Formação

Orientação de Iniciação Científica na Educação Básica


Aula Extra – Objetivo (tipo) da Pesquisa


Motive seus alunos a Conhecer, Agir e Criar através da Iniciação Científica.

Pesquisar significa conhecer o mundo, mas não apenas isso: a pesquisa permite transformar a realidade e criar o que antes não existia. Pesquisar é conhecer, mas também é medir impacto de ações e desenvolver soluções para problemas enfrentados.

Com a intenção de ensinar a conexão entre pesquisa e a transformação do nosso entorno, a equipe do ProNICE introduziu uma opção no cadastro do Projetos de Pesquisa: o Objetivo (tipo) do Projeto. São três opções: Conhecer, Agir e Criar.

  • Conhecer: projeto que visa aumentar o conhecimento sobre o tema.
  • Agir: projeto que visa propor uma intervenção na realidade e medição de seu impacto.
  • Criar: projeto que visa criar um artefato para resolver um problema e avaliar se atingiu seu objetivo.

Saiba mais clicando no botão.

Objetivo (tipo) Exemplo de Hipóteses
Conhecer (conhecimento) Hip 1: O laboratório de informática é o local da Escola Paulo Freire que mais descarta lixo eletrônico.
Hip 2: A maioria dos alunos do 6º ano não sabe o que é lixo eletrônico.
Agir (intervenção) Hip 1: A caixa para descarte de lixo eletrônico na secretaria recebe 2 kg de lixo eletrônico por semana.
Hip 2: Uma ação de conscientização sobre o que é lixo eletrônico e seus os problemas relacionados utilizando panfletos levará a um aumento de 50% no lixo eletrônico descartado na secretaria.
Criar (prototipagem) Hip 1: É possível reaproveitar lixo eletrônico para a construção de assentos que comportem o peso de uma pessoa adulta.
Hip 2: A construção de assentos com uso de lixo eletrônico terá o custo de produção inferior a R$ 20,00 por assento.