Bem-vindos e bem-vindas ao
Curso de Gestão de Mostras Científicas para Escolas da Educação Básica.

APRESENTAÇÃO: Este curso é focado para os Coordenadores das Mostras. Este curso se desenvolve em 4 MÓDULOS, totalizando 11 videoaulas com, somadas, 1h e 40min de duração.

MÓDULO I - INICIAÇÃO: Por que precisamos de mostras científicas nas escolas e como motivar as pessoas para isso?

Aula 1 - Por que você está fazendo este curso?

Explicação do propósito do curso por meio de questionamentos. Iniciação científica é importante, já é sabido. Mas às vezes é isolado, na mão de um professor. Precisa ser da escola, do município. Como fazer? Quem decide? Como fazer a gestão? Como delegar? O que é essencial? Explicação sobre o funcionamento do curso.




Documentos de apoio disponíveis a partir de 01/08/2023

MÓDULO I - INICIAÇÃO: Por que precisamos de mostras científicas nas escolas e como motivar as pessoas para isso?

Aula 2 - Os três pilares da Mostra Científica de sucesso.

Os três pilares da mostra científica de sucesso. 1) Iniciação científica. 2) Gestão de projetos. 3) Equipe de liderança. Elementos-chave para iniciar o projeto. Definir um(a) líder de projeto. Responsabilidades da liderança. Meios para convencer as pessoas a realizarem o projeto (alianças políticas na escola - alta direção, professores, alunos e pais). “Vender” bem a ideia do projeto para que as pessoas queiram fazer junto, e não trabalhar para o projeto de um terceiro. As pessoas precisam se sentir parte. Conceitos de “propósito compartilhado” e “eficácia coletiva”. Revisão e amarração do módulo.




Documentos de apoio disponíveis a partir de 01/08/2023

MÓDULO II - PLANEJAMENTO: Como organizar uma mostra científica em meio à rotina escolar, alinhando tempo, pessoas e recursos materiais?

Aula 3 - Comece pelo fim: projetando a mostra de trás para frente.

Visão geral sobre as macroetapas de uma mostra científica. Iniciação, Planejamento, Gerenciamento e Encerramento. Entendendo e escolhendo exatamente o que se quer (e se pode ter) como resultado final.




Documentos de apoio disponíveis a partir de 01/08/2023

MÓDULO II - PLANEJAMENTO: Como organizar uma mostra científica em meio à rotina escolar, alinhando tempo, pessoas e recursos materiais?

Aula 4 - Mapeando o projeto; detalhando as macroetapas.

Detalhamento de cada uma das macroetapas. Ferramentas analógicas e digitais que podem ser usadas para fazer o mapeamento.




Documentos de apoio disponíveis a partir de 01/08/2023

MÓDULO II - PLANEJAMENTO: Como organizar uma mostra científica em meio à rotina escolar, alinhando tempo, pessoas e recursos materiais?

Aula 5 - Os três pilares do planejamento bem feito.

Nenhum planejamento sobrevive sem esses três elementos: 1) Pessoas. O que cada um deve fazer, com se envolver? Professores, gestores, colaboradores da escola. Quem escolher e com que critério? 2) Recursos: financeiros, materiais, espaço-físico. 3) Tempo: quais os tempos para cada passo? Como saber se é suficiente?




Documentos de apoio disponíveis a partir de 01/08/2023

MÓDULO II - PLANEJAMENTO: Como organizar uma mostra científica em meio à rotina escolar, alinhando tempo, pessoas e recursos materiais?

Aula 6 - Comunicação e validação do planejamento: ninguém faz nada sozinho.

Feito o plano, como comunicar as pessoas sobre ele? Como distribuir as funções? Como combinar prazos e entregas? Como estabelecer um formato de comunicação do projeto ao longo de sua realização para garantir que as etapas sejam cumpridas e para ajustar o que precisar? Ferramentas analógicas e digitais que podem ser usadas para fazer uma boa comunicação. Revisão e amarração do módulo.




Documentos de apoio disponíveis a partir de 01/08/2023

MÓDULO III - GERENCIAMENTO: Como colocar em prática o planejamento, considerando os imprevistos?

Aula 7 - Acompanhamento do projeto: faça o que só você consegue, delegue o que outros também podem fazer.

Os diferentes papéis do líder do projeto. Orientar, agrupar, organizar, esclarecer, regular, gerenciar e avaliar.




Documentos de apoio disponíveis a partir de 01/08/2023

MÓDULO III - GERENCIAMENTO: Como colocar em prática o planejamento, considerando os imprevistos?

Aula 8 - Lidando com os imprevistos: a arte de replanejar.

Exemplos de casos de imprevistos e como lidar com eles. Resolvendo problemas técnicos e comportamentais.




Documentos de apoio disponíveis a partir de 01/08/2023

MÓDULO III - GERENCIAMENTO: Como colocar em prática o planejamento, considerando os imprevistos?

Aula 9 - Gestão da Mostra passo-a-passo: o que fazer (e o que não fazer) nas principais atividades do projeto.

Comentários sobre as principais atividades da mostra, uma a uma: a) Divulgação do projeto na escola; b) Definição dos orientadores; c) realização da pesquisa; d) Realização do trabalho escrito; e) Avaliação do trabalho escrito; f) Elaboração do poster e da apresentação oral; g) O grande dia: realização da Mostra. Revisão e amarração do módulo.




Documentos de apoio disponíveis a partir de 01/08/2023

MÓDULO IV - ENCERRAMENTO: Como aprender com o processo e transformar a mostra científica em algo permanente na sua escola?

Aula 10 - Realizamos a mostra na escola, e agora?

Conteúdo da aula: como encerrar um projeto? Técnicas para documentar o processo e fazer feedback com os envolvidos. Comunicação dos resultados para a comunidade interna e externa (prestação de contas).




Documentos de apoio disponíveis a partir de 01/08/2023

MÓDULO IV - ENCERRAMENTO: Como aprender com o processo e transformar a mostra científica em algo permanente na sua escola?

Aula 11 - Próximos passos: incorporando a mostra como uma nova cultura escolar.

Como garantir que a mostra se torne permanente na escola? Amarrações para o próximo ano. Aumentar as expectativas (elevar a barra). Compartilhar resultados com a equipe e celebrar os sucesso - retomada do conceito de eficácia coletiva apresentado no módulo I. Revisão e amarração do módulo (e do curso) e sugestões para manter-se atualizado.




Documentos de apoio disponíveis a partir de 01/08/2023