Conhecendo e desbravando Gravataí

Autores: THEYLLOR RAPHAEL DOS SANTOS KEMPFER, NÍCOLLAS PONTES LOPES DA SILVA, Davi Almeida de Oliveira, Arthur Holz Urnau, Yuri Maciel da Silva, Gean Gabriel Rodrigues Soares, LAURA ISABELLI SILVEIRA DA SILVA, NICOLLY EMILI FONSECA MENEZES, THEYLLOR RAPHAEL DOS SANTOS KEMPFER, CAÍQUE HEINSCH DE LIMA, KAUANY CUNHA TAVARES, KALEB CORREIA PEREIRA, TAYANNE CRISTINA PARÉ CRISPIN, LAURA SOARES DA SILVEIRA, PEDRO OLAVO CLAUDIO RENZ, HELLEN HELENA DOS SANTOS FERREIRA, THEO HENRIQUE LEÃO, LARA SOUZA DA SILVA, ANTHONY RODRIGUES DE OLIVEIRA, RAFAEL WAISS DIAS DA SILVA, ANDRYW FRANCISCO JORDÃO, EDUARDO SANTOS DOS SANTOS , JONATHAN LUIS OLIVEIRA DA SILVA, FERNANDA MARTINS DA SILVA, LAINE MUSSKOPF FONSECA, GUSTAVO MARCON VALADAS, LIVIA ISADORA CANCIANI, JEFERSON WILLIAM SCHAUSSARD FAUTH

Orientador: KATIELI PERSICO NUNES

Instituição: EMEF DORIVAL CANDIDO LUZ DE OLIVEIRA

Cidade/UF: GRAVATAI/RS



Pontuação do Projeto: 1.6

Série:

Etapa: Ensino Fundamental I

Status do projeto: Finalizado

Resumo:

Se faz necessário a instrumentalização e o conhecimento dos diferentes espaços e localizações do município de Gravataí, com isso, é fundamental que seja apresentado aos alunos a exploração visual do contexto das diferentes paisagens e referências patrimoniais do nosso município. Permitir que os alunos conheçam e reconheçam diferentes espaços que fazem parte do seu cotidiano ou também que ainda podem ser descobertos por eles, faz com que os alunos apreciem e tornem a sua aprendizagem mais significativa e eficaz, para isso, espera-se que os alunos iniciem o processo de leitura e decodificação de espaços e ambientes constituídos por eles ou então que possam ser descobertos e investigados por meio de pesquisas e interações sociais.

Palavras-chave:

Gravataí; hitória; contexto socio-cultural

Justificativa:

O presente projeto visa, conhecer alguns pontos turísticos do Município de Gravataí, os quais supostamente foram trabalhados alguns conteúdos no livro estruturado Set Brasil da Editora Moderna. Deste modo percebe-se que, muitos de nossos alunos não possuem conhecimento de pontos turísticos principais do Município de Gravataí, partindo deste ponto, surgiu-se a ideia de desbravar e conhecer alguns dos principais pontos turísticos de Gravataí com os alunos da turmas de 3o do ensino fundamental.

Objetivo Geral:

Proporcionar aos alunos condições de conhecer e aprofundar seus conhecimentos relacionados a história do município de Gravataí para assim poder aprender a relação histórica entre passado e presente, mudanças e permanências de lugares e territórios e sua relação indivíduo e sociedade e com isso compreendendo-se como parte dessa história;

Objetivo Específico:

Apresentar a cidade de Gravataí para os alunos/as a partir de sua história e sua origem; Desenvolver o interesse pela cultura e o desejo de participar dela; Refletir sobre a história como processo que se renova todos os dias; Estimular interesse, curiosidade, pesquisa e observação da realidade do município; Despertar o interesse pela realidade levando os alunos a descobrirem o município, suas particularidades, seu relevo, sua hidrografia, enfim o que existe no município e que muitas vezes passam despercebidas. Aprender sobre a relação do nome do município com suas origens indígenas; Descobrir, desvendar e conhecer histórias, lendas, crenças e costumes da cidade de Gravataí; Proporcionar ao aluno o conhecimento das ruas, dos bairros, dos pontos turísticos como Museus, praças, igrejas e comunidades; Publicizar o trabalho realizado com os alunos com textos, fotos, desenhos, cartazes e mapas, organizando uma exposição devolutiva do projeto. Resgatar os fatos históricos de Gravataí, fazendo uma reflexão sobre as mudanças que ocorreram ao longo do tempo; Refletir sobre os processos de mudanças ocorridos, fazendo uma análise sobre as transformações e renovações contidas até o momento; Estimular a criação, a experimentação Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas. Desenvolver a autonomia e o senso crítico para a compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão , diferenciação, localização e ordem;

Questões Norteadoras:

Como Gravataí evoluiu desde a sua fundação?

Hipótese:

Como surgiu a cidade de Gravataí? Quem foram os primeiros habitantes? Como a cidade evolui mediante as mudanças?

Metodologia:

Os conteúdos serão trabalhados de forma interdisciplinar e com uma sequência didática a partir dos objetivos do projeto. Para conhecer e aprender sobre a história e cultura de Gravataí os alunos/as irão fazer um levantamento dos dados conhecidos pelos mesmos sobre Gravataí e conjuntamente irão produzir Diálogos, debates acerca das informações que obtiverem; Também farão pesquisas e entrevistas com pessoas que possam trazer fontes históricas que contribuíram uma saída técnica pelo município - Aula de campo (Museu, Centro, Igreja, espaços culturais e lugares turísticos); Para isso, socializaremos os aprendizados e descobertas a partir de registro fotográfico; bem como com confecções de trabalho com interpretação e produção de textos ligados ao projeto, também com produção mapas e/ou maquete e desenhos dos lugares visitados e com a produção de poemas/e cordéis que possam retratar a história do município e, por fim, faremos uma Exposição dos trabalhos do PROJETO: “CONHECENDO E DESBRAVANDO A CIDADE DE GRAVATAÍ/RS” a Escola;

Referências:

CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Caderno Cades, v.25, n.66, Campinas, maio/ago.2005; apud:SET Brasil: Ensino Fundamental: anos finais:guia e recusos didáticos para o professor: 3o ano/organizadora Editora Moderna; obra coletiva concebida e desenvolvida pela Editora Moderna. - São Paulo: Moderna, 2018. - (Set Brasil);

Documento:
BANNER.pdf