WORK AND INCLUSION TOGETHER (WIT): UMA FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL PARA AUXILIAR NA INCLUSÃO DE PESSOAS NEURODIVERGENTES NO MERCADO DE TRABALHO.

Autores: Maria Vitória Ribeiro de Queiroz , João Victor da Silva , Matheus Ferreira de Sousa

Orientador: Suely de Oliveira Sousa

Instituição: ESCOLA ESTADUAL DESEMBARGADOR SINVAL MOREIRA DIAS

Cidade/UF: PILOES/RN



Pontuação do Projeto: 1.8

Série:

Etapa: Ensino Médio (Regular)

Status do projeto: Finalizado

Resumo:

Esse trabalho aborda a dificuldade e a falta de acessibilidade à tecnologia no meio profissional para auxiliar na inclusão de pessoas que possuem neurodivergência no mercado de trabalho. Além de problemas como desinformação sobre a neurodiversidade, ambientes não inclusivos, que não são adaptados com a iluminação necessária, onde apresentam barulhos excessivos. Nesse sentido, a pesquisa objetiva desenvolver uma plataforma online que ofereça simulações de entrevistas de emprego e forneça feedbacks personalizados para auxiliar jovens e adultos neurodivergentes na preparação para o mercado de trabalho. A pesquisa foi conduzida em diferentes contextos e com diversas categorias de participantes, destacando a pesquisa qualitativa como atuante, utilizando questionamentos inclusos na plataforma para análises. Desse modo, por meio dos feedbacks foi percebido os principais problemas enfrentados pelos jovens neurodivergentes como dificuldades de comunicação e adaptação em empresas, necessidade de superar desafios como ambientes não adaptados de acordo com sua neurodivergência. Assim, a pesquisa sobre a criação de uma interface capaz de auxiliar os jovens neurodivergentes a serem inseridos no mercado de trabalho, conseguindo ofertar uma página de fácil acesso, gratuito e que oferece relatórios personalizados para auxiliar jovens a encararem possíveis áreas de afinidade para desenvolvimento empregatício, como também áreas que necessitam de melhoria, com sugestões práticas baseadas nas respostas dos usuários.

Palavras-chave:

Neurodiversidade. Plataforma. Problemas. Adaptação.

Justificativa:

O trabalho está pautado nas necessidades de adaptações para Jovens neurodivergentes, incluindo aqueles com condições como autismo, TDAH e dislexia, no que diz respeito a uma ferramenta auxiliadora para que esses jovens que enfrentam uma trajetória academica árdua, tratamento muitas vezes não inclusivos. Além do medo dos seus pais, que frequentemente preferem que seus filhos não sigam nenhuma careira, apenas sigam em suas casas. Nesse aspecto, sabe-se que dificuldades adicionais durante o processo de entrevista de emprego acontecem de forma frequente. Assim, essa página esta projetada para abordar essas dificuldades específicas oriundas das repostas dos entrevistados, oferecendo orientações e estratégias adaptadas às suas necessidades. Para uma maior inclusão, a ferramenta auxiliadora oferta recursos personalizados que orienta, preocupa-se com acesso simples e rápido as informações, contempla dicas para comunicação eficaz, e estratégias para gerenciamento de ansiedade. Ademais, inclui técnicas de preparo que permitem aos usuários praticar e aprimorar suas habilidades em um ambiente controlado e acolhedor. Para mais, disponibilizar um cenário Motivacional é uma das metas pois a transição para o mercado de trabalho pode ser estressante para qualquer jovem, mas para aqueles com neurodivergência, as pressões podem ser superiores. Por isso, a página conecta o entrevistado ao seu objetivo promovendo um estado mental positivo e ajudando a construir a autoconfiança necessária para enfrentar entrevistas de modo seguro. A vista disso, acessibilidade e Inclusão acontecem de forma mútua, considerando diferentes necessidades sensoriais e cognitivas. Isso garantirá que todos os jovens neurodivergentes possam usar os recursos disponíveis de maneira eficaz realizando desenvolvimento de habilidades, pois a página uma abordagem estruturada e prática, Isso inclui habilidades de comunicação, resolução de problemas e gerenciamento de estresse.

Objetivo Geral:

• Desenvolver uma plataforma online que ofereça simulações de entrevistas de emprego e forneça feedbacks personalizados para auxiliar jovens e adultos neurodivergentes na preparação para o mercado de trabalho.

Objetivo Específico:

• Implementar a interface da plataforma com acessibilidade, utilizando design inclusivo para garantir que pessoas com diferentes tipos de neurodivergência possam utilizá-la de forma eficiente. • Disponibilizar relatórios personalizados que destacam pontos fortes e áreas que necessitam de melhoria, como também áreas de afinidade com sugestões práticas e recursos adicionais. • Ofertar um sistema de feedbacks e sugestões de melhorias baseado nas respostas e comportamentos observados durante as entrevistas simuladas;

Questões Norteadoras:

de que forma podemos ajudar os jovens neurodivergentes na preparação para serem inseridos no mercado de trabalho

Hipótese:

Hipótese 1- Preparação para pessoas neurodivergentes na inserção do mercado de trabalho Hipótese- Necessidade de ferramentas que ajudem os jovens neurodivergentes de escolas públicas do estado a se prepararem para o mercado de trabalho. Hipótese 3- Aceitaçãio de um ambiente acolhedor e que quebre as barreiras da neurodivergência e o trabalho.

Metodologia:

Para primeira hipótese - Pesquisação em sites, livros e periodicos seguros sobre a o mercado de trabalho e os jovens neurodivergentes e suas adaptações. Para segunda hipótese - Criação de uma plataforma que unisse segurança de dados, acolhimento, preparação e apoio para inserir os jovens neurodivergentes nessa nova etapa da vida deles. Para terceira hipótese - Na propria plataforma, um formulário avaliativo na busca pela avaliação dos entrevistados com relação a plataforma e melhorias que possamos implementar.

Referências:

ABREU, Tiago. O que é neurodiversidade? São Paulo: Editora, 2022. Autismo em mídia. Autismo no mercado de trabalho. Disponivel em <https://www.autismoemdia.com.br/blog/autismo-no-mercado-de-trabalho-desafios-e-oportunidades/> Acesso em: 05 de mai de 2024. DOYLE, N. Neurodiversity at work: A biopsychosocial model and the impact on working adults. British Medical Bulletin, v. 135, n. 1, p. 108-125, 2020. KIRBY, Amanda; SMITH, Theo. Neurodiversity at Work. Londres: Kogan Page, 2021. Leopoldino, C. B. (2015). Inclusão de autistas no mercado de trabalho: uma nova questão de pesquisa. Revista Eletrônica Gestão & Sociedade, 9(22), 853-868. Leopoldino, C. B., & da Costa Coelho, P. F. (2017). O processo de inclusão de autistas no mercado de trabalho. Revista Economia & Gestão, 17(48), 141-156 MINISTERIO DO TRABALHO E EMPREGO. DISPONIVEL EM < https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/assuntos/inspecao-do-trabalho/areas-de-atuacao/inclusao-de-pessoa-com-deficiencia> Acesso em: 04 de mai de 2024. PONTOTEL. Neurodivergentes no mercado de trabalho. Disponivel em <https://www.pontotel.com.br/neurodivergentes-no-mercado-de-trabalho.html> Acesso em: 03 de mai de 2024. RMSTRONG, Thomas. Neurodiversity: Discovering the Extraordinary Gifts of Autism, ADHD, Dyslexia, and Other Brain Differences. Cambridge: Da Capo Lifelong Books, 2011. SINGER, Judy. NeuroDiversity: The Birth of an Idea. Lexington: Judy Singer, 2017.