VOZES DA RETOMADA: VIVÊNCIAS NA TERRA KAINGANG - MORRO SANTANA, PORTO ALEGRE, RS.

Autores: Giovana Luz de Lima, Gabriela Pinheiro Avila

Orientador: Daniela Marques Nunes

Coorientador: Raul Dias Godinho

Instituição: EMEF JOSÉ MARIANO BECK

Cidade/UF: PORTO ALEGRE/RS



Pontuação do Projeto: 1.6

Série:

Etapa: Ensino Fundamental II

Status do projeto: Finalizado

Resumo:

A Mata Atlântica compreende a faixa continental leste brasileira, expandindo para o oeste no sudeste e sul do Brasil. Desde a colonização européia e os ciclos econômicos, esse bioma vem sofrendo uma alteração nas suas características, alterando a subsistência das populações tradicionais com perdas territoriais e exploração dos recursos. Além dos povos originários, outras espécies também entraram em risco como os macacos, onças e araras, descaracterizando o ambiente natural. Nos dias atuais, a especulação imobiliária é a atividade mais impactante nesse bioma. O objetivo deste estudo é reconhecer a visita à campo como uma estratégia de aprendizagem eficiente na compreensão de questões teóricas que muitas vezes não atingem a motivação dos alunos pelo conhecimento. As aulas de Ciências e o EEABI, expuseram os conhecimentos teóricos necessários à compreensão do contexto. Foi realizada uma visita com alunos do 7° ano da EMEF José Mariano Beck, à Retomada Gãh Ré Kaingang no Morro Santana em dezembro de 2023, onde se registrou os costumes e conhecimentos da tribo em seu habitat natural e informações sobre a retomada territorial. Os resultados revelaram a efetividade da visita a campo como uma experiência de aprendizado vivencial mostrando como foi importante para o conhecimento ecológico e o respeito pela diversidade cultural. Os alunos conheceram a aldeia, a escola, a dispensa de alimentos, a horta, cantaram com os indígenas, subiram o morro e identificaram áreas de mata exótica com floresta de Pinnus, perguntaram sobre os animais que vivem na mata e pediram para retornar outras vezes à Retomada.

Palavras-chave:

Povos Originários; Mata Atlântica; Morro Santana

Justificativa:

O Bioma Mata Atântica tem sido amplamente explorado desde a colonização Européia que intensificou a ocupação dos territórios de povos nativos e a pressão sobre recursos como as plantas e os animais. Além do recrutamento do povo nativo ao trabalho pesado o que interferiu em sua cultura, todas essas novas atividades humanas provocaram uma significativa alteração na paisagem natural. Nos dias atuais, a especulação imobiliária gera grandes impactos sobre as populações tradicionais. Em Porto Alegre as terras do Morro Santana onde os indígenas estão morando legalmente pertencem a uma empresa do mercado imobiliário. Porém, devendo muitos anos de IPTU, essas terras deveriam ser retomadas pelo governo. Os indígenas pedem que a União tome as terras e façam a demarcação como território indígena, mas a empresa tenta recuperar o terreno para construir um condomínio de luxo. Essa disputa só nos revela a insensibilidade e a ganância das empresas que destroem a natureza e o território de povos tradicinais. Trabalhar essas questões desde o Ensino Fundamental como forma de vivenciar a realidade que nos cerca, pode subsidiar uma cultura de maior respeito ao ambiente, a todos os seres vivos que nele habitam, além de uma maior aceitação às difereças culturais humanas.

Objetivo Geral:

O objetivo dessa pesquisa é proporcionar aos alunos do 7° o reconhecimento e a identificação dos costumes e a luta pelo território dos povos tradicionais da Mata Atlântica.

Objetivo Específico:

Obj. esp. 1 - Identificar os costumes dos Kaingangs em seu territótio natural; Obj. esp. 2 - Reconhecer a vegetação nativa do Bioma no território indígena; Obj. esp. 3 - Reconhecer e registrar a luta pela conquista do seu território original e pela defesa do ambiente. Obj. esp. 4 - Sensibilizar os alunos do 7° ano para a importância da preservação dos territórios indígenas e do respeito às culturas tradicionais, promovendo uma compreensão dos biomas atrás da vivência e do conhecimento compartilhado pelas comunidades Kaingangs. Obj. esp. 5 - Apresentar os resultados desse estudo que teve seu início apresentado no II SIC/SMED-2023, antes da saída à campo com os alunos.

Questões Norteadoras:

Como o contato direto com comunidades indígenas e seus territórios pode aprofundar o entendimento dos alunos sobre biomas e promover a valorização das culturas tradicionais?

Hipótese:

Essa estratégia de pesquisa se mostrará eficiente para que os alunos do 7° ano reconheçam a importância da preservação do patrimônio biológico e cultural das paisagens naturais e compreendam a importância do respeito aos direitos dos povos originários do nosso território.

Metodologia:

O estudo teve início em junho de 2023 através de aulas teórico expositivas sobre os Biomas do RS. Após a exposição dos Biomas do RS pela professora, se iniciou uma pesquisa na internet com o auxílio dos ChomesBooks. A pesquisa foi direcionada a identificação das plantas e dos animais que compõem o Bioma Mata Atlântica. Seguiu a identificação dos povos originários que viviam no Brasil antes da Colonização Européia e daqueles que vivem em Porto Alegre, RS. O Atlas Ambiental de Porto Alegre foi consultado para identificar a localização da cidade no meio natural e o Bioma onde a cidade está inserida. Foi realizada uma saída a campo em dezembro de 2023 com alunos do 7° ano da EMEF José Mariano Beck à Retomada Gah Ré Kaingang no Morro Santana em Porto Alegre. Durante caminhadas pelo Morro Santana, dentro do Território Kaingang, foram realizados registros das plantas, das ações conservacionistas de manejo ambiental pelos indígenas, da tribo em seu habitat natural e das demandas políticas e de gestão pública necessárias a Retomada oficial do Território. Os registros foram realizados através de fotos e entrevistas informais sobre a retomada territorial.

Referências:

-Atlas Ambiental de Porto Alegre, 2023. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/atlas/atlas_digital.html> . Acesso em: 14 ago. -Fauna digital, 2023. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/faunadigitalrs/bimalab-ufrgs/> . Acesso em 14 ago. -Gah-re-, 2024. Disponível em: <https://www.brasildefators.com.br/2024/02/21/retomada-gah-re-quer-urgencia-na-demarcacao-no-morro-santana> . Acesso em: 23 mar. -História do Mundo, 2023. Disponível em: <https://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/descobrimento-da-america.htm> . Acesso em 14 mai. -InfoEscola, 2023. Disponível em: <https://www.infoescola.com/biomas/mata-atlantica/>. Acesso em: 27 jun.

Apresentação:
Apresentação