Energia

Autores: Ana Cláudia Kley, Ana Sofia de Moraes, Carlos Eduardo Paulo Rodzinski, Carlos Lorenzo Almeida Costa, Eduardo Margutti Machado Cariolli, Elisa Barbosa Martins, Manuela Simon Mayer, Maria Luiza de Lima Rosa, Miguel Vieira de Souza, Nicolas Ferreira Nunes, Nicolen Silva Sanches, Sophia Silva de Lima

Orientador: Daíse Gross Menger

Instituição: EMEF COSTA DO IPIRANGA

Cidade/UF: GRAVATAI/RS



Pontuação do Projeto: 1.7

Série:

Etapa: Ensino Fundamental I

Status do projeto: Finalizado

Resumo:

O uso indiscriminado da energia é um problema de nível ambiental, pois pode causar o efeito estufa e geração de dióxido de carbono, entre outros. a presente pesquisa buscou conhecer os dois tipos de geração de energia; a energia renovável e a energia não renovável. considerando como hipótese o impacto sócio ambiental. Para esclarecer a importância deste assunto no cotidiano, foram feitos estudos e maquetes. Por fim, concluiu-se que a energia tem se reinventado, porem ainda precisamos economizar para diminuir os impactos na natureza. em pesquisas futuras, sugere-se que sejam convidados palestrantes de entidades como a RGE, para falar sobre este assunto, trazendo dicas de cooperação do homem, para com a natureza

Palavras-chave:

Energia, impactos ambientais, comunidade escolar

Justificativa:

: A energia faz parte do cotidiano brasileiro, mas como saber se minhas escolhas, não estão prejudicando o planeta Terra? O problema é que as pessoas não economizam a energia, sendo necessário constantemente encontrar mais fontes geradoras de energia, para suprir esta demanda crescente. Buscando várias alternativas de produção de energia, sendo ela de fonte renovável ou não renovável. Este assunto é relevante, pois na escola se aprende sobre como reduzir o consumo de energia, sendo a escola uma grande incentivadora dos alunos, quanto ao fato de falarem com suas famílias, sobre formas de consumo consciente e sustentável no cotidiano, integrando assim a comunidade e a escola.

Objetivo Geral:

Compreender e conhecer sobre fontes de energia, e como elas influenciam na preservação do planeta.

Objetivo Específico:

OBJETIVO ESPECÍFICO 1: Objetivo específico: Compreender o uso da energia renovável, e não renovável, e suas consequências no nosso planeta. OBJETIVO ESPECIFICO 2: Identificar se as pessoas, realmente sabem os principais tipos de energias existente e os possíveis impactos sobre o planeta. OBJETIVO ESPECÍFICO 3: Averiguar algumas formas de economia de energia, e quais atitudes podem cooperar ainda mais para a sustentabilidade do planeta.

Questões Norteadoras:

Quais são as fontes de energias renováveis e não renováveis, existentes? O Brasil, tem investido em fontes de energia? o que podemos fazer para estimular os cuidados com o consumo de energia?

Hipótese:

HIPÓTESE 1- Energia não renovável, é uma das causadoras de desiquilíbrio do ecossistema. HIPÓTESE 2- A maioria das pessoas da comunidade escolar e familiares, não conhecem sobre o correto uso da energia. HIPOTESE 3- Hoje, as pessoas têm consciência e são engajadas, com o tema de sustentabilidade, e o uso consciente e responsável de energia.

Metodologia:

Pesquisa bibliográfica com livros da biblioteca e sites confiáveis. Será analisado alguns impactos de energia renovável e não renovável ao planeta, tendo como objetivo a conscientização e sustentabilidade, bem como instruir sobre algumas formas de uso consciente e responsável de energia.

Referências:

BASILIO, Patrícia. Conta de luz: confira 10 dicas para economizar energia elétrica. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/06/29/conta-de-luz-confira-10-dicas-para-economizar-energia-eletrica.ghtml. Acesso em: 17 set. 2024.MARQUES, Vinícius. Energia Renovável. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/energia-renovavel/. Acesso em: 18 set. 2024 GUITARRARA, Paloma. "Fontes não renováveis de energia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fontes-nao-renovaveis-energia.htm. Acesso em 20 de outubro de 2024. GONÇALVES, Jhonilson Pereira. Lei de Lavoisier. 2024. Disponível em: https://www.manualdaquimica.com/quimica-geral/lei-lavoisier.htm. Acesso em: 12 set. 2024. KOIFMAN, Sergio. Como economizar energia na escola:: +8 formas. +8 formas. 2022. Disponível em: https://www.ideiasinteligentes.com/meio-ambiente/como-economizar-energia-na-escola-8-formas/. Acesso em: 05 set. 2024.MATTEDE, Henrique. Tabela de potência dos eletrodomésticos! 2021. Disponível em: https://www.mundodaeletrica.com.br/tabela-de-potencia-dos-eletrodomesticos/#google_vignette. Acesso em: 18 out. 2024. Matriz energética brasileira. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/matriz-energetica-brasileira/. Acesso em: 10 set. 2024 MOREIRA, Thalles. Efeito estufa: fontes de energia não renováveis e seus impactos. Fontes de energia não renováveis e seus impactos. 2021. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/fontes-de-energia-nao-renovaveis/. Acesso em: 03 set. 2024. SOUSA, Rafaela. "Desmatamento"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/o-desmatamento.htm. Acesso em 18 de setembro de 2024.