INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE: APROVEITANDO A FIBRA DE COCO NA PRODUÇÃO DE BRINQUEDOS EDUCACIONAIS

Autores: Maria Sophia Gomes de Medeiros, VÍTOR ERICK ALVES DA SILVA, Maria Júlia Lima de Albuquerque

Orientador: Antonio Domingos da Silva

Coorientador: Silvia Zilmara Maia

Instituição: INSTITUTO PEQUENO PRINCIPE - IPP

Cidade/UF: MOSSORO/RN



Pontuação do Projeto: 1.6

Série:

Etapa: Ensino Fundamental II

Status do projeto: Finalizado

Resumo:

A fibra de coco tem vários benefícios, como, por exemplo, a capacidade de manter a temperatura do ambiente estável, resistência às pragas e insetos. A pesquisa tem por objetivo produzir brinquedos pedagógicos que possam ajudar no desenvolvimento criativo e cognitivo infantil e alcançar pessoas em situações de vulnerabilidade socioeconômica. A metodologia inicial se deu por uma pesquisa bibliográfica sobre a fibra de coco e suas utilidades, projetos construídos utilizando essa fibra, sua composição, seus benefícios, seus usos e como poderíamos utilizá-la para o nosso projeto. Após o levantamento de dados sobre a fibra de coco, iniciou-se a parte prática do projeto, na qual foram construídos brinquedos. Com isso, conseguimos construir brinquedos pedagógicos de baixo custo, para oferecer opções educacionais e divertidos para crianças com condições baixas além disso, facilitando a educação.

Palavras-chave:

Fibra de coco. Brinquedos. Sustentabilidade. Vulnerabilidade socioeconômica.

Justificativa:

A justificativa deste trabalho baseia-se no potencial da fibra de coco como um material sustentável, versátil e com inúmeras aplicações funcionais. Com características como resistência à umidade, estabilidade térmica e proteção contra pragas e insetos, a fibra de coco já é amplamente utilizada em projetos de construção, mostrando-se uma alternativa ecológica em diversos contextos, como em países como Índia, Sri Lanka e Malásia. A utilização desse recurso natural para a produção de brinquedos pedagógicos oferece uma solução criativa e sustentável para problemas sociais e ambientais. Atualmente, muitas crianças em situações de vulnerabilidade socioeconômica têm acesso limitado a brinquedos educativos de qualidade, muitas vezes recorrendo a resíduos sólidos para suas brincadeiras. O projeto propõe a fabricação de brinquedos acessíveis a partir da fibra de coco, aproveitando suas propriedades ecológicas, para contribuir com o desenvolvimento cognitivo e criativo das crianças. Além de oferecer uma alternativa ao uso de plásticos, a decomposição dos brinquedos feitos com fibra de coco pode enriquecer o solo, agregando valor ambiental ao projeto. Desta forma, o trabalho visa não apenas criar soluções sustentáveis, mas também promover inclusão social e oportunidades educacionais para crianças em condições desfavoráveis.

Objetivo Geral:

Construir brinquedos que possam auxiliar no desenvolvimento infantil, ao mesmo tempo em que atendam pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Além de reduzir a poluição ambiental ao utilizar materiais naturais, diminuindo assim o uso de plástico na produção de brinquedos. Dessa forma, quando os brinquedos entrarem em decomposição, eles poderão contribuir para a nutrição do solo.

Questões Norteadoras:

Como garantir que crianças em situações de vulnerabilidade social tenham acesso a brinquedos educativos, considerando as condições financeiras de suas famílias?

Hipótese:

Produzir brinquedos educativos a partir da fibra do coco é uma alternativa de baixo custo que permite as crianças em situações de vulnerabilidade desenvolverem suas habilidades cognitivas.

Metodologia:

A metodologia inicial se deu por uma pesquisa bibliográfica sobre a fibra de coco e suas utilidades, projetos construídos utilizando essa fibra, sua composição, seus benefícios, seus usos e como poderíamos utilizá-la para o nosso projeto, pesquisamos também os materiais que podem ser misturados com a fibra e como faríamos esses brinquedos, além disso, utilizamos outros projetos como referência para nossos estudos, pesquisas, testes e práticas. Após o levantamento de dados sobre o material utilizado, iniciou-se a parte prática do projeto, onde foram empregados os seguintes materiais: • 20 cocos para a extração da fibra; • Água; • Vinagre de álcool; • Polvilho; • Plástico filme; • Moldes; • Tinta guache; • Papel adesivo. Para a construção dos brinquedos, foi retirado as fibras de cerca de 20 cocos, em seguida, foi colocado a fibra de molho, junto com água por cerca de 2 dias. Em seguida, foi batida a fibra com um pouco mais água. Logo após, foi desfiada e retirado o seu tanino. Depois, foi colocado para secar e cortado em pedaços menores, para que ela ficasse mais fina e triturada. Em seguida, foi produzido um tipo de cola, misturando água e polvilho, mexido em fogo baixo. Quando a mistura apresentou uma textura viscosa, foi adicionado o vinagre de álcool e colocado para esfriar. Depois, a fibra foi misturada coma cola e a moldada sobre o plástico filme, colocando-a em moldes e dando o formato desejado, além de terem sido feitos os recortes para ajustar a forma final. Depois de totalmente secos, foi aplicado os acabamentos, pintando-os e colando imagens para torná-los mais bonitos, criativos e chamativos para as crianças.

Referências:

APROCOCO BRASIL, fibra de coco, disponível em: https://aprococobrasil.org.br/coco-e-cultura/derivados/fibra-de-coco/ , acesso em: 16 ago. 2024. CARRIJO, Osmar Alves; LIZ, Ronaldo Setti de; MAKISHIMA, Nozomu. Fibra da casca do coco verde como substrato agrícola. Horticultura brasileira, v. 20, p. 533-535, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/hb/a/PQsvvcv3dgWRHGTYD9qsFML/ , acesso em: 23 ago. 2024. DIKOKO, Descubra os incríveis benefícios da fibra de coco na construção: resistência, durabilidade e estilo, disponível em: https://www.dikoko.com.br/descubra-os-incriveis-beneficios-da-fibra-de-coco-na-construcao-resistencia-durabilidade-e-estilo/ , acesso em: 12 ago. 2024.