A importância da arborização nas regiões urbanas e nossa relação com a natureza

Autores: Laura Camargo Nascimento , Maria Luiza Jadiscke Darski, Lorenzo Souza dos Santos, Lucas Gamarra Alves

Orientador: Camila da Silva Goldas

Coorientador: Suelen de Souza Duarte

Instituição: EMEF ANTONIO RAMOS DA ROCHA

Cidade/UF: GRAVATAI/RS



Pontuação do Projeto: 1.2

Série:

Etapa: Ensino Fundamental II

Status do projeto: Finalizado

Resumo:

A arborização exerce importante função nos centros urbanos, sendo responsável por uma série de benefícios ambientais e sociais para a qualidade de vida nas cidades e a saúde física e mental da população. Para a compreensão do ambiente urbano, fazem-se necessários estudos que enfoquem a percepção ambiental da população em relação ao meio ambiente. Portanto, nosso projeto visa conhecer a percepção dos habitantes que costumam frequentar o Parcão da cidade de Gravataí, sobre a importância da arborização neste local e sua capacidade de reconhecer quais espécies de árvores compõem a vegetação do parque. Realizamos o levantamento de dados através de uma saída de campo no parqur no dia 16/10/2024. Os alunos do sétimo ano, da turma 72 da Escola de Ensino Fundamental Antônio Ramos da Rocha coletaram os dados através de questionário, onde foram entrevistadas 30 pessoas neste dia. Também realizamos o levantamento das espécies de árvores presentes no parque através de fotos e anotações e coleta de pequenos ramos quando necessário. Os resultados do questionário confirmaram nossas hipóteses, onde a maioria dos entrevistados frequenta diariamente o parque e se sente bem no mesmo, porém não reconhece as espécies de árvores que se encontram no Parcão. Dos entrevistados que mencionaram o nome de alguma espécie, a metade não soube classificá-la como exótica ou nativa. Nossos resultados demonstraram a necessidade de iniciativas da educação ambiental para que a população possa ter maior conhecimento a respeito da vegetação presente no meio onde habitamos.

Palavras-chave:

Levantamento de vegetação; cidade; parque; percepção ambiental.

Justificativa:

A arborização exerce importante função nos centros urbanos, sendo responsável por uma série de benefícios ambientais e sociais que melhoram a qualidade de vida nas cidades e a saúde física e mental da população. Para a compreensão do ambiente urbano, fazem-se necessários estudos que enfoquem a percepção ambiental da população em relação ao meio ambiente. A percepção ambiental trata de como a sociedade percebe o seu meio circundante, expressando suas opiniões de como interpreta, convive e se adapta à realidade. Portanto, nosso projeto visa conhecer a percepção dos habitantes que costumam frequentar o Parcão da cidade de Gravataí, sobre a importância da arborização neste local e sua capacidade de reconhecer quais espécies de árvores compõem a vegetação do parque. Será realizado também um levantamento das espécies de árvores do parque, para que possamos divulgar este conhecimento para a comunidade.

Objetivo Geral:

Este trabalho tem como objetivo questionar a opinião dos frequentadores do Parcão de Gravataí sobre a importância da arborização urbana e seu conhecimento das espécies ali existentes e realizar o levantamento das espécies de plantas arbóreas presentes no parque.

Objetivo Específico:

- Aplicar um questionário com os frequentadores do Parcão de Gravataí. - Quantificar as árvores existentes nos locais em estudo; - Estabelecer a classificação botânica quanto a gênero ou espécie; - Agrupar as espécies quando à sua origem: nativa ou exótica;

Questões Norteadoras:

As pessoas acreditam ser importante a presença do vegetação do Parcão, utilizando a área diariamente e reconhecendo as espécies de árvores presentes no parque?

Hipótese:

Acreditamos que as pessoas tenham a presença do Parcão como importante. A população se sente bem em meio a vegetação e assim utilizando a área diariamente. No entanto a maioria do frequentadores não reconhecem as espécies de árvores presentes no parque.

Metodologia:

Para testar as três hipóteses realizamos o levantamento de dados através de uma saída de campo até o Parcão de Gravataí no dia 16/10/2024 - Segunda-feira. Os alunos do sétimo ano, turma 72, da Escola de Ensino Fundamental Antônio Ramos da Rocha coletaram os dados através de questionário para o desenvolvimento do projeto de iniciação científica que os mesmos elaboraram para a Mostra Científica que ocorreu em setembro na escola. Foram entrevistadas 30 pessoas que se encontravam frequentando o Parcão neste dia. Também realizamos o levantamento das espécies de árvores presentes no parque através de fotos e anotações e coleta de pequenos ramos quando necessário.

Referências:

Viana, Á. L., Lopes, M. C., Neto, N. F. D. A. L., Kudo, S., da Silva Guimarães, D., & Mari, M. (2014). Análise da percepção ambiental sobre os parques urbanos da cidade de Manaus, Amazonas. Revista Monografias Ambientais, 13(5), 4044-4062. Dorigo, T. A., & Lamano-Ferreira, A. P. N. (2015). Contribuições da percepção ambiental de frequentadores sobre praças e parques no Brasil (2009-2013): revisão bibliográfica. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, 4(3), 31-45.