Sacolarte

Autores: Anna Beatriz Reinaldo Soares

Orientador: Gerlanio Nogueira Cavalcante

Instituição: ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR PEDRO RAIMUNDO DO NASCIMENTO

Cidade/UF: AGUA NOVA/RN



Pontuação do Projeto: 1.7

Série:

Etapa: Ensino Médio (Regular)

Status do projeto: Finalizado

Resumo:

O presente trabalho traz como debate as diferentes maneiras de reciclagem de sacolas plásticas, patenteadas em 1965 pela companhia Sueca caloplast, essa inovação foi facilmente recebida no mercado, substituindo as sacolas de papel e as reutilizáveis, porém em 1997 o marinheiro e pesquisador Charles Moore descobre a ilha de Lixo do Pacifico, uma grande ameaça a vida marinha, para destinar as sacolas, utilizou-se a técnica do crochê, produzindo uma mini bag, um porta copos e uma cesta, mas é importante destacar que se pode fazer diversas peças, ao que manda a criatividade. Em seguida, foi realizada uma pesquisa com um grupo de 73 artesãos, que foram questionados sobre a vendabilidade da peça e sua opinião sobre as mesmas, o resultado obtido foi otimista, mesmo que 75% não conhecesse esse tipo de artesanato, 100% afirmou que gostou da ideia, e que poderia ser comercial.

Palavras-chave:

Sacolas; Reciclagem; Crochê.

Justificativa:

Ao longo da evolução, os seres humanos desenvolveram habilidades incríveis, mas também produziram quantidades alarmantes de lixo e esses resíduos gerados pela humanidade trazem malefícios para o nosso planeta, sendo assim, é pertinente adotar práticas sustentáveis para reduzir o impacto ambiental. As sacolas plásticas demoram cerca de 200 anos para se decomporem quando estão soterradas no lixo, e quando ficam expostas a radiação solar, geralmente se decompõem em um ano (MAGRINI, 2012). Assim a demora na deterioração deste material não é o maior problema causado por ele, e sim o impacto na vida dos animais marinhos como as tartarugas marinhas, ou até animais de maior porte, como vacas, que ingerem sacos plásticos o que congestiona seu intestino. O artesanato pode ser uma alternativa de trabalho e renda, enriquecendo a cultura e economia, a maior dificuldade quando falamos em artesanato é o material, todas as pessoas podem aprender a fazer crochê e "string art", além disso um estudo feito no Centro Integrado Nossa Senhora de Fátima afirma que o artesanato contribui para a redução do estresse (irmashospitaleiras.org). Alinhando-se aos ditos do autor é visível que o artesanato com sacolas plásticas é capaz de beneficiar o meio ambiente, reutilizando as sacolas, ajudar o artesão a lidar com o estresse e ainda lucrar com isso, visto que as peças produzidas terão custo zero e poderão ser comercializadas facilmente graças a sua beleza e utilidade. Corroborando com os termos supracitados será preciso discutirmos a essência da reciclagem, pois esta reduz o impacto do ser humano sobre o ambiente, nos ajudando a alcançar um planeta mais saudável e sustentável. Nesse intento essa pesquisa busca incentivar a produção de materiais feitos a base de sacolas plásticas, que são incontestáveis vilões na busca de um planeta saudável. Sabemos que o planeta pede socorro em relação a quantidade de lixo e maus condutas de nós seres humanos, deixo aqui a frase citada por Gandhi "A natureza pode suprir todas as necessidades do homem, menos a sua ganância". Respaldando-se dos ditos de Gandhi, a natureza pede socorro aos homens, pois ela é nossa a nossa casa, precisamos preservá-la para garantir um futuro sustentável. Junte-se a essa missão.

Objetivo Geral:

Desenvolver peças de crochê feitas a partir da resiclagem de sacolas plásticas

Objetivo Específico:

Analisar os impactos econômicos da produção de peças feitas a partir de sacolas plásticas. Realizar pesquisas com artesãos sobre a viabilização da venda dessas peças. Produzir diferentes objetos usando como matéria base as sacolas. Investigar o tempo de decomposição das peças criadas.

Questões Norteadoras:

É Possível usar sacolas plásticas para a produção de peças artesanais?

Hipótese:

Com o devido corte é possível moldar a sacola plástica em uma única fita, utilizada para fazer diferentes peças como bolsas, jogo americano e diversas peças; Geração de renda para famílias de baixa renda; Redução do número de sacolas jogadas no meio ambiente.

Metodologia:

As sacolas plásticas causam danos a natureza desde sua criação, em 1965, esse material é causa de diversos problemas, sendo responsável pela morte de animais que as confundem com alimentos, entupimento das redes de esgoto, bueiros e córregos, causando inundações e retenção de lixo, e é claro, por ser um material leve, é facilmente carregado pelo vento, o que causa a poluição de mares e rios, onde a maior parte desse material se acumula. Foram utilizadas sacolas já utilizadas para a confecção do material, sendo que a “agulha” usada também foi reciclada, à base de uma escova de dentes velha, pois o objetivo do projeto é que o custo seja zero, para que independente da condição financeira ou da disponibilidade de materiais específicos qualquer indivíduo consiga reproduzir a arte com sacolas plásticas. É importante que a sacola seja de um material mais resistente, para que suporte os nós feitos no crochê. * Delineamento da confecção Para a confecção é importante cortar a sacola de uma maneira específica, para que ela se torne uma única linha, como mostrado nas imagens: ● Primeiro passo: dobrar a sacola, seguindo suas próprias marcações e cortar as alças e o fundo. ● Segundo passo: dobrar a sacola na marcação da alça, deixando um espaço sem dobras. ● Terceiro passo, cortar a parte dobrada em linhas de 2,5 cm. ● Quarto passo: abrir a sacola e cortar as tiras horizontalmente, como feito abaixo Feito isso, teremos uma fita de 14 m, a variar de acordo com o tamanho da sacola, que nesse caso foi usada uma sacola de 50 cm de largura (ao abrir as laterais) e 60 cm de comprimento (medidos até o fim da alça) . * Procedimentos específicos A realização da pesquisa se deu inicialmente durante uma aula na Escola Professor Pedro Raimundo do Nascimento com o tema reciclagem, foi então pensada a ideia de realizar este projeto, a prática de artesanato já era realizada, porém na ocasião foi percebido que tal atividade poderia ser objeto de estudo. Em seguida foi realizada uma reunião com o professor orientador para discutir os pormenores da execução. Dia 1: recorte das sacolas, para que estivessem devidamente prontas para serem trançadas Dia 2: início do processo de confecção de uma bolsa utilizando uma agulha improvisada feita com uma escova de dentes inutilizada Dia 3: questionário feito a um grupo de 73 artesãos Dia 4: análise do questionário, concluindo que os artesãos da região, que vivem a base de seu trabalho acham pertinente e vendável as peças de crochê com sacolas plásticas

Referências:

MAGRINI, Alessandra et al. Impactos ambientais causados pelos plásticos: uma discussão científica a respeito dos fatos e dos mitos. 2. ed. Rio de Janeiro: E-papers, 2012. "revistaea.org/pf.php?idartigo=1764"ttps://www.revistaea.org/pf.php?idartigo=1764 "Artesanato contribui para a redução do estresse no CIAS Nossa Senhora de Fátima - Irmãs Hospitaleiras" Disponivel em: https://irmashospitaleiras.org/artigo/artesanato-contribui-para-a-reducao-do-estresse-no-cias-nossa-senhora-de-fatima Acesso em: julho de 2024 "Recicla Sampa - Brasil consome 13 bilhões de sacolas plásticas por ano" https://www.reciclasampa.com.br/artigo/brasil-consome-13-bilhoes-de-sacolas-plasticas-por-ano Acesso em: Julho de 2024 PATROCINIO, Wanda Pereira. Dicionário de direitos humanos: equidadeintergeracional. 2010. Disponívelem:<http://www.esmpu.gov.br/dicionario/tiki-index.php?page=Equidade%20intergeracional> . Acesso em: agosto de 2024 NETO, Hermínio Henriques Póvoa. et al. Sacolas Plásticas: ConsumoInconsciente.Perspectivas online: biol.& saúde.Campos dos Goytacazes, 2011.Disponível em:<http://www.seer.perspectivasonline.com.br/index.php/CBS/article/viewFile/107/57> Acesso em: agosto 2024 BARBOSA, Ana Mae. Pesquisas em Arte-educação: recorte sociopolítico. In: Revista Educação e Realidade. Porto Alegre: FACED/UFRGS, 2005. Acesso em Agosto de 2024 "Arte Ecológica - Lixo Enquanto Matéria Para a Produção Artística - ProQuest" https://www.proquest.com/openview/5e74c687cefead9759838132e89402bd/1?pq-origsite=gscholar&cbl=2026366&diss=y Acesso em Agosto de 2024