado mais prático e interativo. 2. A utilização de tecnologias emergentes, como a impressão 3D, na construção de turbinas melhora a compreensão dos conceitos de física e engenharia. 3. A abordagem STEAM que integra ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática prepara melhor os alunos para carreiras em áreas técnicas e tecnológicas, especialmente no contexto de energias renováveis.

Metodologia:

O projeto será desenvolvido em etapas, começando com a seleção dos modelos de turbinas a serem construídos (Savonius, Darrieus e Giromills). Os alunos participarão do design e da fabricação das turbinas utilizando impressão 3D. As turbinas serão testadas em um túnel de vento didático, onde serão coletados dados sobre seu desempenho. Os resultados serão analisados para ajustes e otimização, com base nos princípios de aerodinâmica e conversão de energia. A metodologia STEAM será aplicada ao longo do processo, integrando ciências exatas, tecnologia e arte.

Referências:

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Documento:
PICTI_Turb.pdf