Lendas Gaúchas, brinquedos e brincadeiras

Autores: Alessandra de Oliveira Gonçalves, Agatha Hindersmann Castilhos, Daphne Barbosa Mautone

Orientador: Cláudia Feil Viegas

Instituição: Escola Municipal de Ensino Fundamental Neusa Goulart Brizola

Cidade/UF: PORTO ALEGRE/RS



Pontuação do Projeto: 1.8

Série:

Etapa: Ensino Fundamental I

Status do projeto: Finalizado

Resumo:

A partir da apresentação do livro Um Quero-Quero me contou da autora Léia Cassol, os alunos demonstraram um grande interesse em querer conhecer as lendas Gaúchas e as curiosidades de cada uma, onde questionavam o que era porongo, como era a planta da erva-mate, onde o quero-quero fazia o ninho e como era feita a casinha do João-de-barro. A partir destas curiosidades, foram pesquisadas as lendas. Para trabalhar com os brinquedos e brincadeiras foi convidada para uma palestra com a turma a 2º Prenda Mirim do Estado Cecília Feil Schmidt para apresentar os brinquedos e brincadeiras que as crianças do interior do nosso Estado brincavam, onde foi apresentado alguns brinquedos, como a boneca de sabugo de milho, boneca de graveto, boneca de pano, peteca com pedrinhas e palha de milho, entre outros, além de apresentar e demonstrar aos alunos as brincadeiras, onde ficaram muito felizes em poder conhecer e ver que com a imaginação podemos nos divertir. Elaboramos este projeto, com o propósito de conhecer as lendas Gaúchas, brinquedos e brincadeiras de antigamente, realizando o resgate delas para o cotidiano das crianças colocando em prática a criatividade e a imaginação delas. A partir daí, surgiu a curiosidade da turma em saber se existiam lendas do nosso Estado e a curiosidade dos brinquedos e brincadeiras daquela época. Os alunos conheceram, refletiram e debateram sobre algumas lendas Gaúchas, brinquedos e brincadeiras realizando o resgate desta cultura, mostrando como é possível se divertir como antigamente sem estar sempre na frente de telas, usando a imaginação e criatividade para se divertir, utilizando muitas vezes materiais da natureza, como gravetos, sabugo de milho e folhas secas, além de materiais recicláveis.

Palavras-chave:

Lendas Gaúchas, brinquedos, brincadeiras, curiosidades

Justificativa:

Como as lendas Gaúchas normalmente não são abordadas e nem os brinquedos e brincadeiras de antigamente, elaboramos este projeto para conhecimento das mesmas, afim de usar a criatividade e a imaginação da criança.

Objetivo Geral:

Conhecer, refletir e debater sobre as lendas Gaúchas, brinquedos e brincadeiras realizando o resgate desta cultura, mostrando como é possível se divertir como antigamente sem estar sempre na frente de telas, usando a imaginação e a criatividade para se divertir, onde muitas vezes podemos utilizar materiais da natureza ou até mesmos recicláveis.

Objetivo Específico:

Conhecer algumas lendas do nosso Estado despertando a curiosidade da criança; Confeccionar e experimentar brinquedos e brincadeiras utilizando recicláveis, imaginação e criatividade para brincar no dia-a-dia; Pesquisar sobre as curiosidades do tema.

Questões Norteadoras:

A partir da curiosidade da turma, eles queriam saber se existiam lendas específicas do nosso Estado e se as brincadeiras e brinquedos eram como atualmente.

Hipótese:

Os alunos mostraram-se surpresos ao verem que existiam muito mais lendas do que as tradicionais folclóricas. No início, quando questionados sobre as lendas, eles acreditavam que estávamos falando do Curupira, Boitatá, Sereia Iara, entre outros. Foi questionada, então, com a turma se eles conheciam a lenda do João-de-barro, Quero-Quero e da erva-mate, onde responderam que não conheciam. Ficaram surpresos em saber que as brincadeiras e brinquedos foram mudando com o tempo e que antigamente, devido à situação econômica das famílias, as crianças criavam seus próprios brinquedos utilizando materiais da natureza, como grãos, sabugo, pedra, palha além de materiais recicláveis, criatividade e muita imaginação, onde naquele tempo, não existiam as telas de celulares e computadores.

Metodologia:

Foi realizado trabalho de pesquisa, videos sobre as lendas e palestra com a 2º Prenda Mirim do Estado Cecília Feil Schimidt sobre brinquedos e brincadeiras, onde com a criatividade e imaginação foram criados brinquedos utilizando materiais recicláveis.

Referências:

CASSOL, Léia Um quero-quero me contou…/ Léia Cassol; ilustrações de Carla Pilla - Porto Alegre: Cassol, 2008. 24p.:iI. - (Coleção Espalhafatos, 2) ISBN 078-85-89508-24-7 LENDAS GAÚCHAS, Vol. 1 Coletânea de histórias populares do Rio Grande do Sul. pág.30 Ano 2000 LENDAS GAÚCHAS, Vol. 2 Coletânea de histórias populares do Rio Grande do Sul. pág.24 Ano 2000 LENDAS GAÚCHAS, Vol. 3 Coletânea de histórias populares do Rio Grande do Sul. pág.29 Ano 2000