Conhecendo as Lagartixas

Autores: THOMAS GABRIEL RAULINO GUERRA, PEDRO HENRIQUE CEREJA DE FREITAS, LÍVIA FLORES BARIVIERA, LAVÍNNIA DE SIQUEIRA SEVERO

Orientador: MARIA ELAINE SENTI CORREA FERRI

Coorientador: Claudia Coelho Feio

Instituição: EMEF DORIVAL CANDIDO LUZ DE OLIVEIRA

Cidade/UF: GRAVATAI/RS



Pontuação do Projeto: 1.8

Série: Jardim II

Etapa: Educação Infantil

Status do projeto: Finalizado

Resumo:

A presença de alguns animais em nosso cotidiano provocou a curiosidade das crianças, no caso, a lagartixa, portanto essa pesquisa visa conhecer um pouco mais sobre esse bichinho, que muitos tem medo, outros tem nojo e outros nem conhecem direito ou nunca viram. Com essa pesquisa aa turma procura compreender o seu papel no Meio Ambiente e mesmo não sendo um animal doméstico, por qual motivo ela se encontra dentro dos nossos lares e na escola? As hipóteses confirmam que ela é um réptil, de muita agilidade e importância, nos auxiliando no controle de alguns insetos que consideramos perigosos, como por exemplo aranha, escorpião, mosquitos, incluindo o mosquito da dengue. Portanto a pesquisa foi de suma importância para que desde cedo as crianças aprendam a valorizar os seres vivos, compreendendo sua função no ecossistema.

Palavras-chave:

Lagartixa; Vida terrestre; Função no Meio Ambiente

Justificativa:

As crianças vinham acompanhando uma lagartixa que vivia na escola, seguiam ela pelos espaços da pracinha e ficaram curiosos em conhecer mais sobre a vida dela. Pois frequnetemente aparece alguma lagartixa na sala de aula.

Objetivo Geral:

Investigar e compreender a biologia, comportamento e importância ecológica das lagartixas, promovendo a conscientização sobre a preservação das espécies e seu papel no equilíbrio dos ecossistemas.

Objetivo Específico:

Analisar o papel das lagartixas nos ecossistemas, incluindo sua alimentação, habitats preferidos e interações com outras espécies. Investigar como as lagartixas contribuem para o controle de populações de insetos, avaliando sua importância para a agricultura e saúde pública. Propor ações para a proteção e conservação das lagartixas;

Questões Norteadoras:

Porque existem lagartixas aqui na escola?

Hipótese:

As lagartixas se camuflam; A lagartixa consegue escalar paredes e fica grudada na parede; Quando a lagartixa tem medo, ela perde o rabo;

Metodologia:

Saída de Campo: Expediçaõ investigativa; Roda de Conversa: Chuva de ideias sobre as lagartixas; Painel expositivo: o que sabemos, o que queremos saber? Vídeos explicativos; Aula expositiva com imagens de diversas espécies de lagartixas; Observação de uma lagartixa real; Observar o esqueleto de uma lagartixa através de um microscópio e lupa; Contruir um viveiro para uma lagartixa; Cantigas de roda que envolvem o nome da lagartixa;

Referências:

https://novo.ufra.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2901&catid=17&Itemid=121, último acesso em 01/09/2024. https://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/lagartixa.htm, último acesso em 01/09/2024 https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/lagartixa-o-reptil-protetor-do-seu-lar/, último acesso em 01/09/2024