Conhecimento discente quanto ao (s) efeito (s) do energético no organismo humano e seu consumo entre os jovens estudantes do Ensino Fundamental II da EMEF Santo Antônio de Pádua, de Gravataí/ RS

Autores: ANA CLARA DE MELLO GUEDES, EVERTON DA SILVA ARBOITE, GUILHERME PROTÁSIO MACIEL DE MENEZES, GUSTAVO DA SILVA FLORES, JÚLIA GUSMÃO LANGNER DA SILVA, KAROLLAYNE MOREIRA BERGENTHAL RODRIGUES, KAUÃ ALESSANDRO DOS SANTOS DIAS, LETICIA DE SOUZA LANGER, LETYCIA DE MORAES LOPES, LOHANA MARKOWSKI GOVEIA, LUCAS DA ROSA FORTES, NATHALY AZEVEDO BUENO, PEDRO BECKER PIRES, PEDRO ENRICO ORTIZ DE ALMEIDA, RAFAEL PEREIRA DE LIMA, RAFAELY VICTORIA DUARTE RAMOS, TAINA RODRIGUES MALEITZKE, TAUANY MÜLLER DE ALMEIDA, TAYANA MARQUES NUNES, THALITA ROHDE DE LIMA, YNGRID LANDIM BOZA

Orientador: Cibele Nunes Vargas

Instituição: EMEF Santo Antônio de Pádua

Cidade/UF: GRAVATAI/RS



Pontuação do Projeto: 1.3

Série:

Etapa: Ensino Fundamental II

Status do projeto: Finalizado

Resumo:

Através da pergunta norteadora “Quais problemas o energético pode causar na saúde do adolescente?”, o presente trabalho procurou pesquisar sobre o consumo dessa bebida, verificando ainda sua ingestão entre os estudantes do Ensino Fundamental II da EMEF Santo Antônio de Pádua. Assim, uma entrevista foi realizada, a fim de auxiliar no conhecimento sobre o assunto proposto. Constatou-se que o consumo de energético não deve ser estimulado devido aos malefícios que podem ocorrer quando consumido em excesso. Pode provocar problemas cardiovasculares, no metabolismo humano, insônia, irritabilidade, ansiedade, etc. No entanto, é preciso conhecer que o energético também beneficia o organismo, proporcionando mais energia e concentração, diminuindo a sensação de cansaço. Misturar energético com bebidas alcoólicas aumenta o risco de perigo ao organismo humano. Portanto, concluiu-se que conhecer o assunto, moderar na ingestão e verificar seus efeitos são imprescindíveis para lidar com o consumo do energético.

Palavras-chave:

Energéticos, malefícios do energético, benefícios do energático.

Justificativa:

O presente trabalho pretende levar ao conhecimento dos jovens os motivos que levam os adolescentes a ingerirem energético, procurando compreender seus benefícios e malefícios no organismo humano. Dessa forma, pode-se alertar sobre a ingestão dessa bebida. A importância dessa pesquisa está no fato de poder propagar conhecimento sobre o assunto.

Objetivo Geral:

Conhecer os efeitos do energético no organismo humano e seu consumo na EMEF Santo Antônio de Pádua entre os estudantes do Ensino Fundamental II.

Objetivo Específico:

* Aprimorar o conhecimento discente sobre os impactos do consumo frequente de bebidas energéticas na saúde física e mental do adolescente. * Compreender o que o energético pode causar no coração. * Levar ao conhecimento das pessoas o quão o consumo excessivo de energético pode fazer mal à saúde. * Descobrir e aprender ainda mais sobre o energético. * Verificar os riscos do consumo de energéticos no corpo humano.

Questões Norteadoras:

Quais problemas o energético pode causar na saúde do adolescente?

Hipótese:

O energético pode trazer problemas no coração. O consumo excessivo de energético pode causar taquicardia. Consumir energético pode provocar insônia e ansiedade.

Metodologia:

Realizou-se uma metodologia quantitativa de pesquisa bibliográfica em sites confiáveis e entrevista com estudantes do Ensino Fundamental II da EMEF Santo Antônio de Pádua.

Referências:

ALVIM, Mariana. O que as bebidas energéticas prometem e como realmente impactam a saúde. In: BBC Brasil. Disponível em <https://www.bbc.com/portuguese/geral-51580835>. Acessado em 03, out. 2024. ENGOV. Quantos energéticos posso tomar por dia? Quando tomar? In: Engov. Disponível em <https://www.engov.com.br/blog/energia-e-disposicao/quanto-tempo-dura-o-efeito-do-energetico-no-corpo>. Acessado em 02, out. 2024. MILLÉO, Amanda. Quais os riscos do energético para saúde e quando é demais? In: Alice blog. Disponível em <https://alice.com.br/blog/sua-saude/energetico-quando-e-demais-riscos-para-saude/>. Acessado em 02, out. 2024. Revista Veja. Energéticos: como eles podem afetar a saúde. Disponível em <https://veja.abril.com.br/saude/energeticos-como-eles-podem-afetar-a-saude>. Acessado em 04, out. 2024. VARELLA, Dráuzio. Energéticos podem aumentar o risco de transtornos mentais entre jovens. In: UOL. Disponível em <https://drauziovarella.uol.com.br/psiquiatria/energeticos-podem-aumentar-o-risco-de-transtornos-mentais-entre-jovens/#:~:text=“O%20energético%20potencializa%20a%20ansiedade,suicídio”%2C%20alerta%20a%20dra.>. Acessado em 03, out. 2024.