A TRANSFORMAÇÃO DA SERRA DO FEITICEIRO EM UMA ÁREA DE PROTEÇÃO APA

Autores: MARIO SERGIO CUNHA DOS SANTOS FILHO, STEPHANNE MARIELHY MARTILIANO FELIX

Orientador: Larissa Morais

Coorientador: João Batista Costa

Instituição: ESCOLA ESTADUAL PEDRO II

Cidade/UF: LAJES/RN



Pontuação do Projeto: 2

Série:

Etapa: Ensino Médio (Técnico)

Status do projeto: Finalizado

Resumo:

Este projeto iniciou-se com a necessidade de transformar a Serra do Feiticeiro em uma área de proteção ambiental - APA. Uma vez que, a paisagem possa estar comprometida devido a interferência humana, para isso investigou-se por meio de pesquisas os principais impactos ambientais e ameaças enfrentadas pela Serra do Feiticeiro como, desmatamento, poluição e degradação do solo. Após o levantamento dos dados, observou-se inúmeros benefícios com a transformação da Serra do Feiticeiro em uma APA, tais como, a conservação da biodiversidade local e regional, a preservação do patrimônio cultural de um povo, o estímulo ao desenvolvimento sustentável, em especial a educação como aliada para o comportamento empreendedor. Além dos diversos benefícios para o meio ambiente e comunidade local, vê-se possibilidades turísticas e comerciais favorecidas pelos visitantes que já fazem parte do processo e que podem ser uma ponte de partida para pessoas que ainda não conhecem a Serra do Feiticeiro. Além disso, nota-se fatores de preservação da natureza (Bioma completo) e de um patrimônio público, uma vez que a Serra do Feiticeiro possui valores históricos e culturais já comprovados em pesquisas de grandes universidades como a UFRN e a UERN, o que a torna ainda mais especial para nós conterrâneos e também para a região central do Rio Grande do Norte. Por isso, a importância da transformação da Serra do Feiticeiro em uma APA, que apontará estratégias de políticas públicas, conservação da biodiversidade e promoção do desenvolvimento comercial e sustentável na região local e regional. Este projeto teve participação na competição Ideaton/IFRN em parceria com a Casa dos Ventos e a Prefeitura de Lajes.

Palavras-chave:

APA; Serra do Feiticeiro; Biodiversidade; Patrimônio Cultural; Jogo Xipaia.

Justificativa:

Essa região é conhecida por sua beleza cênica e pela riqueza de diversidade de espécies endêmicas . Por sua importância biológica e cultural, a Serra do Feiticeiro poderá se transformar em uma APA, afim de garantir sua preservação e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais. A criação de uma APA na região sugeri inovação com inúmeros benefícios, tais como, conservação, economia e cultura de um povo.

Objetivo Geral:

Analisar a viabilidade e os benefícios da transformação da Serra do Feiticeiro em uma APA, visando à preservação de seu bioma e à promoção da sustentabilidade local e regional.

Objetivo Específico:

1. Investigar os principais impactos ambientais e ameaças enfrentadas pela Serra do Feiticeiro como, desmatamento, extinção dos animais, poluição e degradação do solo. 2. Analisar a legislação e as diretrizes que estão relacionadas para a criação de Áreas de Proteção Ambiental (APAs) e sua aplicabilidade para a transformação da Serra do Feiticeiro. 3. Analisar os benefícios esperados da transformação da Serra do Feiticeiro em uma APA, tais como a conservação da biodiversidade, a preservação do patrimônio cultural e o estímulo ao desenvolvimento sustentável. 4. Estímulo à promoção da aprendizagem cultural sobre a Serra do Feiticeiro por meio do jogo didático intitulado de “Xipaia” como uma das propostas dentro da APA. 5. Propor recomendações e estratégias para a implementação da APA na Serra do Feiticeiro, considerando os interesses e deveres das políticas públicas.

Questões Norteadoras:

Quais são os impactos ambientais e ameaças enfrentadas pela Serra do Feiticeiro? Como a criação de uma APA pode contribuir para a preservação ambiental e sustentável da Serra do Feiticeiro?

Hipótese:

Como hipótese surge a transformação da Serra do Feiticeiro em uma APA como resultado da conservação, proteção e preservação do Bioma e patrimônio cultural de um povo.

Metodologia:

1. A pesquisa foi realizada com base nos dados científicos, periódicos acadêmicos, livros e outras fontes confiáveis. Essa revisão permitiu obter uma visão geral dos estudos anteriores relacionados à preservação ambiental, áreas de proteção e importância da conservação da biodiversidade. 2. A revisão bibliográfica também forneceu os fundamentos teóricos e conceituais necessários para embasar este estudo. 3. Foram realizadas coletas de dados por meio de técnicas específicas como, pesquisa de campo, entrevistas com especialistas, questionários estruturados e observações diretas. Essa coleta de dados primários permitiu obter informações importantes sobre a Serra do Feiticeiro, como a riqueza da biodiversidade e impactos ambientais sofridos pela mão humana.

Referências:

A pesquisa foi realizada com base nos dados científicos, periódicos acadêmicos, livros e outras fontes confiáveis. Essa revisão permitiu obter uma visão geral dos estudos anteriores relacionados à preservação ambiental, áreas de proteção e importância da conservação da biodiversidade. A revisão bibliográfica também forneceu os fundamentos teóricos e conceituais necessários para embasar este estudo. Foram realizadas coletas de dados por meio de técnicas específicas como, pesquisa de campo, entrevistas com especialistas, questionários estruturados e observações diretas. Essa coleta de dados primários permitiu obter informações importantes sobre a Serra do Feiticeiro, como a riqueza da biodiversidade e impactos ambientais sofridos pela mão humana.. Também foram utilizados dados provenientes de fontes confiáveis, como relatórios técnicos, documentos governamentais, registros históricos, imagens de satélite e estudos científicos anteriores a este. Esses dados secundários forneceram informações complementares sobre a região da Serra como, dados demográficos, legislação ambiental, políticas de conservação e características geográficas. Após a coleta de dados, foi realizada uma análise sistemática, utilizando métodos estatísticos, qualitativos de conteúdo e outras técnicas apropriadas. Essa análise permitiu identificar tendências, padrões, relações de causa e efeito, bem como avaliar os impactos da exploração inadequada dos recursos naturais na Serra do Feiticeiro.

Apresentação:
Apresentação