ALIMENTAÇAO SUSTENTÁVEL - ENTRE DIETAS, DESPERDÍCIO E MAPAS

Autores: BENITO DOS PASSOS ROSA, DAVI CARVALHO LIMA, KEVYN DA COSTA DUARTE, DAVI MENGER RAUPP, daniely Vitória da Silveira Gomes, WILLIAN BECKER DA ROSA, ANDRIELI DA COSTA DE OLIVEIRA, SARA SANTOS DA ROSA BERLIM

Orientador: Priscilla Corrêa de Aguiar Monteiro

Coorientador: Rogério Marques Silva

Instituição: EMEF OSÓRIO RAMOS CORRÊA

Cidade/UF: GRAVATAI/RS



Pontuação do Projeto: 1.3

Série:

Etapa: Ensino Fundamental II

Status do projeto: Finalizado

Resumo:

Em resumo explorar a interseção entre alimentação sustentável, dietas, desperdício, fome e mapeamento, busca aprofundar a compreensão do sistema alimentar atual e propor solução que beneficiam a sociedade e o meio ambiente. A fome é um problema global que precisa de esforços, condutas entre governos, organizações e a sociedade. Discutir esses temas também é uma oportunidade para educar a sociedade sobre a importância de práticas alimentar sustentáveis. A conscientização pode levar a mudanças de comportamento que favorecem a redução da fome e da insegurança alimentar.

Palavras-chave:

Palavras-chave: Alimentação Sustentável, dietas, desperdício, fome

Justificativa:

A escolha do tema alimentação sustentável entre: dietas, desperdícios e mapas é realmente urgente, considerando os desafios globais que enfrentamos atualmente com a crescente fome, a insegurança alimentar e os impactos ambientais da produção e do consumo de alimentos. vimos a necessidades de adentar em alguns temas como: - Necessidade de redução do desperdício: Estudos indicam que aproximadamente um terço dos alimentos produzidos globalmente é desperdiçado. Esse desperdício não apenas contribui para a fome, mas também gera enorme desperdício de recursos naturais e energia. - Combate à fome: A fome é um problema persistente em diversas regiões do mundo. alimentação sustentável pode oferecer solução como o uso de praticas agrícolas que aumentam a produção de alimentação de forma eficiente e equitativa. Mapeamentos dos alimentos podem identificar áreas de necessidade e potencial produtivo, facilitando a distribuição mais justa. - Promoção de Dietas Saudáveis: A transição para dietas mais sustentáveis não só beneficia o meio ambiente mas também a saúde humana. Dietas ricas em vegetais, grão integrais, frutas e alimentos locais são associadas a menores riscos de doenças crônicas. Portanto explorar como as escolhas alimentares afetam tanta a saúde individual como coletiva é fundamental. - Educação e Conscientização: Discutir esses temas também é uma oportunidade para educar a sociedade sobre a importância de práticas alimentares sustentáveis. A conscientização pode levar a mudanças de comportamento que favoreçam a redução do desperdício e a escolha de alimentos mais saudáveis e sustentáveis.

Objetivo Geral:

Aprofundar o nosso conhecimento sobre a dieta alimentar, desperdício, poder mapear os alimentos consumidos em cada continente junto com o desperdício e a fome.

Objetivo Específico:

Entender sobre dieta alimentar. Mapear quais as regiões do mundo que sofrem mais com a insegurança alimentar e a fome. Mapear os alimentos que predominam nos continentes e de que forma a alimentação sustentável pode ser uma aliada no combate à fome.

Questões Norteadoras:

A alimentação sustentável pode ser uma estratégia para reduzir a insegurança alimentar juntamente com a fome?

Hipótese:

A alimentação Sustentável é um fator para ajudar na redução da fome. A alimentação sustentável pode oferecer soluções como a produção de práticas agrícola que aumentam a produção de alimentos de forma eficiente. A conscientização pode levar a mudança de comportamento que favoreçam a redução do desperdício e a escolha de alimentos mais saudáveis e sustentáveis.

Metodologia:

Inicialmente o presente trabalho passou pela elaboração do problema/pesquisa a fim de substanciar objetivos propostos para execução do mesmo. Posteriormente elaborou o roteiro a ser seguido no trabalho. Realizou se a discussão sobre os subtemas e a organização dos grupos de pesquisa. Na etapa seguinte, foram organizadas procedimentos metodológico: - Pesquisa Bibliográfica - Construção / elaboração dos painéis -Elaboração dos Slides - Aplicação dos questionários: O que os alunos trazem de lanche para escola? Quanto de desperdício tem na escola? Quem mais desperdiça comida? Ainda na metodologia, foram feitos ensaios da apresentação e do teatro.

Referências:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Alimentação saudável"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/alimentacao-saudavel.htm. Acesso em 21 de outubro de 2024. GUITARRARA, Paloma. "Fome no mundo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/a-fome-no-mundo-atual.htm. Acesso em 21 de outubro de 2024. https://nr.com.br/6-comidas-tipicas-da-africa-do-sul. Shizuo, Tsuji e Fisher, M.F.K. (2007). Japanese Cooking: A Simple Art. [S.l.]: Kodansha International. 240 páginas. ISBN 4770030495 Jennifer Ellen Robertson, ed. (2005). A companion to the anthropology of Japan. [S.l.]: Wiley-Blackwell. 421 páginas. ISBN 0631229558 Let's Cook Japanese Food!: Everyday Recipes for Home Cooking. [S.l.]: Chronicle Books. 2007. p. 101. ISBN 0-8118-4832-9 Texto "autor Kaneko, Amy " ignorado (ajuda). Strychar I (janeiro de 2006). «Diet in the management of weight loss». CMAJ (em inglês). 174 (1): 56–63. doi:10.1503/cmaj.045037. Consultado em 15 de dezembro de 2012. https://abeso.org.br/obesidade-e-sindrome-metabolica/mapa-da-obesidade.